Calibragem de pneus abaixo da recomendada gera conforto?

Calibrar o pneu abaixo do recomendado pode dar mais conforto, mas aumenta de forma considerável o seu desgaste

Por Boris Feldman08/12/19 às 08h00

Um leitor do AutoPapo pergunta: É realmente vantajoso reduzir em 4 a 5 libras, conforme me recomendaram, a pressão de todos os pneus, para que o carro tenha um rodar mais macio, mais suave e mais confortável? E a resposta é negativo. A menos que se esteja disposto a pagar um preço muito caro por essa suavidade. Pois, as contra indicações são várias.

A começar pelo aumento do desgaste do pneu, ele vai durar muito menos. Um outro ponto negativo é o aumento do consumo de combustível. Já que o pneu terá que vencer um atrito maior com o asfalto. E outra: com a calibragem reduzida, aumenta-se a possibilidade de deformar a roda ao passar com o carro por um buraco. Não bastasse tudo isso, pode notar que o pneu com a calibragem inferior à recomendada, com certeza, vai prejudicar e muito a estabilidade do automóvel.

calibragem dos pneus
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Eng. Arnaldo dos Reis Santos 10 de dezembro de 2019

    Olá Boris, Parabéns pelos seus artigos sempre muito oportunos e esclarecedores. Neste seu artigo, gostaria de acrescentar que os pneus de perfil baixos utilizados em vários modelos mais recentes são muito sensíveis à variação de pressão, podendo reduzir drasticamente as respostas dinâmicas do veículo. Além da estabilidade há também o rebaixamento do vão livre entre a carroceria de o solo. Aliás, o roçar da carroceria com o solo e um indicativo de pressão baixa dos pneus.

Avatar
Deixe um comentário