Cambagem: é preciso fazê-la sempre que for alinhar o carro?

Quando se leva o automóvel para realizar o alinhamento, é comum oferecerem o serviço de cambagem também. Mas, essa opção é um tanto quanto duvidosa

Por Boris Feldman06/09/18 às 20h30

A cambagem é geralmente oferecida durante o alinhamento, mas será que é realmente necessária?

[TRANSCRIÇÃO]

Você leva o automóvel para a oficina de alinhamento e lá eles sugerem, além do ajuste de convergência, também o da cambagem. O que vem a ser isso? É a perpendicularidade da roda em relação ao solo. Ela pode estar inclinada para fora, cambagem negativa, ou para dentro, cambagem positiva.

Recomenda-se ajustá-la? Não, não concorde com isso, porque se a suspensão estiver fora dos padrões determinados pela fábrica, dos ângulos máximos possíveis, é porque tem algum componente com defeito na torre de suspensão, no amortecedor, em algum lugar.
E a solução é substituir esse componente. Pois o que as oficinas fazem é resolver esse desajuste na marreta ou no macaco hidráulico. Corrigir o efeito e não a causa pode provocar outros problemas como, por exemplo, o desgaste acentuado do rolamento da roda.

cambagem
Foto Shutterstok
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário