O etanol é um combustível mais limpo que a gasolina?

O etanol também emite o dióxido de carbono, o CO2 do efeito estufa, igual à gasolina. Porém, mesmo assim ele é mais limpo que o derivado do petróleo

Por BORIS FELDMAN07/09/18 às 07h30

Já é quase senso comum dizer que o etanol é um combustível mais limpo que a gasolina. Mas, poucas pessoas sabem explicar o porquê.

[TRANSCRIÇÃO]

Afinal, perguntam os proprietários de automóveis flex: o etanol é ou não é mais limpo que a gasolina? Mas, ele também não emite o tal dióxido de carbono, o CO2 do efeito estufa, igual à gasolina? Sim, o etanol também emite o CO2 , porém com duas diferenças em relação a gasolina: primeiro o volume de CO2 emitido pelo etanol é muito menor, pois seu teor de carbono é também muito menor; em segundo lugar, as emissões de CO2 do etanol são compensadas pela cana-de-açúcar que, ao se desenvolver no campo, absorve da atmosfera esse mesmo dióxido de carbono que é emitido pelo escapamento do automóvel, pois o seu crescimento é a partir do processo de fotossíntese, que precisa do CO2 que está na atmosfera.

Então, não existem contas matemáticas precisas, porém admite-se que o que o carro quando queima etanol emite de CO2 de um lado, a cana-de-açúcar absorve mais ou menos o mesmo do outro lado. Outro motivo pelo qual o etanol é considerado um combustível mais limpo é também pelo teor mais baixo de carbono, que não provoca a mesma formação de depósitos carboníferos dentro do motor, como a gasolina.

O etanol é um combustível mais limpo que a gasolina

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

5 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Joao mario 6 de outubro de 2018

    Prezado e estimado Boris, acompanho o seu trabalho de longa data e o que percebo desde muito tempo é que o problema no Brasil é a pessima qualidade das nossas gasolinas propositalmente para baratear custos e para corrigir em parte essa péssima qualidade de refino das gasolinas nacionais, lascam esses exagerados 27% de etanol anidro que são vendidos a preço de gasolina.
    Mas temos sim as boas gasolinas como a podium da Petrobrás e a Octapro da Ipiranga, mas a que preço exorbitante temos de pagar por essas gasolinas premijm se temos o etanol que dá de 1000000 a zero em todas elas e ainda custa bem menos ???
    Mas isso a dona Petrobrás nunca nos explicou por pura conveniencia própria, infelizmente !

  • Prof. JOHN 7 de setembro de 2018

    Segundo, *
    O etanol tem uma queima mais limpa, forma menos carbonização, mas tem uma lubricidade menor que a gasolina, então há uma tendência em forçar mais a bomba de combustível. Por outro lado, o que é conhecido é que se a pessoa usa o carro em trajetos pequenos na cidade, e o motor nunca chega na temperatura ideal, há um risco que o etanol se dilua no óleo lubrificante, então é recomendado trocar o óleo com mais frequência nesses casos, tanto que é recomendado pelo manual dos veículos. O etanol é melhor para potência, agora em trajeto de cidade com o motor frio, a gasolina é mais apropriada.

    EDITADO

  • Prof. JOHN 7 de setembro de 2018

    Quando estava estudando na Miami-Dade Community College nos Estados Unidos, tivemos palestras, conferências e convenções sobre o etano, e foi ensinado pelos especialistas de que a crosta deixada pelo vinhoto por meio do etanol que vai no tanque dos automoveis, transforma-se em pó, e pelas esperiências estabelecidas, mostrou-se que, o etanol solvido no líquido do próprio alcool, dissolveu-se exatamente como o sal e o açcúcar. Assim sendo, sem dúvida alguma de que o etanol é mais limpo que a gasolina. Portanto, quanto a utilização do solo/alimentos, também citado pelo Éder nessa página, com todo respeito, não tem nada haver com a poluição do etanol.

  • Marco 7 de setembro de 2018

    Boa parte da adubação da cana é derivada de petróleo, bem como algumas fontes de energia relacionadas ao processo de produção e distribuição, isso foi mensurado?

  • Éder 7 de setembro de 2018

    Concordo com o texto em termos.
    A produção de etanol gera vinhoto, que é altamente poluente e não foi citado. Devemos considerar ainda a utilização do solo cana x alimentos.

Deixe um comentário