Câmbio automatizado de dupla embreagem é realmente bom?
Os câmbios automatizados não têm uma troca de marchas suave e davam muitos 'trancos'. Mas, esse tipo de caixa com dupla embreagem a história é outra
Os câmbios automatizados não têm uma troca de marchas suave e davam muitos 'trancos'. Mas, esse tipo de caixa com dupla embreagem a história é outra
O I-Motion, Easy’R, Powershift e Dualogic são nomes de câmbios que não deixaram saudades. Mas, e os câmbios automatizados de dupla embreagem? Será que são bons de verdade?
[TRANSCRIÇÃO]
Eu recebi um puxão de orelha de um leitor, por sinal muito bem dado. Ele tem toda a razão ao criticar o que eu disse num programa a respeito do fim do câmbio automatizado, de que ele já estava indo tarde. Eu me referia aos câmbios automatizados da Fiat, o Dualogic, o da Volkswagen, o I-Motion, o Easytronic da GM e o da Renault, o Easy’R. Todos eles abandonados e substituídos pelo automático convencional.
E o puxão de orelha foi porque eu não mencionei os automatizados de dupla embreagem, que funcionam sem tranco nem soluço. Esse tipo de câmbio, trata-se de um projeto mais moderno, e por isso, ainda melhor que o automático convencional. Entre eles, têm o DSG da Volkswagen, o PDK da Porsche e outros da Hyundai e da Chery. O único dupla embreagem que deu problema, não por um erro conceitual, mas de projeto, foi o Powershift da Ford. Ele vazava óleo, prejudicando seu funcionamento.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Bom dia Boris, tenho uma New Tucson 2018, até agora tudo bem com o carro, só gostaria de saber se o câmbio de dupla embreagem dele é ou não banhado a óleo, já que esse é melhor que os câmbios a seco.
BORIS,quero comprar um fusca tsi… porem,o medo é o cambio DSG,mesmo banhado a óleo.O vc aconselha professor…GRATO!!!
Olá, o DSG6 é muito bom mesmo, dá muito prazer ao guiar. Se der problema é sim caro pra arrumar, mas arrisco a dizer que vale a pena pois o prazer de dirigir é incrível. Tenho um pouco de receio dos DSGs de 7 marchas com embreagens a seco, esses há bastante relatos de problemas.
melhor cambio é o cvt o resto é merda.
Infelizmente, você realmente NÃO sabe do que esta falando!
Desde quando foi inventado em 2003 pela Volkswagen para equipar o Golf, o câmbio de DUPLA embreagem é considerado o mais rápido e melhor câmbio do mundo usado principalmente por carros esportivos!
Por exemplo, o Porsche 911 Turbo S, considerado um dos carros esportivos mais rápidos do mundo, usa o famoso câmbio de DUPLA embreagem chamado de PDK !
O CVT é um bom câmbio que visa principalmente conforto, mas ele NÃO é tão rápido quando o câmbio de DUPLA embreagem !
Sugiro que primeiro procure estudar e se informe melhor antes de fazer um comentário deste tipo !
Bom dia Boris, andei por 10 anos com Sportage ( trocava a cada 3 anos ) e acabei de trocar por um Creta ( que merda de carro – ) Nessa crise mundial fiquei com medo da falta de peças ( pra Sportage ) e comprei o Creta achando que o cambio era igual ao da Sportage. Juro foi muita burrice minha não pesquisar. Esse maldito cambio CVT ( * ) preciso atolar o pé pra ter uma resposta rápida do motor e com isso esta fazendo 5,3 km por litro de gasolina na cidade. Gosto de SUV que responda rápido qdo preciso. o que é esse cambio Automatizado (Dual Clutch ) 7 velocidades da Tucson ? Abcs. Obrigado
Olá, Luiz: o Dual Cluth é o automatizado de dupla embreagem com trocas tão (ou mais) rápidas do que um “automático convencional”.
Prezado Boris, afinal este câmbio do Golf 1.4 DSG 7 é ou não é problemático? Jã tive um Audi A3 Sportback com este câmbio e com cerca de 12.000 Km ele caiu no neutro mas voltou ao normal depois.
TENHO PRA MIM, QUE PODE TER SIDO FALTA DE ÓLEO, OU SEJA: UM POUCO ABAIXO DO MÍNIMO PERMITIDO PARA RODAGEM !
Não tenho reclamações do dualogic. É apenas questão de se adaptar. Eu deixo no modo auto e troco na alavanca quando quero, faço intervenções quando acho necessário. Simplesmente é um 3ª via. Há os manuais, os automáticos e os automatizados. É razoável pensar que cada um tem um nicho, um não se sobrepõem ao outro, só dá para comparar um automatico com outro, um manual com outro e um automatizado com outro.
Vai trocar a embreagem de um câmbio desse e depois volta aqui para dizer se vale a pena? É um assalto!
Não vale se é igual ou pouca coisa melhor que um automático convencional, principalmente os mais novos com 6 marchas
Melhor que um automático clássico??? …duvido!!!
Anda em um DCT e você vai ter certeza.
Talvez seja mesmo melhor que um AT convencional ou um CVT, agora, quanto a confiabilidade e durabilidade, será?
Bom dia Boris.
Ótima matéria, mas uma informação importante, o DSG 7, da deu e continua dando muito problema.
Já há casos do golf 2013/14 1.4 turbo que estão na 2a troca de mecatrônica…..de 30.000 em 30.000 km, o fato que corrobora essa falha é a troca gratuita efetuada pela VW mesmo após garantia.
Abraços
Bom dia Boris.
Ótima matéria, mas uma informação importante, o DSG 7, da deu e continua dando muito problema.
Já há casos do golf 2013/14 1.4 turbo que estão na 2a troca de mecatrônica…..de 30.000 em 30.000 km, o fato que corrobora essa falha é a troca gratuita efetuada pela VW mesmo após garantia.
Abraços
Prof. Rogério Costa
BORIS FELDMAN é uma das lembranças mais agradáveis do Caderno de Veículos do Estado de Minas. Todo veículo que comprei primeiro via a opinião do Mestre.’. Há cinco anos não assino o Estado de Minas e foi uma alegria reencontrar o melhor colunista de Veículos do Brasil.