Calibrar o pneu: vale a pena colocar 5 libras a menos?

Calibrar o pneu abaixo do recomendado pode dar mais conforto, mas aumenta de forma considerável o seu desgaste

Por BORIS FELDMAN28/11/18 às 06h15

Em busca de maior conforto, muitos motoristas pensam em calibrar o pneu abaixo do recomendado. Mas essa suavidade pode não ser tão vantajosa assim.

[TRANSCRIÇÃO]

Um leitor do AutoPapo pergunta: É realmente vantajoso reduzir em 4 a 5 libras, conforme me recomendaram, a pressão de todos os pneus, para que o carro tenha um rodar mais macio, mais suave e mais confortável? E a resposta é negativo. A menos que se esteja disposto a pagar um preço muito caro por essa suavidade. Pois, as contra indicações são várias.

A começar pelo aumento do desgaste do pneu, ele vai durar muito menos. Um outro ponto negativo é o aumento do consumo de combustível. Já que o pneu terá que vencer um atrito maior com o asfalto. E outra: com a calibragem reduzida, aumenta-se a possibilidade de deformar a roda ao passar com o carro por um buraco. Não bastasse tudo isso, pode notar que o pneu com a calibragem inferior à recomendada, com certeza, vai prejudicar e muito a estabilidade do automóvel.

calibrar pressão pneu pneus

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • neto miranda 28 de novembro de 2018

    golpe banco brasil cheques frutado banco brasil cheques frutado banco brasil cheques frutado cheques golpe banco brasil cheques frutado banco brasil cheques frutado de arroio grande

  • Leila Monteiro Lins 28 de novembro de 2018

    Por favor retire o meu email do banco de dados do Auto Papo. Desde ja agradeco. Leila

Deixe um comentário