Câmbio automático: deve-se levar a alavanca para o ‘N’?

Os carros com câmbio automáticos fabricados recentemente tem o sistema Start/Stop, mais inteligente para esses casos

Por BORIS FELDMAN12/11/18 às 19h30

Em meio a tantos tipos de câmbios e letras no console, muitos motoristas ficam em dúvida se podem colocar a alavanca da transmissão automática no neutro. Entenda:

[TRANSCRIÇÃO]

Cada vez se vendem mais carros com câmbio automático. Antes restritos aos automóveis mais sofisticados, eles hoje estão presentes até nos compactos mais acessíveis. E aí começam, naturalmente, a surgir algumas dúvidas dos motoristas que dirigem os carros automáticos. Uma delas é: quando eu paro o carro por qualquer motivo, durante mais do que alguns segundos, eu jogo alavanca no neutro ou deixo no drive? Há realmente uma pequena economia de consumo quando se deixa a alavanca no neutro, e até uma redução do desgaste da própria caixa.

Entretanto, a maioria dos câmbios automáticos já passam a marcha para o neutro, mesmo sem o motorista acionar a alavanca. Além do mais, a maioria dos carros está vindo com o sistema Start/Stop. Ele desliga o motor nessas situações e evita qualquer interferência do motorista. Porém, se o seu automático não faz nada disso, pode levar a alavanca para o neutro.

transmissao automatica cambio automatico oleo

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

3 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Carl Boniface 14 de novembro de 2018

    A caixa automática foi feito para justamente ser automática. De jeito nenhum deve colocar em neutro. Se a sua pé cansa usa mão de freio.

  • Sigma7 12 de novembro de 2018

    Já li que no neutro a caixa fica sem o fluido circulando. Não é verdade?

    • André Almeida
      André Almeida 13 de novembro de 2018

      Resposta do Boris: Depende da caixa. Mas, com o carro parado, tanto faz o fluido circular ou não.

Deixe um comentário