Câmbio automático: deve-se levar a alavanca para o ‘N’?
Os carros com câmbio automáticos fabricados recentemente tem o sistema Start/Stop, mais inteligente para esses casos
Os carros com câmbio automáticos fabricados recentemente tem o sistema Start/Stop, mais inteligente para esses casos
Em meio a tantos tipos de câmbios e letras no console, muitos motoristas ficam em dúvida se podem colocar a alavanca da transmissão automática no neutro. Entenda:
[TRANSCRIÇÃO]
Cada vez se vendem mais carros com câmbio automático. Antes restritos aos automóveis mais sofisticados, eles hoje estão presentes até nos compactos mais acessíveis. E aí começam, naturalmente, a surgir algumas dúvidas dos motoristas que dirigem os carros automáticos. Uma delas é: quando eu paro o carro por qualquer motivo, durante mais do que alguns segundos, eu jogo alavanca no neutro ou deixo no drive? Há realmente uma pequena economia de consumo quando se deixa a alavanca no neutro, e até uma redução do desgaste da própria caixa.
Entretanto, a maioria dos câmbios automáticos já passam a marcha para o neutro, mesmo sem o motorista acionar a alavanca. Além do mais, a maioria dos carros está vindo com o sistema Start/Stop. Ele desliga o motor nessas situações e evita qualquer interferência do motorista. Porém, se o seu automático não faz nada disso, pode levar a alavanca para o neutro.
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A caixa automática foi feito para justamente ser automática. De jeito nenhum deve colocar em neutro. Se a sua pé cansa usa mão de freio.
Já li que no neutro a caixa fica sem o fluido circulando. Não é verdade?
Resposta do Boris: Depende da caixa. Mas, com o carro parado, tanto faz o fluido circular ou não.