Câmbio automatizado: problemas decretaram o seu fim

A Hyundai e a Toyota não brincaram de automatizado e colocaram em seus veículos o câmbio automático convencional

Por Boris Feldman21/12/18 às 06h15

Vários veículos adotaram câmbios automatizados na década passada. Os fabricantes batizavam seus mecanismos com nomes rebuscados, como Dualogic, I-Motion, Easy´R r EsayTronic. Porém, devido a problemas, poucos carros do mercado ainda oferecem esse tipo de câmbio.

[TRANSCRIÇÃO]

Várias fábricas brasileiras aderiram ao câmbio automatizado, aquele que não tem pedal de embreagem; não tem alavanca de mudanças porque tem um computador passando as marchas num câmbio manual igual os outros.

Na Fiat, ele ganhou o nome de Dualogic, na Volkswagen ele foi chamado de i-Motion. Na GM, EasyTronic, na Renault, Easy’R e na Ford, Powershift: esse bem mais sofisticado, porém com problemas mecânicos. Exceto o da Ford, o problema de todos os outros era a passagem de marcha nada confortável, devido aos soluços, aos trancos e barrancos.

Outras fábricas, como a Hyundai e a Toyota, nem brincaram de automatizado e foram direto para o câmbio automático tradicional. Hoje, Ford, Fiat, GM, Volkswagen e Renault abandonaram o automatizado e partiram para o convencional. Ainda restam apenas alguns poucos modelos no mercado com câmbio automatizado.

Câmbio automatizado
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Junior 10 de abril de 2019

    Tenho um voyage imotion ele veio a dar problema pois nao quer engatar marcha ja troquei o kit de embreagem agora troquei o atuador que nao è barato e ontem quando peguei na oficina andei 80km e veio a dar problema outra vez.
    Alguem me indica como fazer

  • Avatar
    Rodrigo 21 de dezembro de 2018

    A matéria fala que Hyundai nem “brincou” com câmbio automatizado. Essa informação está incorreta, pois o novo Tucson 1.6 turbo é equipado com um câmbio automatizado de dupla embreagem. Seria bom corrigir essa informação equivocada.

    • Avatar
      Gabriel belchor morais 21 de dezembro de 2018

      Automatizado e um o dupla embreagem outro, nomes. Quase igual conseitos diferentes, o golf e dupla embreagem os carros da porche, Lamborghini

  • Avatar
    Antonio Donizeti Martins 21 de dezembro de 2018

    Geralmente o que o que sobra na Europa, para de vender, eles têm que vender em outros lugares. O câmbio automatizado é um desses casos. O consumidor tem que se informar para não cair nessas roubadas.

    • Avatar
      Adilson Cavaglone 21 de dezembro de 2018

      Tenho um Fiat Bravo duologic plus, meu carro está com 56000 km, nunca tive problema com câmbio automatizado, a forma de dirigir sim é diferente de um automático, depois que pega o jeito não sente as trocas, além da vantagem do automatizado ser bem mais econômico… Aliás o câmbio de um carro de fórmula 1 é automatizado.

Avatar
Deixe um comentário