Qual é a diferença entre as caixas automática e automatizada?

Boris explica a distinção entre as caixas automática e automatizada

Por BORIS FELDMAN30/10/17 às 17h32

Boris explica a distinção entre as caixas automática e automatizada.

Um ouvinte nosso quer saber a diferença entre as caixas automática e automatizada. Para ele, se não tem pedal da embreagem,nem alavanca para cambiar, é tudo igual. Ele quer saber também, por que tanto se critica a caixa automatizada?

A automática convencional, que existe há dezenas de anos, tem um conversor de torque no lugar da embreagem. Já a automatizada, que é chamada de Dualogic, Easytronic, ou I-Motion, é uma caixa manual acionada por computador, como se fosse um pezinho invisível apertando a embreagem e uma mãozinha invisível passando as marchas.

Por que a automatizada é criticada? Porque a passagem das marchas se faz com soluços e tranquinhos quando ela tem apenas uma embreagem.

Já os câmbios automatizados mais sofisticados de duas embreagens podem funcionar muito bem, como o DSG da Volkswagen, mas podem, por um erro de projeto, ser uma fonte de problemas como o Powershift da Ford.

caixa automática e automatizada

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Cândido 15 de agosto de 2018

    Excelente dicas muito bom, continuem assim.

Deixe um comentário