Ao alinhar o carro, devo fazer o balanceamento também?
As condições das vias em que você anda pode provocar o desalinhamento do carro. E aí vem a dúvida: faço o alinhamento e o balanceamento sempre juntos?
As condições das vias em que você anda pode provocar o desalinhamento do carro. E aí vem a dúvida: faço o alinhamento e o balanceamento sempre juntos?
Existem por aí centenas, milhares dessas oficinas especializadas em alinhamento e balanceamento do carro. O que vem a ser isso? O alinhamento é da suspensão, para que as rodas fiquem exatamente dentro dos ângulos determinados pelo fabricante.
E quanto pior a rua ou a estrada, tanto mais fácil da suspensão se desalinhar. Já o balanceamento é para que o peso da roda fique igualmente distribuído em toda sua circunferência, evitando a vibração que vai se refletir no volante do automóvel.
E aí vem o questionamento: “se o carro é levado para o alinhamento, as rodas também devem necessariamente ser balanceadas?” E a resposta é negativa. Embora a oficina seja de alinhamento e balanceamento, são duas operações independentes.
Alinhamento deve ser feito periodicamente, já o balanceamento só mesmo diante de uma manifestação do volante ou de todo o carro trepidando.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |