Luz da injeção acesa ou piscando: o que é e o que fazer

O "motorzinho" aceso no painel pode indicar problemas no bico injetor, bobina, velas e até mesmo no catalisador

Por Boris Feldman21/02/19 às 21h12

De repente acende a luz da injeção no painel, aquele motorzinho que se acende ali e você logo fica a imaginar: será algum problema na injeção eletrônica? E você sabe que a luz de injeção acesa, é porque tem alguma anormalidade no motor, que passa a funcionar em regime emergencial.

O sistema de injeção eletrônica substituiu o carburador. Sua principal função é controlar a quantidade de ar e combustível que entra no cilindro.

O volume de combustível, seja álcool, gasolina, diesel ou GNV, a ser injetado depende da quantidade de oxigênio disponível e de outros fatores como pressão, umidade e temperatura. A injeção eletrônica se vale da ajuda de sensores que medem essas variáveis e repassam as informações para a central.

Dados interpretados, a central ajusta, a cada instante, a quantidade de ar e combustível injetada. O mau funcionamento do sistema faz com que a luz da injeção se acenda no painel.

Funcionamento da luz da injeção eletrônica

A luz da injeção eletrônica é representada, no painel, pelo desenho de um motor amarelo.

Sempre que o motorista coloca a chave na ignição e gira, ela se acende. Essa prática acontece para mostrar que a luz está funcionando devidamente. Se ela não acender quando o carro for ligado, pode estar queimada.

Logo após a partida, deve se apagar. Se a luz de injeção fica acesa ou piscando indica que existe algum problema no motor. A luz da injeção eletrônica acende em marcha lenta ou acelerando.

Luz da injeção acesa no painel indica problema no sistema
Luz da injeção é representada por um motor amarelo (Foto Shutterstock)

Luz da injeção acesa ou piscando: principais motivos

Alguns problemas comuns deixam a luz de injeção acesa no painel. Eles estão relacionados aos componentes do sistema de alimentação do motor, como defeitos nas velas, nos cabos de velas, bobinas e bicos injetores. Os mesmos problemas podem fazer com que a luz de injeção fique piscando.

É possível também que problemas no sistema de escapamento, como no catalisador ou na sonda lambda – sensor responsável por fazer a leitura dos gases de escape – também levam a luz da injeção a se acender no painel ou piscar.

Outro problema no carro é o mal contato em sensores, que pode fazer com que a luz de injeção se acenda também. Um erro comum que pode causar esse problema é lavar o motor.

Usuários reclamam que é comum observar a luz de injeção acesa nos Volkswagen Gol G5 e Gol G6, e também nos Chevrolet Celta e Corsa. Há muitos relatos também no Ford Ka e no Hyundai HB20.

Como “apagar” a luz de injeção no painel?

Normalmente, é preciso levar o carro a uma concessionária ou mecânico de confiança para que o defeito seja rastreado com um scanner. Com o código de erro, e possível determinar a origem do problema no sistema de alimentação.

Com o reparo feito, a luz de injeção deve apagar sozinha.

Se a luz da injeção acende após abastecimento

Você está dirigindo o seu automóvel e percebe acender no painel uma luz de alerta que é o desenho de um motor (luz da injeção). Esse alerta indica algum problema no catalisador ou nos gases que saem queimados do motor. Nesse caso, o carro deveria ser levado para a oficina para verificar o problema.

Entretanto, se essa luz da injeção se acendeu logo após que você abasteceu o automóvel, às vezes não é necessário levar o carro pra oficina, pois o que provocou o alerta foi o combustível adulterado: gasolina com muito álcool ou álcool com muita água, ou seja, um combustível não reconhecido pela sonda lambda.

Neste caso, procure levar o carro para abastecer, da próxima vez, em um posto de confiança, que seja honesto e o combustível também. Depois de rodar alguns quilômetros, o sensor lambda volta a reconhecer o que estava no tanque e a luz da injeção se apaga.

Posso continuar dirigindo com a luz de injeção acesa?

Diferente da luz de temperatura, luz do óleo, ou mesmo luz da bateria, indicadores de problemas que devem ser resolvidos de imediato, a luz de injeção admite que o motorista dirija o carro até uma oficina sem riscos de danificar outras peças ou agravar o problema.

Mas, se a luz indica problema de funcionamento da central eletrônica, como o carro continua rodando? Porque ela é projetada para entrar automaticamente num módulo de emergência assim que percebe estarem faltando informações para sua operação.

Ela desconsidera as que ainda chegam de outros sensores e estabelece parâmetros fixos, suficientes para o carro rodar até a oficina. Mas com baixo desempenho e elevado consumo e emissões.

Para resolver o problema de forma correta, procure um mecânico de confiança.

Veja também

 

Modelos com maior volume de buscas relacionadas

Uma medida que pode sinalizar quais modelos apresentam maior incidência de problemas relacionados a luz da injeção acesa é o volume de buscas no Google. Listamos, abaixo, os 20 modelos mais buscados.

  1. VW Gol G5
  2. VW Gol G6
  3. Chevrolet Celta
  4. Chevrolet Corsa
  5. Hyundai HB20
  6. Ford Fiesta
  7. Fiat Ducato
  8. Peugeot 206
  9. Toyota Hilux
  10. Fiat Uno Vivace
  11. Fiat Uno Fire
  12. Fiat Palio
  13. Fiat Palio Fire
  14. Chevrolet Onix
  15. Mitsubishi L200 Triton
  16. Fiat Strada
  17. Peugeot 207
  18. Honda Fit
  19. Volvo XC60
  20. Ford Ka

*Publicada originalmente em 21 de setembro de 2018 às 12:22

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
40 Comentários
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    Benisio Cardoso 12 de agosto de 2019

    Meu carro é um ford fiesta e acendeu a luz da injeção depois que abastece com álcool
    E ficou fraco.
    Alguém sabe se eo combustível adulterado?
    Que causa isso?
    Será que se eu completar com gosolina aditivada resolve??

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    Talita 9 de agosto de 2019

    Tenho um uno96 e ele fica acendendo a luz da injeção e morrendo ,fica dando uns tranco .Já troquei os relés e melhorou um pouco mas às vezes ele ainda faz isso .O que pode ser

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    Emerson Barbosa 7 de agosto de 2019

    Meu carro e um gol G5 acendeu a luz da injeção e tá rum pra pegar.. alguém tem alguma ideia.pq os mercnicos da minha cidade não tem aquipamento necessário

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    Karina soares 3 de agosto de 2019

    Olá.. tenho um fox 1.0 essa luz tá acessa faz tempo.. meu mecânico trocou a valvula minister aí apaga por meia hora mais ou menos depois acende de novo.. e as outras coisas q vcs falaram foi trocada a pouco tempo.. o que pode ser.. estou preocupada.

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    RONALDO 1 de agosto de 2019

    TENHO UM VOYAGE 2010 E A LUZ COMEÇOU A FICAR ACESSA, PERCEBI QUE O VIDRO TRASEIRO ESQUERDO ESTAVA BAIXANDO SEM SER ACIONADO. PASSAMOS O SCANNER E FOI DETECTADO QUE ERA O BENDITO BOTÃO. COMPREI NO MERCADO LIVRE UM KIT COM 05 BOTOES. VOU TROCAR NESTE FINAL DE SEMANA. TOMARA QUE APAGUE ESSA BENDITA LUZ DA INJEÇÃO QUE JA ME DEIXOU SEM DORMIR . PENSANDO QUE SERIA ALGO MAIS SERIO.
    ESPERO QUE TENHA ALGUM CASO PARECIDO. ENTRE EM CONTATO NO WATTS 67 99212-3995 RONALDO.

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    Elton Atila Tabosa Nobre 29 de julho de 2019

    Meu carro palio weekend 2012 ficou com a luz de injeção piscando. Resolvi com o pé no acelerdor deixando o carro em alta rotação ate a luz se apagar e apagou. Essa dica foi dada por um mecânico de dentro da Fiat. O scanner não relata o problema.

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    Gabriel Gonçalves Cortat 22 de julho de 2019

    Troquei vela Cabo bico novo sensor de temperatura e continua acendendo Ta dificil

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      Elton Atila Tabosa Nobre 29 de julho de 2019

      Meu carro palio weekend 2012 ficou com a luz de injeção piscando. Resolvi com o pé no acelerdor deixando o carro em alta rotação ate a luz se apagar e apagou. Essa dica foi dada por um mecânico de dentro da Fiat. O scanner não relata o problema.

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    Samantha 8 de julho de 2019

    Olá! Tudo bem? Tenho um Agile LT 2010, já levei em mais de quatro mecânicos, troquei sonda lamba, catalizador, bobina, e o mesmo ciclo se repete: primeiramente a luz da injeção fica acesa quase que uma semana após sair de cada mecânico… O ar condicionado não consigo utilizar: o carro falha e apaga. A rotação lenta sempre é falha, então um belo dia a porta começa a dar choque, e o carro começa a engasgar mais e mais, até que a bateria se esgota. O carro é passado por scanner e tudo mais, mas ninguém consegue de fato consertar o carro. Moro em uma cidade pequena e acredito que os profissionais não estejam atualizados no ramo. Agradeço desde já a atenção de todos.

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    Joabe 30 de junho de 2019

    Olá, bom dia!
    Fez 3 anos que comprei o novo Gol 1.0, venho fazendo as revisões de 6 em 6 meses, dia 27/06/219, as 14h00rs deixei o carro para fazer a sexta revisão que seria a última da garantia sendo cobrado uma quantia de 727,00 reais. 17h30min retirei o carro na oficina onde comprei, um dia depois percebi que a Luz de ingnicão estava acesa e não se deslocava, chamei um primo meu para mim orienta, resolvemos abrir o capuz onde foi detectado que não foi colocado a tampa do motor, tinha óleo espalhados por todos os lados. Fiz um vídeo tirei fotos para mostrar o gerente da concessionária. Comprei mais 3 litros de óleos para colocar de volta, mas a Luz continua acessa.

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    Clinder 26 de junho de 2019

    Bom dia,tenho uma strada 05 e essa semana a luz da injeção acendeu e o carro morre.
    Ai viro a chave pra dar partida a luz da injeção acende no painel e apaga,mas quando vou dar partida ela aparece no painel e o carro não liga.
    E sempre que estou rodando com o carro ele morre do nada.
    Alguem poderia me ajudar ai por favor.
    Obrigado a todos

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    Ricardo Kasi 19 de junho de 2019

    a luz (motorzinho) no painel acendeu e no momento reduziu muito a velocidade desliguei o motor por uns 20 minutos liguei e sai estava normal mas a luz continuou acesa L200 triton automatica 2008 o que pode ser estou preocupado.

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    Wagner pires 19 de junho de 2019

    Meu carro e um corsa classique. Acendeu a luz de injeçao e esta com pouca força..quase nenhuma..da pra me ajudar?

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    Wagner pires 19 de junho de 2019

    Meu carro e um corsa classique. Acendeu a luz de injeçao e esta com pouca força..quase nenhuma..

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    Fernando 14 de junho de 2019

    Tenho um opel tigra 95 e a luz do painel k aparece um motorzinho acendeu o carro comecou a puxar mal depois a luz apagou e o carro comecou andar normal o que é

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    Rafael Sales 6 de junho de 2019

    Tenho um Vectra Elite 2.4 16v automático, e percebi a um tempo que a luz de injeção acendia quando vira a chave, parte elétrica, o normal era ela ficar acessa até eu dar a partida, mas agora ela acende, e junto com as outras luzes do painel, se apagam antes da partida, isso é normal? da primeira vez que aconteceu, eu fiz um teste, retirei os cabos da bateria de um dia pro outro, resolveu, ficou bastante tempo sem acontecer, mas agora voltou. isso seria normal?

    obrigado desde já

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    Maira 29 de maio de 2019

    tenho um chery celer, após 3 dias que tirei o carro da concessionaria a luz do catalizador/ injeção elétrica acendeu… já fui varias vezes na concessionária mas eles nada resolvem. Já passaram scanner mas não indica nada no aparelho, e toda vez eles apagam a luz mas ela volta a acender. Já mudei de combustível e nada … Não sei mais o que fazer.

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    Claudia da Silva Bezerra 18 de maio de 2019

    O meu carro quando comprei ele não tinha noção de carro então quando fui comprar ele já estava com essa luz da injeção acesa porque eu lembro muito bem que perguntei pro cara q comprei o carro ele falou que era normal como não sabia muito de carro comprei.Depois todos falaram ora mim da luz da injeção que não era normal tá acesa.alguma coisa tá errado tem que levar no mecânico,como estava na garantia eu levei no mecânico dele porque ele falou se eu levasse em outros ia quebrar a garantia então levei no dele que nada mais nada menos era o irmão dele td uma corja.Ai o Ricardo que mecânico lá falou pra mim que era combustível ruim.sera que deve ser ou não é coisa mais grave

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      Renato 26 de junho de 2019

      Nunca e normal acender a luz da injeção seu carro precisa ser rastreado para descobrir o defeito real dele!!!leva em outro mecânico…

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    RICARDO ARAUJO RAMOS 17 de maio de 2019

    Bom dia, ontem fiz vistoria do INMETRO no carro para GNV E apos passar um dia a noite meu carro começou apresentar a luz de duas forma começou com ela piscando e depois de manhã as 6h começou a acender percebi que o carro no gnv perdeu potencia considerável até ai sei que tem algo errado, mas vale lembrar que antes de começar a dar defeito o rapaz que fez a instalação do meu gnv disse para troca as velas para modelo NGK dizem que ela é melhor para quem tem GNV queria saber se isso é verdade?

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    Jose Quiterio 2 de maio de 2019

    A S10 turbo disel, alguém tem uma dica, e a luz da injeção esta acessa e não apaga

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    Raquel 2 de maio de 2019

    Meu fiat uno way fica com a luz da injeçao acesa quando abasteço com alcool com gasolina fica normal, tem algum problema ??

    • AutoPapo
      AutoPapo 2 de maio de 2019

      Olá, Raquel. Tem sim.

      É importante você levar o seu carro a um mecânico de confiança.

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        Fernando 14 de junho de 2019

        Tenho um opel tigra 95 e a luz do painel k aparece um motorzinho acendeu o carro comecou a puxar mal depois a luz apagou e o carro comecou andar normal o que é

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    Julceu f .giovenardi 22 de abril de 2019

    Meu carro é uma pageiro sport hpe 2,5 2007 x2008 quando vai subir uma serra ou subida o giro cai. Depois de um tempo ele volta ao normal pode ser válvula de sulonoide se for qual e o formato dela se puder me ajudar fico grato.julceu

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    vanderlei 15 de abril de 2019

    luz injecao acendendo, ja troque o catalizador onde o raster acusou em 98%, porem troquei cabo de vela, velas, bobina, passei o raster e apagou, os dias a mais acendeu de nov. Passou novamente o raster e nao acusa nada. apagou novamente. Porem mais a logo da semana, novamente e o raster nao acusa nada, foi verificar na net, montana 1.4 2011-2012, quando chego ao giro de 3.500 ou 4.000 giros fica piscando a luz injecao, resolvido o problema: passando o raster novamente configurou o sensor de rotaçao da montana 2011-2012, distancia correta, polia onde sensor verifica a rotação, hoje chega a 5.000 rotação e nao acende mais, ficou mais economica, nao manca, obtive ao acelerador, caso revolsido, raster nao acusa,

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    Antonio Peixoto 2 de abril de 2019

    Meu carro está com a lus da injeção ligada e o ar não está ligando e quando a luz apaga volta a funcionar normal que fazer

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      Rogério 8 de maio de 2019

      Amigo meu uno estava assim também é o problema era o corpo de borboleta (tbi) tive que trocar e resolveu

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    William Barbosa 29 de março de 2019

    Eu tenho um Santana 1993 injeção eletrônica a famosa injeção burra!
    Estou cm um grande problema que a luz de injeção fica piscando e quando ela pisca o motor dá uma falhada isso é o tempo todo depois que o carro esquenta,três mecânicos já mexerem e não conseguiram achar o problema já foi trocado várias peças e nada alguém pode me dar uma ajuda?

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    Francirlei do Nascimento Cerqueira 24 de fevereiro de 2019

    Meu carro acende a luz da pressão do óleo e da injeçao ao mesmo tempo.O que pode ser?Corsa classic

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    MANOEL ANDRADE 6 de dezembro de 2018

    Muito útil as informações, tirei muitas dúvidas que tinha, muito bom mesmo.

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    luis 16 de novembro de 2018

    A luz de check do meu Etios acendeu um dia após eu abastecer. Levei o carro na concessionária pois está em garantia (6 mil rodados). De acordo com o técnico, o problema era a má qualidade do combustível. Ok, então consumi esse combustível ao maximo e reabasteci em outro posto. Repeti essa ação pq a luz de check (desenho do motor) continuou acesa. Como não resolveu, voltei na concessionaria. Eles esvaziaram meu tanque e colocaram outro combustível e ressetaram o painel para apagar esse sensor de luz. Problema é que tive algumas dúvidas que não me foram respondidas ate momento. Se o problema era apenas o combustível, pq o consumo não aumentou, a partida não falhou ou o motor naõ engasgou? O carro esta com a mesma performance de 7,4 km/l de etanol comum na cidade. Para apagar a luz, foi necessario trocar o combustivel e ressetar o painel. Isso está certo? Pode ser outro problema além deste apontado pela concessionária (injeção, catalisador, etc)?

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      Henrique 30 de julho de 2019

      O que resolveu foi reset da central tem alguns erros que so apagam com reset e ponto vida que segue.

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    FRANCISCO 4 de novembro de 2018

    BOA NOITE, MEU UNO MILLER ESTA ACENDENDO LUZ DE INJEÇÃO E CORTANDO CORRENTE CM POSSO RESOLVER? OBG.

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    Roberto Vidal 3 de novembro de 2018

    Em alta ou em uma descida o pedal de freio endurece deixando o carro sem freio tremendo o pedal.

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      ROBÉRIO 16 de janeiro de 2019

      E freio abs em funcionamento isso é norma, sempre que você aciona o pedal com uma força um pouco mas forte vai acontecer.

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    Carlos René Jordão Bressane Filho 3 de novembro de 2018

    Tenho um gol g4 e meu problema muito parecido com o do Rodrigo Gonzales…
    A luz só apaga quando abastecido com muito combustível.
    Já foi passado scaner troquei vela, cabos, fiz limpeza de bicos foi verificado sonda lambda e a bendita luz não apaga
    Detalhe o carro só falha em subida
    Alguém tem alguma idéia??

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      Dion 27 de fevereiro de 2019

      Pode ser a bobina. Vc já verificou ?

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    rodrigo gonzales 19 de outubro de 2018

    Meu carro esta a um mes com a luz da injeçao acesa e nao consigo resolver,ela só apaga quando coloco gasolina,depois volta a acender.Meu carro é um sandero ,alguem tem uma dica?

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      Hector Ramirez Soares 21 de janeiro de 2019

      Meu carro também é um sandero o Stepway ele está vibrando muito coisa que não acontecia, irei levar-me em uma oficina para verificar o problema

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