Fluido de freio: saiba quando trocar e porquê

O mecânico de um ouvinte contestou uma dica sobre a troca do fluido de freio. Para ele, não precisa trocá-lo. Mas, isso está incorreto

Por BORIS FELDMAN24/08/18 às 06h30

O fluido de freio não é como alguns outros que não expiram. É preciso ficar atento aos prazos para trocá-lo e evitar um problema maior para os ocupantes do automóvel.

[TRANSCRIÇÃO]

O ouvinte disse que o mecânico contestou uma dica que eu dei aqui da troca do fluido de freio. Ele alega que esse fluido não precisa ser substituído, assim como alguns outros como o da direção hidráulica ou do câmbio manual. É ledo engano. O mecânico tem razão em relação ao da direção hidráulica e do câmbio manual, porém fluido do freio tem que ser substituído a cada dois anos e não interessa a quilometragem. Pode ter sido de 10 mil ou de 100 mil quilômetros, a troca não é por quilometragem, mas por prazo.

Sabe por quê? Porque o fluido de freio é higroscópico, ou seja, ele absorve a umidade. Por isso, acabam se formando pequenas bolinhas de água junto do fluido. Lembrando que ao se pisar no freio, as temperaturas são elevadíssimas e que ele não pode ferver, se deixar que ser forme essas bolinhas de água junto ao fluido,  fatalmente a ebulição irá acontecer.

fluido de freio

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Alan Hoffmeier 22 de outubro de 2018

    Olá boa tarde, minha filha levou o carro dela para concessionária SORANA/Volkswagen/BRAZ LEME/ SANTANA em 20/10/2018 é um UP turbo mod. 2017, o técnico disse que era necessário a troca do fluido do freio, o carro possui 16.000 KM (dezesseis mil KM) aproximadamente, usa só para ir do horto florestal/sp até a falculdade Mackenzie/sp. Ora, o manual diz que a troca é necessária quando os freios forem usados que condições severas com alta quilometragem, por taxistas etc, não é o caso, assim na revisão ela foi convencida a trocar, senão poderia perder a garantia do veiculo. As pastilhas estão boas, assim entendo que não haveria necessidade da troca, me sinto lesado e enganado por isso, gostaria de saber se estou certo ou não, na opinião de vocês, ok , obrigado.
    por favor mande a resposta por qui – ok
    ALAN HOFFMEIER

    • André Almeida
      André Almeida 22 de outubro de 2018

      Olá Alan, segundo o Boris, a troca do fluido do freio deve ser realizadas a cada dois anos, a menos que o manual do seu carro diga outra coisa. Dê uma re-conferida.

Deixe um comentário