Câmbio automatizado já está com as malas prontas
Os câmbios automatizados já estão sendo trocados pelos automáticos convencionais; ao que tudo indica, ninguém gosta de dirigir aos trancos e barrancos
Os câmbios automatizados já estão sendo trocados pelos automáticos convencionais; ao que tudo indica, ninguém gosta de dirigir aos trancos e barrancos
O câmbio automatizado está dando adeus sem expectativas de regresso. Prova disso é a substituição dele pelo automático convencional.
[TRANSCRIÇÃO]
Por que o câmbio automatizado, chamado de I-Motion pela Volkswagen e de Dualogic pela Fiat, está indo pro brejo, está sendo substituído em todos os modelos pelo câmbio automático convencional? Simplesmente porque, apesar de ser mais barato e dar para o motorista a impressão de um câmbio automático, ele passa a marcha aos trancos e barrancos.
Entretanto, existe um automatizado ainda melhor que o automático, que é o de dupla embreagem. Porém, este tem dois problemas: primeiro, um custo elevadíssimo e segundo, um projeto complicado em termos de engenharia. No nosso mercado existem dois deles: na Volkswagen é chamado DSG, e vai muito bem, obrigado. Mas, pelo custo, praticamente só nos modelos importados. O outro é o Powershift da Ford, um fracasso que deu problemas para a fábrica, para os concessionários, para os usuários, ganhou o apelido de “powershit” e já está sendo desativado pela Ford no mundo inteiro.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Tive um Fiat 500 dualigic e adorava o cambio do carro.
A embreagem durou quase 100 km antes de trocar e nunca tive problema. Uma pena acabarem com o sistema. Excelente custo-benefício.
CVT não é automático. É sequencial e precis ser sócio do dono do posto.
Concordo com o Fernando, acredito que esse campanha contra os câmbios automatizados tem mais a ver com se cederem para o representante de um fabricante do que ter critério para criticar. Tenho uma Palio Adventure dualogic plus com 56.500km rodados e não tenho problema nenhum. E se tem tranquinho, só cara muito fresco é que reclama. E já dirigi carro automático como o Fusion e a sei a diferença.
Cada doido com sua mania. Tem lugar pra Camaro, Kia Picanto, Fiat Mobi, fisionomia, Cherokee, SW4, Tempra…
Para nao se arrepender compre um JT5 com camboo Cvt ai voces vao saber o que é camboo e o wue é carro!
Imagine comprar um argo, Cronos, polo, Virtus, .., com câmbio automatizado, todos serão descontinuados em breve,…, vai ser um mico sem tamanho!!
Prejuízo enorme.
Mas é importante manter em alguns modelos o câmbio manual de 6 marchas. Esqueçam 4 e 5 marchas, são gastões.
Caro André, VW Polo e Virtus não possuem câmbios automatizados, só câmbio automático convencional. Agora as bombas da Fiat, Argo e Cronos é que possuem câmbios automatizados. Esses 2 Fiat são sim verdadeiros micos no mercado.
Caro Ricardo Alexandre da Rocha Brito Mendes, de fato Polo e Virtus usam o câmbio automático convencional de 6 marchas, o Argo também usa, mas apenas na versão com motor 1.8 etorq, mas a versão 1.3 Drive tem, opcionalmente, o câmbio automatizado GSR (evolução do dualogic), que muitos especialistas afirmam que os trancos, neste novo câmbio, são mais suaves e quase não se notam. Mas o Argo usa sim um automatizado, mas apenas na versão 1.3.
Automatizado de dupla embreagem também temos o Hyundai New Tucson Turbo.
Tenho um Focus com o câmbio Powershift, que realmente estava tripidando, mas a Ford fez a troca das peças na garantia, e agora posso afirmar que o problema foi resolvido, e só posso elogiar esse cambio.
Já tive vários carros com câmbio automático, e com certeza esse câmbio é muito bom.
Tb troquei na garantia e está perfeito.
Muito bom esse câmbio no new fiesta
O câmbio do meu Focus 2015 deu problema é foi resolvido pela Ford, ficou perfeito. Tenho hoje um 2017, que sempre funcionou perfeitamente, muito melhor que a maioria dos automáticos do mercado. Powershift com problemas? É coisa do passado.
Quandos dirigem muito coisa de 300 a 500 km dia ou vai para locais de grandes desafios?quando aqui sabem como realmente trocar e tempo de cada marcha?manutenção?coloca tempo de vida de cada câmbio automatico,mecânico ou manual como quiser chamar aí soma valor é custo de manutenção e reparo se quebrar ou vou além hehe se der um X problema num arranque ou que seja uma mera carga de bateria Hehehe como com estes câmbio automático vc se vira?dar a tranco ou fará funcionar empurrando?a sim seguro só chamar Hehe e se vc estiver num local de risco parou num local estranho escuro ermo com mulher ou filhos ou familia e ai?hehe qual vc acha que vai sair andando ou será que terá tempo de aguardar seu guincho?da seguradora?e por muitas vezes muitas mesmos locais que os que tem o 4X4 vão e lá da estes problemas hehe o guincho se chegar qual tempo?agora no manual vc volta e com ele Hehe Não
Meu filho, construa frases com concordância verbal e que tenham nexo.
Caso contrário, nem mesmo você vai entender o que escreveu.
Tive que ler dez e não entendi a conclusão. Quer dizer q prefere manual? Pq ele pode estragar numa favela qualquer dia? Não faz isso comigo não!!
James, não ande de carro, e nem compre carro, sua filosofia cheia de hehehe, e dificílima de entender não tem sentido, volte para a escola.
Meu amigo, entendi o que quer dizer e nem vou comentar sobre seus erros de português. Mas dou um aviso: ficar partindo carro no tranco vai arrebentar com seu motor se fizer repetidas vezes, pois a lubrificação ainda não está atuando eficazmente durante essa manobra até o motor arrancar definitivamente. Te aconselho a trocar a bateria de seu carro a cada dois anos e realizar manutenção preventiva. Conselho de quem possui automático e nunca ficou na estrada.
Estou lendo em Português, mas entendendo em Russo. Venda seu carro e compre uma gramática.
Tenho um Jeep cj5 câmbio 5 marchas manual não troco por carro automático por N motivos 1 não aguentam que um manual faz apesar que são econômico é coisa de preguiçosos ou pessoas com deficiências nada contra quem curte porém que gosta de motor e sabe usar o câmbio nu cá trocaria por um automático apesar que são muito bons para quem quer ganhar peso afinal não faz nada além de Ponta do dedo do pé baixar hehe e a barriga crescer mais ainda
Você acha que passando marchas com um câmbio manual tá emagrecendo? Kkkkkkkkkkk vc merece todas as gargalhadas do mundo com esse comentário… Procura um profissional da área da saúde pra se orientar.
Gasta o mesmo tanto de calorias que digitar num teclado de computador. Na verdade as calorias são gastas de tanto pisar em embreagem. Melhor procurar uma esteira ou dar uma corrida na praça do bairro, não acha?
Vou largar a academia e comprar um carro manual… sqn.
Jornalista não dirigiu um GSR ou não conseguiu aprender a usar o câmbio. As marchas são trocadas suavemente, sem tranco algum. Tranco só em situações como ladeiras
íngremes com trânsito lento, ou seja, algo bem específico e se você não souber dosar a aceleração – ou seja, você está no controle. Falar de tranco em automatizado é clichê. Eles evoluíram bem e podem sim chegar ao mesmo nível de um automático. Só não chegarão devido ao preconceito burro da imprensa. Felizmente há exceções como o Auto Entusiastas que fez avaliações honestas do produto e tem um conceito equilibrado.
Provavelmente você nunca dirigiu um automático de verdade pra escrever tanta bobagem, Mobi não é carro e GSR não é câmbio automático, pesquise mais o mercado e junte mais grana, pare de mimimi, o texto evidencia uma tendência de mercado, é hora de vender seu automatizado, ou vai ficar com um mico na mão.
Saúde e paz!
Compare preço para arrumar tempo de vida de cada 1 e tipo de adrenalina que cada 1 proporciona a quem curte dirigir
Acho que vc nunca dirigiu um GSR também… Faça um teste no Arco ou Cronos com motor 1.3 e veja por si próprio a evolução desse cambio.
Concordo, já experimentei e só não comprei pelo preconceito que enfrentaria por possíveis compradores na hora de revender. Mas achei o GSR decente. Inferior, mas útil.
Cross fox, 70 mil km, i-motion sem problema algum, ao conduzir, diminui a aceleração no tempo da troca de marcha e ela acontece de forma suave, quase imperceptível, não tenho muita experiência com automáticos, mas o último que dirigi, um Civic 2016, era possível perceber as trocas. Particularmente, acho que os trancos ao rodar pelas ruas e rodovias brasileiras bem mais incômodas.
Eu tenho um bravo absolutte 2012 e depois que aprendi a dirigir com este câmbio não troco por um automático, CVVT não é automático, pois na estrada chego a fazer 15km/l. Tenho desde zero. Há mesmo uma campanha por absoluta falta de conhecimento e forma de uso.