Cambagem: é preciso fazê-la sempre que for alinhar o carro?
Quando se leva o automóvel para realizar o alinhamento, é comum oferecerem o serviço de cambagem também. Mas, essa opção é um tanto quanto duvidosa
Quando se leva o automóvel para realizar o alinhamento, é comum oferecerem o serviço de cambagem também. Mas, essa opção é um tanto quanto duvidosa
A cambagem é geralmente oferecida durante o alinhamento, mas será que é realmente necessária?
[TRANSCRIÇÃO]
Você leva o automóvel para a oficina de alinhamento e lá eles sugerem, além do ajuste de convergência, também o da cambagem. O que vem a ser isso? É a perpendicularidade da roda em relação ao solo. Ela pode estar inclinada para fora, cambagem negativa, ou para dentro, cambagem positiva.
Recomenda-se ajustá-la? Não, não concorde com isso, porque se a suspensão estiver fora dos padrões determinados pela fábrica, dos ângulos máximos possíveis, é porque tem algum componente com defeito na torre de suspensão, no amortecedor, em algum lugar.
E a solução é substituir esse componente. Pois o que as oficinas fazem é resolver esse desajuste na marreta ou no macaco hidráulico. Corrigir o efeito e não a causa pode provocar outros problemas como, por exemplo, o desgaste acentuado do rolamento da roda.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |