Câmbio automatizado: problemas decretaram o seu fim
A Hyundai e a Toyota não brincaram de automatizado e colocaram em seus veículos o câmbio automático convencional
A Hyundai e a Toyota não brincaram de automatizado e colocaram em seus veículos o câmbio automático convencional
Vários veículos adotaram câmbios automatizados na década passada. Os fabricantes batizavam seus mecanismos com nomes rebuscados, como Dualogic, I-Motion, Easy´R r EsayTronic. Porém, devido a problemas, poucos carros do mercado ainda oferecem esse tipo de câmbio.
[TRANSCRIÇÃO]
Várias fábricas brasileiras aderiram ao câmbio automatizado, aquele que não tem pedal de embreagem; não tem alavanca de mudanças porque tem um computador passando as marchas num câmbio manual igual os outros.
Na Fiat, ele ganhou o nome de Dualogic, na Volkswagen ele foi chamado de i-Motion. Na GM, EasyTronic, na Renault, Easy’R e na Ford, Powershift: esse bem mais sofisticado, porém com problemas mecânicos. Exceto o da Ford, o problema de todos os outros era a passagem de marcha nada confortável, devido aos soluços, aos trancos e barrancos.
Outras fábricas, como a Hyundai e a Toyota, nem brincaram de automatizado e foram direto para o câmbio automático tradicional. Hoje, Ford, Fiat, GM, Volkswagen e Renault abandonaram o automatizado e partiram para o convencional. Ainda restam apenas alguns poucos modelos no mercado com câmbio automatizado.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
obrigada Adilson pela explicação…adquiri um palio duologic está com 34000km…. estou acostumando com ele e de fato é o q vc disse depois que pega jeito não sente as trocas…. tenho uma biz e todo mundo fala dos trancos kkk… a minha não dá tranco pq é diferente? Não é a forma de dirigir….bjs e obg!!!
Tenho um voyage imotion ele veio a dar problema pois nao quer engatar marcha ja troquei o kit de embreagem agora troquei o atuador que nao è barato e ontem quando peguei na oficina andei 80km e veio a dar problema outra vez.
Alguem me indica como fazer
A matéria fala que Hyundai nem “brincou” com câmbio automatizado. Essa informação está incorreta, pois o novo Tucson 1.6 turbo é equipado com um câmbio automatizado de dupla embreagem. Seria bom corrigir essa informação equivocada.
Automatizado e um o dupla embreagem outro, nomes. Quase igual conseitos diferentes, o golf e dupla embreagem os carros da porche, Lamborghini
O de dupla embreagem é um automatizado de dupla embreagem. Mesma tecnologia só que mais sofisticado.
Geralmente o que o que sobra na Europa, para de vender, eles têm que vender em outros lugares. O câmbio automatizado é um desses casos. O consumidor tem que se informar para não cair nessas roubadas.
Tenho um Fiat Bravo duologic plus, meu carro está com 56000 km, nunca tive problema com câmbio automatizado, a forma de dirigir sim é diferente de um automático, depois que pega o jeito não sente as trocas, além da vantagem do automatizado ser bem mais econômico… Aliás o câmbio de um carro de fórmula 1 é automatizado.