Luz da injeção acesa ou piscando: o que é e o que fazer

O "motorzinho" aceso no painel pode indicar problemas no bico injetor, bobina, velas e até mesmo no catalisador

Por Boris Feldman21/02/19 às 21h12

De repente acende a luz da injeção no painel, aquele motorzinho que se acende ali e você logo fica a imaginar: será algum problema na injeção eletrônica? E você sabe que a luz de injeção acesa, é porque tem alguma anormalidade no motor, que passa a funcionar em regime emergencial.

O sistema de injeção eletrônica substituiu o carburador. Sua principal função é controlar a quantidade de ar e combustível que entra no cilindro.

O volume de combustível, seja álcool, gasolina, diesel ou GNV, a ser injetado depende da quantidade de oxigênio disponível e de outros fatores como pressão, umidade e temperatura. A injeção eletrônica se vale da ajuda de sensores que medem essas variáveis e repassam as informações para a central.

Dados interpretados, a central ajusta, a cada instante, a quantidade de ar e combustível injetada. O mau funcionamento do sistema faz com que a luz da injeção se acenda no painel.

Funcionamento da luz da injeção eletrônica

A luz da injeção eletrônica é representada, no painel, pelo desenho de um motor amarelo.

Sempre que o motorista coloca a chave na ignição e gira, ela se acende. Essa prática acontece para mostrar que a luz está funcionando devidamente. Se ela não acender quando o carro for ligado, pode estar queimada.

Logo após a partida, deve se apagar. Se a luz de injeção fica acesa ou piscando indica que existe algum problema no motor. A luz da injeção eletrônica acende em marcha lenta ou acelerando.

Luz da injeção acesa no painel indica problema no sistema
Luz da injeção é representada por um motor amarelo (Foto Shutterstock)

Luz da injeção acesa ou piscando: principais motivos

Alguns problemas comuns deixam a luz de injeção acesa no painel. Eles estão relacionados aos componentes do sistema de alimentação do motor, como defeitos nas velas, nos cabos de velas, bobinas e bicos injetores. Os mesmos problemas podem fazer com que a luz de injeção fique piscando.

É possível também que problemas no sistema de escapamento, como no catalisador ou na sonda lambda – sensor responsável por fazer a leitura dos gases de escape – também levam a luz da injeção a se acender no painel ou piscar.

Outro problema no carro é o mal contato em sensores, que pode fazer com que a luz de injeção se acenda também. Um erro comum que pode causar esse problema é lavar o motor.

Usuários reclamam que é comum observar a luz de injeção acesa nos Volkswagen Gol G5 e Gol G6, e também nos Chevrolet Celta e Corsa. Há muitos relatos também no Ford Ka e no Hyundai HB20.

Como “apagar” a luz de injeção no painel?

Normalmente, é preciso levar o carro a uma concessionária ou mecânico de confiança para que o defeito seja rastreado com um scanner. Com o código de erro, e possível determinar a origem do problema no sistema de alimentação.

Com o reparo feito, a luz de injeção deve apagar sozinha.

Se a luz da injeção acende após abastecimento

Você está dirigindo o seu automóvel e percebe acender no painel uma luz de alerta que é o desenho de um motor (luz da injeção). Esse alerta indica algum problema no catalisador ou nos gases que saem queimados do motor. Nesse caso, o carro deveria ser levado para a oficina para verificar o problema.

Entretanto, se essa luz da injeção se acendeu logo após que você abasteceu o automóvel, às vezes não é necessário levar o carro pra oficina, pois o que provocou o alerta foi o combustível adulterado: gasolina com muito álcool ou álcool com muita água, ou seja, um combustível não reconhecido pela sonda lambda.

Neste caso, procure levar o carro para abastecer, da próxima vez, em um posto de confiança, que seja honesto e o combustível também. Depois de rodar alguns quilômetros, o sensor lambda volta a reconhecer o que estava no tanque e a luz da injeção se apaga.

Posso continuar dirigindo com a luz de injeção acesa?

Diferente da luz de temperatura, luz do óleo, ou mesmo luz da bateria, indicadores de problemas que devem ser resolvidos de imediato, a luz de injeção admite que o motorista dirija o carro até uma oficina sem riscos de danificar outras peças ou agravar o problema.

Mas, se a luz indica problema de funcionamento da central eletrônica, como o carro continua rodando? Porque ela é projetada para entrar automaticamente num módulo de emergência assim que percebe estarem faltando informações para sua operação.

Ela desconsidera as que ainda chegam de outros sensores e estabelece parâmetros fixos, suficientes para o carro rodar até a oficina. Mas com baixo desempenho e elevado consumo e emissões.

Para resolver o problema de forma correta, procure um mecânico de confiança.

Veja também

 

Modelos com maior volume de buscas relacionadas

Uma medida que pode sinalizar quais modelos apresentam maior incidência de problemas relacionados a luz da injeção acesa é o volume de buscas no Google. Listamos, abaixo, os 20 modelos mais buscados.

  1. VW Gol G5
  2. VW Gol G6
  3. Chevrolet Celta
  4. Chevrolet Corsa
  5. Hyundai HB20
  6. Ford Fiesta
  7. Fiat Ducato
  8. Peugeot 206
  9. Toyota Hilux
  10. Fiat Uno Vivace
  11. Fiat Uno Fire
  12. Fiat Palio
  13. Fiat Palio Fire
  14. Chevrolet Onix
  15. Mitsubishi L200 Triton
  16. Fiat Strada
  17. Peugeot 207
  18. Honda Fit
  19. Volvo XC60
  20. Ford Ka

*Publicada originalmente em 21 de setembro de 2018 às 12:22

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
12 Comentários
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    rodrigo gonzales 19 de outubro de 2018

    Meu carro esta a um mes com a luz da injeçao acesa e nao consigo resolver,ela só apaga quando coloco gasolina,depois volta a acender.Meu carro é um sandero ,alguem tem uma dica?

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      Hector Ramirez Soares 21 de janeiro de 2019

      Meu carro também é um sandero o Stepway ele está vibrando muito coisa que não acontecia, irei levar-me em uma oficina para verificar o problema

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    Carlos René Jordão Bressane Filho 3 de novembro de 2018

    Tenho um gol g4 e meu problema muito parecido com o do Rodrigo Gonzales…
    A luz só apaga quando abastecido com muito combustível.
    Já foi passado scaner troquei vela, cabos, fiz limpeza de bicos foi verificado sonda lambda e a bendita luz não apaga
    Detalhe o carro só falha em subida
    Alguém tem alguma idéia??

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      Dion 27 de fevereiro de 2019

      Pode ser a bobina. Vc já verificou ?

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    Roberto Vidal 3 de novembro de 2018

    Em alta ou em uma descida o pedal de freio endurece deixando o carro sem freio tremendo o pedal.

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      ROBÉRIO 16 de janeiro de 2019

      E freio abs em funcionamento isso é norma, sempre que você aciona o pedal com uma força um pouco mas forte vai acontecer.

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    FRANCISCO 4 de novembro de 2018

    BOA NOITE, MEU UNO MILLER ESTA ACENDENDO LUZ DE INJEÇÃO E CORTANDO CORRENTE CM POSSO RESOLVER? OBG.

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    luis 16 de novembro de 2018

    A luz de check do meu Etios acendeu um dia após eu abastecer. Levei o carro na concessionária pois está em garantia (6 mil rodados). De acordo com o técnico, o problema era a má qualidade do combustível. Ok, então consumi esse combustível ao maximo e reabasteci em outro posto. Repeti essa ação pq a luz de check (desenho do motor) continuou acesa. Como não resolveu, voltei na concessionaria. Eles esvaziaram meu tanque e colocaram outro combustível e ressetaram o painel para apagar esse sensor de luz. Problema é que tive algumas dúvidas que não me foram respondidas ate momento. Se o problema era apenas o combustível, pq o consumo não aumentou, a partida não falhou ou o motor naõ engasgou? O carro esta com a mesma performance de 7,4 km/l de etanol comum na cidade. Para apagar a luz, foi necessario trocar o combustivel e ressetar o painel. Isso está certo? Pode ser outro problema além deste apontado pela concessionária (injeção, catalisador, etc)?

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    MANOEL ANDRADE 6 de dezembro de 2018

    Muito útil as informações, tirei muitas dúvidas que tinha, muito bom mesmo.

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    Francirlei do Nascimento Cerqueira 24 de fevereiro de 2019

    Meu carro acende a luz da pressão do óleo e da injeçao ao mesmo tempo.O que pode ser?Corsa classic

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    William Barbosa 29 de março de 2019

    Eu tenho um Santana 1993 injeção eletrônica a famosa injeção burra!
    Estou cm um grande problema que a luz de injeção fica piscando e quando ela pisca o motor dá uma falhada isso é o tempo todo depois que o carro esquenta,três mecânicos já mexerem e não conseguiram achar o problema já foi trocado várias peças e nada alguém pode me dar uma ajuda?

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    Antonio Peixoto 2 de abril de 2019

    Meu carro está com a lus da injeção ligada e o ar não está ligando e quando a luz apaga volta a funcionar normal que fazer

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