Câmbio automatizado de dupla embreagem é realmente bom?

Os câmbios automatizados não têm uma troca de marchas suave e davam muitos 'trancos'. Mas, esse tipo de caixa com dupla embreagem a história é outra

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Por Boris Feldman
Publicado em 12/04/2019 às 06h15
Atualizado em 12/04/2019 às 16h02

O I-Motion, Easy’R, Powershift e Dualogic são nomes de câmbios que não deixaram saudades. Mas, e os câmbios automatizados de dupla embreagem? Será que são bons de verdade?

[TRANSCRIÇÃO]

Eu recebi um puxão de orelha de um leitor, por sinal muito bem dado. Ele tem toda a razão ao criticar o que eu disse num programa a respeito do fim do câmbio automatizado, de que ele já estava indo tarde. Eu me referia aos câmbios automatizados da Fiat, o Dualogic, o da Volkswagen, o I-Motion, o Easytronic da GM e o da Renault, o Easy’R. Todos eles abandonados e substituídos pelo automático convencional.

E o puxão de orelha foi porque eu não mencionei os automatizados de dupla embreagem, que funcionam sem tranco nem soluço. Esse tipo de câmbio, trata-se de um projeto mais moderno, e por isso, ainda melhor que o automático convencional. Entre eles, têm o DSG da Volkswagen, o PDK da Porsche e outros da Hyundai e da Chery. O único dupla embreagem que deu problema, não por um erro conceitual, mas de projeto, foi o Powershift da Ford. Ele vazava óleo, prejudicando seu funcionamento.

câmbio automaizado dsg
câmbio dsg
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
17 Comentários
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Rui Barbosa 8 de março de 2022

Bom dia Boris, tenho uma New Tucson 2018, até agora tudo bem com o carro, só gostaria de saber se o câmbio de dupla embreagem dele é ou não banhado a óleo, já que esse é melhor que os câmbios a seco.

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JOSE PAULO SILVA 4 de setembro de 2021

BORIS,quero comprar um fusca tsi… porem,o medo é o cambio DSG,mesmo banhado a óleo.O vc aconselha professor…GRATO!!!

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Thiago 6 de março de 2021

Olá, o DSG6 é muito bom mesmo, dá muito prazer ao guiar. Se der problema é sim caro pra arrumar, mas arrisco a dizer que vale a pena pois o prazer de dirigir é incrível. Tenho um pouco de receio dos DSGs de 7 marchas com embreagens a seco, esses há bastante relatos de problemas.

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jorge mecanico de aviões 13 de março de 2021

melhor cambio é o cvt o resto é merda.

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José Carlos Lobo Barbosa 23 de janeiro de 2022

Infelizmente, você realmente NÃO sabe do que esta falando!

Desde quando foi inventado em 2003 pela Volkswagen para equipar o Golf, o câmbio de DUPLA embreagem é considerado o mais rápido e melhor câmbio do mundo usado principalmente por carros esportivos!

Por exemplo, o Porsche 911 Turbo S, considerado um dos carros esportivos mais rápidos do mundo, usa o famoso câmbio de DUPLA embreagem chamado de PDK !

O CVT é um bom câmbio que visa principalmente conforto, mas ele NÃO é tão rápido quando o câmbio de DUPLA embreagem !

Sugiro que primeiro procure estudar e se informe melhor antes de fazer um comentário deste tipo !

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Luiz Antonio Ruy 7 de fevereiro de 2021

Bom dia Boris, andei por 10 anos com Sportage ( trocava a cada 3 anos ) e acabei de trocar por um Creta ( que merda de carro – ) Nessa crise mundial fiquei com medo da falta de peças ( pra Sportage ) e comprei o Creta achando que o cambio era igual ao da Sportage. Juro foi muita burrice minha não pesquisar. Esse maldito cambio CVT ( * ) preciso atolar o pé pra ter uma resposta rápida do motor e com isso esta fazendo 5,3 km por litro de gasolina na cidade. Gosto de SUV que responda rápido qdo preciso. o que é esse cambio Automatizado (Dual Clutch ) 7 velocidades da Tucson ? Abcs. Obrigado

AutoPapo
AutoPapo 7 de fevereiro de 2021

Olá, Luiz: o Dual Cluth é o automatizado de dupla embreagem com trocas tão (ou mais) rápidas do que um “automático convencional”.

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José Marcos Reis 8 de junho de 2019

Prezado Boris, afinal este câmbio do Golf 1.4 DSG 7 é ou não é problemático? Jã tive um Audi A3 Sportback com este câmbio e com cerca de 12.000 Km ele caiu no neutro mas voltou ao normal depois.

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Eduardo Pereira da Silva 10 de outubro de 2019

TENHO PRA MIM, QUE PODE TER SIDO FALTA DE ÓLEO, OU SEJA: UM POUCO ABAIXO DO MÍNIMO PERMITIDO PARA RODAGEM !

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Anderson 12 de abril de 2019

Não tenho reclamações do dualogic. É apenas questão de se adaptar. Eu deixo no modo auto e troco na alavanca quando quero, faço intervenções quando acho necessário. Simplesmente é um 3ª via. Há os manuais, os automáticos e os automatizados. É razoável pensar que cada um tem um nicho, um não se sobrepõem ao outro, só dá para comparar um automatico com outro, um manual com outro e um automatizado com outro.

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Marcelo Simoes 12 de abril de 2019

Vai trocar a embreagem de um câmbio desse e depois volta aqui para dizer se vale a pena? É um assalto!
Não vale se é igual ou pouca coisa melhor que um automático convencional, principalmente os mais novos com 6 marchas

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Mauro 12 de abril de 2019

Melhor que um automático clássico??? …duvido!!!

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Fábio 13 de abril de 2019

Anda em um DCT e você vai ter certeza.

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Josué 13 de abril de 2019

Talvez seja mesmo melhor que um AT convencional ou um CVT, agora, quanto a confiabilidade e durabilidade, será?

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Rogério Costa 12 de abril de 2019

Bom dia Boris.

Ótima matéria, mas uma informação importante, o DSG 7, da deu e continua dando muito problema.
Já há casos do golf 2013/14 1.4 turbo que estão na 2a troca de mecatrônica…..de 30.000 em 30.000 km, o fato que corrobora essa falha é a troca gratuita efetuada pela VW mesmo após garantia.

Abraços

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Rogério Costa 12 de abril de 2019

Bom dia Boris.

Ótima matéria, mas uma informação importante, o DSG 7, da deu e continua dando muito problema.
Já há casos do golf 2013/14 1.4 turbo que estão na 2a troca de mecatrônica…..de 30.000 em 30.000 km, o fato que corrobora essa falha é a troca gratuita efetuada pela VW mesmo após garantia.

Abraços

Prof. Rogério Costa

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VINCE COHEN DE LARA 12 de abril de 2019

BORIS FELDMAN é uma das lembranças mais agradáveis do Caderno de Veículos do Estado de Minas. Todo veículo que comprei primeiro via a opinião do Mestre.’. Há cinco anos não assino o Estado de Minas e foi uma alegria reencontrar o melhor colunista de Veículos do Brasil.

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