Bateria de carro não gosta quando o clima está frio

A bateria, obviamente, fornece energia elétrica para o carro. Isso, a partir de uma reação química que só ocorre em certa temperatura

Por Boris Feldman07/06/19 às 19h30

Quais os empresários que gostam do frio? As estações de esqui, as fábricas de cobertores e roupas de lã, de aquecimento de ambiente, os vendedores de lenha para lareira e as lojas de bateria de carro.

E por que a bateria pifa preferencialmente no frio? Primeiro: porque ela fornece energia elétrica para o carro a partir de uma reação química, tanto mais difícil de ocorrer quanto mais baixa a temperatura. Mas, além do tombo, o coice: pois os motores a combustão têm maior dificuldade para pegar nas manhãs mais frias.

Pois, quanto mais baixa a temperatura, mais difícil a vaporização do combustível. E se a gasolina é difícil, o álcool é mais complicado ainda. Tanto que, até hoje, ainda tem carro flex com aquele tanquinho de gasolina para partida nas manhãs mais frias.

Bateria do carro
Foto Renault | Divulgação

Foto Renault | Divulgação

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Armando Da Silva 9 de junho de 2019

    Gostaria de saber se tem colocar mais álcool ou os dois juntos.

  • Avatar
    Armando 9 de junho de 2019

    Gostaria de saber se tem colocar mais álcool ou os dois juntos.

Avatar
Deixe um comentário