Luz da injeção acesa: o que significa e como resolver

O "motorzinho" aceso no painel pode indicar problemas no bico injetor, bobina, velas e até mesmo no catalisador

Por Boris Feldman21/09/18 às 12h22

A injeção eletrônica substituiu o carburador nos carros modernos. Sua principal função é controlar a quantidade de ar e combustível que entra no cilindro.

O volume de combustível, seja álcool, gasolina, diesel ou gás natural, a ser injetado depende da quantidade de oxigênio disponível e de outros fatores como pressão, umidade e temperatura. A injeção eletrônica se vale da ajuda de sensores que medem essas variáveis e repassam as informações para a central.

Dados interpretados, a central ajusta, a cada instante, a quantidade de ar e combustível injetada. O mau funcionamento do sistema faz com que a luz da injeção se acenda no painel (veja na imagem abaixo).

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luz da injeção acesa gol g5

A injeção eletrônica também controla o tempo de ignição, o comando das válvulas e o funcionamento do automóvel em marcha lenta. Com todos os parâmetros bem ajustados, ela consegue a redução do consumo e a diminuição da emissão de gases poluentes no ar.

Funcionamento da luz da injeção eletrônica

A luz da injeção eletrônica é representada, no painel, pelo desenho de um motor, que pode ser amarelo ou vermelho.

Sempre que o motorista dá a partida, ela se acende. Essa prática acontece para mostrar que a luz está funcionando devidamente. Se ela não acender quando o carro for ligado, pode estar queimada.

Logo após a partida, deve se apagar. A luz de injeção acesa ou piscando indica que existe algum problema no motor.

Se a luz da injeção estiver acesa, leve o carro ao mecânico

Alguns problemas comuns levam a luz da injeção a acender, como defeitos nas velas, nos cabos de velas, bobinas e bicos injetores. Usuários reclamam que é comum observar a luz acesa nos Volkswagen Gol G5 e Gol G6, e também nos Chevrolet Celta e Corsa

Problemas no catalisador são outros motivos, mais difíceis de detectar, capazes de acender a luz da injeção. O catalizador entupido ou deixando de realizar a “purificação” dos gases do escapamento de maneira adequada podem fazer com que o ícone do motor se acenda no painel.

Modelos com maior volume de buscas relacionadas

Uma medida que pode sinalizar quais modelos apresentam maior incidência de problemas relacionados a luz da injeção acesa é o volume de buscas no Google. Listamos, abaixo, os 20 modelos mais buscados.

  1. Gol G5
  2. Gol G6
  3. Celta
  4. Corsa
  5. HB20
  6. Fiesta
  7. Ducato
  8. Peugeot 206
  9. Hilux
  10. Uno Vivace
  11. Uno Fire
  12. Palio
  13. Palio Fire
  14. Onix
  15. L200 Triton
  16. Fiat Strada
  17. Peugeot 207
  18. Honda Fit
  19. Volvo XC60

Se a luz da injeção acende após abastecimento

Você acabou de abastecer o seu carro e, saindo do posto, notou a luz da injeção acesa no painel? Pode ser um indicativo de problemas no combustível.

[TRANSCRIÇÃO]

Você está dirigindo o seu automóvel e percebe acender no painel uma luz de alerta que é o desenho de um motor (luz da injeção). Esse alerta indica algum problema no catalisador ou nos gases que saem queimados do motor. Nesse caso, o carro deveria ser levado para a oficina para verificar o problema.

Entretanto, se essa luz da injeção se acendeu logo após que você abasteceu o automóvel, às vezes não é necessário levar o carro pra oficina, pois o que provocou o alerta foi o combustível adulterado: gasolina com muito álcool ou álcool com muita água, ou seja, um combustível não reconhecido pela sonda lambda.

Neste caso, procure levar o carro para abastecer, da próxima vez, em um posto de confiança, que seja honesto e o combustível também. Depois de rodar alguns quilômetros, o sensor lambda volta a reconhecer o que estava no tanque e a luz da injeção se apaga.

Posso continuar dirigindo com a luz da injeção acesa?

Diferente da luz de temperatura, luz do óleo, ou mesmo luz da bateria, indicadores de problemas que devem ser resolvidos de imediato, a luz da injeção admite que o motorista dirija o carro até uma oficina sem riscos de danificar outras peças ou agravar o problema.

Para resolver o problema de forma correta, procure um mecânico de confiança.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
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  • rodrigo gonzales 19 de outubro de 2018

    Meu carro esta a um mes com a luz da injeçao acesa e nao consigo resolver,ela só apaga quando coloco gasolina,depois volta a acender.Meu carro é um sandero ,alguem tem uma dica?

    • Hector Ramirez Soares 21 de janeiro de 2019

      Meu carro também é um sandero o Stepway ele está vibrando muito coisa que não acontecia, irei levar-me em uma oficina para verificar o problema

  • Carlos René Jordão Bressane Filho 3 de novembro de 2018

    Tenho um gol g4 e meu problema muito parecido com o do Rodrigo Gonzales…
    A luz só apaga quando abastecido com muito combustível.
    Já foi passado scaner troquei vela, cabos, fiz limpeza de bicos foi verificado sonda lambda e a bendita luz não apaga
    Detalhe o carro só falha em subida
    Alguém tem alguma idéia??

  • Roberto Vidal 3 de novembro de 2018

    Em alta ou em uma descida o pedal de freio endurece deixando o carro sem freio tremendo o pedal.

    • ROBÉRIO 16 de janeiro de 2019

      E freio abs em funcionamento isso é norma, sempre que você aciona o pedal com uma força um pouco mas forte vai acontecer.

  • FRANCISCO 4 de novembro de 2018

    BOA NOITE, MEU UNO MILLER ESTA ACENDENDO LUZ DE INJEÇÃO E CORTANDO CORRENTE CM POSSO RESOLVER? OBG.

  • luis 16 de novembro de 2018

    A luz de check do meu Etios acendeu um dia após eu abastecer. Levei o carro na concessionária pois está em garantia (6 mil rodados). De acordo com o técnico, o problema era a má qualidade do combustível. Ok, então consumi esse combustível ao maximo e reabasteci em outro posto. Repeti essa ação pq a luz de check (desenho do motor) continuou acesa. Como não resolveu, voltei na concessionaria. Eles esvaziaram meu tanque e colocaram outro combustível e ressetaram o painel para apagar esse sensor de luz. Problema é que tive algumas dúvidas que não me foram respondidas ate momento. Se o problema era apenas o combustível, pq o consumo não aumentou, a partida não falhou ou o motor naõ engasgou? O carro esta com a mesma performance de 7,4 km/l de etanol comum na cidade. Para apagar a luz, foi necessario trocar o combustivel e ressetar o painel. Isso está certo? Pode ser outro problema além deste apontado pela concessionária (injeção, catalisador, etc)?

  • MANOEL ANDRADE 6 de dezembro de 2018

    Muito útil as informações, tirei muitas dúvidas que tinha, muito bom mesmo.

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