Fluido de freio: saiba quando trocar e porquê

O mecânico de um ouvinte contestou uma dica sobre a troca do fluido de freio. Para ele, não precisa trocá-lo. Mas, isso está incorreto

Por Boris Feldman24/08/18 às 06h30

O fluido de freio não é como alguns outros que não expiram. É preciso ficar atento aos prazos para trocá-lo e evitar um problema maior para os ocupantes do automóvel.

[TRANSCRIÇÃO]

O ouvinte disse que o mecânico contestou uma dica que eu dei aqui da troca do fluido de freio. Ele alega que esse fluido não precisa ser substituído, assim como alguns outros como o da direção hidráulica ou do câmbio manual. É ledo engano. O mecânico tem razão em relação ao da direção hidráulica e do câmbio manual, porém fluido do freio tem que ser substituído a cada dois anos e não interessa a quilometragem. Pode ter sido de 10 mil ou de 100 mil quilômetros, a troca não é por quilometragem, mas por prazo.

Sabe por quê? Porque o fluido de freio é higroscópico, ou seja, ele absorve a umidade. Por isso, acabam se formando pequenas bolinhas de água junto do fluido. Lembrando que ao se pisar no freio, as temperaturas são elevadíssimas e que ele não pode ferver, se deixar que ser forme essas bolinhas de água junto ao fluido,  fatalmente a ebulição irá acontecer.

fluido de freio

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Alan Hoffmeier 22 de outubro de 2018

    Olá boa tarde, minha filha levou o carro dela para concessionária SORANA/Volkswagen/BRAZ LEME/ SANTANA em 20/10/2018 é um UP turbo mod. 2017, o técnico disse que era necessário a troca do fluido do freio, o carro possui 16.000 KM (dezesseis mil KM) aproximadamente, usa só para ir do horto florestal/sp até a falculdade Mackenzie/sp. Ora, o manual diz que a troca é necessária quando os freios forem usados que condições severas com alta quilometragem, por taxistas etc, não é o caso, assim na revisão ela foi convencida a trocar, senão poderia perder a garantia do veiculo. As pastilhas estão boas, assim entendo que não haveria necessidade da troca, me sinto lesado e enganado por isso, gostaria de saber se estou certo ou não, na opinião de vocês, ok , obrigado.
    por favor mande a resposta por qui – ok
    ALAN HOFFMEIER

    • André Almeida
      André Almeida 22 de outubro de 2018

      Olá Alan, segundo o Boris, a troca do fluido do freio deve ser realizadas a cada dois anos, a menos que o manual do seu carro diga outra coisa. Dê uma re-conferida.

  • Avatar
    herika 29 de dezembro de 2018

    OI boa tarde eu fiz troca ha uns 15 dias e estava no nível norma mais , agora estra abaixo do minimo preciso troca ?
    Porque paguei 50 reais eu saiu muito pouco com carro vou trabalhar pegou UBER tem algo que possar influencia essa diminuição pelo fato do carro ficam na sombra mais Próximo local quente ou não tem nada haver Eu costumo sair com carro e tipo ir para lugares perto . Obrigada pela atenção

Avatar
Deixe um comentário