Calibragem de pneus abaixo da recomendada gera conforto?
Calibrar o pneu abaixo do recomendado pode dar mais conforto, mas aumenta de forma considerável o seu desgaste
Calibrar o pneu abaixo do recomendado pode dar mais conforto, mas aumenta de forma considerável o seu desgaste
Um leitor do AutoPapo pergunta: É realmente vantajoso reduzir em 4 a 5 libras, conforme me recomendaram, a pressão de todos os pneus, para que o carro tenha um rodar mais macio, mais suave e mais confortável? E a resposta é negativo. A menos que se esteja disposto a pagar um preço muito caro por essa suavidade. Pois, as contra indicações são várias.
A começar pelo aumento do desgaste do pneu, ele vai durar muito menos. Um outro ponto negativo é o aumento do consumo de combustível. Já que o pneu terá que vencer um atrito maior com o asfalto. E outra: com a calibragem reduzida, aumenta-se a possibilidade de deformar a roda ao passar com o carro por um buraco. Não bastasse tudo isso, pode notar que o pneu com a calibragem inferior à recomendada, com certeza, vai prejudicar e muito a estabilidade do automóvel.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Olá Boris, Parabéns pelos seus artigos sempre muito oportunos e esclarecedores. Neste seu artigo, gostaria de acrescentar que os pneus de perfil baixos utilizados em vários modelos mais recentes são muito sensíveis à variação de pressão, podendo reduzir drasticamente as respostas dinâmicas do veículo. Além da estabilidade há também o rebaixamento do vão livre entre a carroceria de o solo. Aliás, o roçar da carroceria com o solo e um indicativo de pressão baixa dos pneus.