Carro movido a hidrogênio é alternativa possível e sustentável

O hidrogênio está entre as três fontes alternativas de energia mais prováveis para locomover o carro futuramente

Por Boris Feldman03/10/19 às 06h15

São três as energias alternativas mais prováveis para o automóvel: o híbrido, que tem o motor a combustão e outro elétrico. A segunda é o carro totalmente elétrico. E a terceira é o carro movido a hidrogênio, que muitos acham ter o motor a combustão que queima o hidrogênio, mas não é nada disso.

Essa é até uma solução possível, e que já foi usada no passado pela BMW. Mas hoje a ideia é outra: ele é utilizado em carros do tipo fuel-cell, ou seja, com célula a combustível onde o tanque do carro é abastecido com hidrogênio.

Daí ele vai para a fuel-cell, onde em uma reação química com o oxigênio, se produz a energia elétrica que vai movimentar os motores. Ou seja: o carro movido a hidrogênio é um elétrico que funciona gerando sua própria energia e dispensando as baterias. E sabe o que sai pelo escapamento? O hidrogênio, H2, junto com o oxigênio, O, formam H2O. Ou seja, água limpa e potável.

lateral bmw i hydrogen next Carro movido a hidrogênio
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (3 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Costa 4 de outubro de 2019

    Discordo de que o que saí no escapamento do veículo movido a hidrogênio é água potável. A água para ser considerada potável tem outros parâmetros a serem considerados para ser potável. Como você é um formador de opinião, vai ter motorista coletando água do escapamento para beber

Avatar
Deixe um comentário