Calibragem de pneus abaixo da recomendada gera conforto?

Calibrar o pneu abaixo do recomendado pode dar mais conforto, mas aumenta de forma considerável o seu desgaste

pneu calibrar carro shutterstock
Por Boris Feldman
Publicado em 08/12/2019 às 08h00

Um leitor do AutoPapo pergunta: É realmente vantajoso reduzir em 4 a 5 libras, conforme me recomendaram, a pressão de todos os pneus, para que o carro tenha um rodar mais macio, mais suave e mais confortável? E a resposta é negativo. A menos que se esteja disposto a pagar um preço muito caro por essa suavidade. Pois, as contra indicações são várias.

A começar pelo aumento do desgaste do pneu, ele vai durar muito menos. Um outro ponto negativo é o aumento do consumo de combustível. Já que o pneu terá que vencer um atrito maior com o asfalto. E outra: com a calibragem reduzida, aumenta-se a possibilidade de deformar a roda ao passar com o carro por um buraco. Não bastasse tudo isso, pode notar que o pneu com a calibragem inferior à recomendada, com certeza, vai prejudicar e muito a estabilidade do automóvel.

calibragem dos pneus
Foto Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Eng. Arnaldo dos Reis Santos 10 de dezembro de 2019

Olá Boris, Parabéns pelos seus artigos sempre muito oportunos e esclarecedores. Neste seu artigo, gostaria de acrescentar que os pneus de perfil baixos utilizados em vários modelos mais recentes são muito sensíveis à variação de pressão, podendo reduzir drasticamente as respostas dinâmicas do veículo. Além da estabilidade há também o rebaixamento do vão livre entre a carroceria de o solo. Aliás, o roçar da carroceria com o solo e um indicativo de pressão baixa dos pneus.

Avatar
Deixe um comentário