Se não vier de fábrica, turbo reduz a vida útil do motor do carro

Adaptar o turbo em um carro que não veio de fábrica com esse item é uma operação condenada pelo risco de reduzir a durabilidade do motor: entenda

Por Boris Feldman03/10/19 às 08h30

Sempre existiu a ideia de turbinar um motor para aumentar sua potência: era uma das maneiras de se ‘envenenar’ o carro. Mas adaptar uma turbina sempre foi uma operação condenada pelo risco de reduzir sua durabilidade.

Agora que as próprias fábricas estão turbinando os motores, nesse fenômeno do downsizing de reduzir cilindrada e também o consumo e as emissões, as oficinas que preparam carros voltaram à carga. “Está vendo, olha aí”, diz o mecânico: “não tem problema turbinar o motor do carro; as próprias fábricas estão fazendo isso”.

Então, pode-se ou não adaptar a turbina aos motores? Não! Não se pode, e continua o risco de reduzir muito sua durabilidade. Sabe por que? Quando a fábrica projeta o motor para receber o turbo, ela superdimensiona uma série de componentes. Isso para resistir ao esforço extra provocado pela turbina e não reduzir sua vida útil.

turbo motor turbina shutterstock

Foto Shutterstock

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (4 votos, média: 3,25 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Roberto 5 de outubro de 2019

    Acho que depende.

    A instalação num automóvel a gasolina para uso normal não é recomendada.
    Afinal todo o conjunto foi projetado para o motor original e, ao instalar um turbo qualquer motorista vai ser tentado a aproveitar o melhor desempenho do carro com turbo. Alguns até abusam demais, reduzindo a vida útil do motor e transmissão.

    Num motor diesel como das antigas pick ups Hilux que não tinham turbo de fábrica, instalar um turbo não irá afetar a durabilidade do motor. Por outro lado, issos pode reduzir a vida do disco de embreagem devido a maior potência e torque.
    Falando em veículos diesel, como uma pick up ou um 4×4 originalmente sem turbina, eu até recomendaria instalar um. O veículo fica mais ágil, anda mais com melhores retomadas, além de deixar o veículo mais silencioso (a turbina ajuda a abafar o ruído) e menos poluidor (menos fumaça preta).

  • Avatar
    Henrique 3 de outubro de 2019

    Ate concordo com o artigo mas tambem sei que para turbinar um carro nao se pode fazer isso em “qualquer” oficina e com mecanicos que nao possuem experiencia pois existe, por exemplo, uma taxa de pressao que o motor aguenta e que esses mecanicos sem experiencia muitas vezes sabem mas ignoram, entao pro meu entender é preciso levar em um lugar especializado que saiba corretamente até aonde é possivel turbinar ou até modificar o motor como forjar, usar componentes originais e fluidos de qualidade.

Avatar
Deixe um comentário