Carro automático: câmbio no N alivia motor, caixa e consumo

A pergunta é frequenta aqui no AutoPapo, e muitos também queriam saber por que se recomenda colocar o câmbio no N quando se para o carro automático

Por BORIS FELDMAN02/08/18 às 19h25

Em carros automáticos, colocar o câmbio no N alivia o motor ao desengatá-lo da caixa da marchas, e até mesmo a própria transmissão. E isso traz grandes vantagens.

[TRANSCRIÇÃO]

Uma das perguntas frequentes que chega aqui no AutoPapo é a respeito de colocar o N no câmbio automático quando para o carro. E a gente sempre responde, sim, vale a pena colocar a alavanca no Neutro. E tanto isso é verdade, que alguns câmbios automáticos fazem isso sem o motorista perceber.

Mesmo com a alavanca no Drive, o câmbio internamente passa para N até o motorista acelerar de novo.

Mas uma nova pergunta que chegou agora é, por que colocar a alavanca no N de Neutro ao parar o carro? Porque alivia o motor ao desengatá-lo da caixa de marchas. Alivia o próprio câmbio, e o seu conversor de torque, que fica neutralizado. E como resultado disso, ao se exigir menos do motor, há uma ligeira redução do consumo e, consequentemente, também uma redução nas emissões.

Mas uma nova pergunta que chegou agora é, por que colocar a alavanca no N de Neutro ao parar o carro? Porque alivia o motor ao desengatá-lo da caixa de marchas. Alivia o próprio câmbio, e o seu conversor de torque, que fica neutralizado. E como resultado disso, ao se exigir menos do motor, há uma ligeira redução do consumo e, consequentemente, também uma redução nas emissões.

cÂmbio no n alivia sistema
Foto Volkswagen | Divulgação

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

33 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Jayro 4 de agosto de 2018

    Srs. não há necessidade de colocar o câmbio na posição N em paradas curtas, de um semáforo por exemplo. Caso você esteja em um trânsito lento com paradas mais frequentes e demoradas, aí sim é importante colocar em N para não sobrecarregar o sistema.

  • FABIO P. 3 de agosto de 2018

    Olá!
    Não vi ninguém mencionar que as constantes trocas de N para D e vice versa podem ocasionar o desgaste prematuro do tambor de acoplamento das marchas, o câmbio automático é feito pra funcionar automaticamente, ou seja, coloque em D e deixe-o trabalhar. Não concordo com a reportagem, se for para ficarem mexendo no câmbio comprem um manual.

    • Alisson Souza 4 de agosto de 2018

      Perfeito amigo! Essa prática sugerida pela reportagem só irá promover desgaste prematuro no câmbio. Abçs.

  • FABIO P. 3 de agosto de 2018

    Olá!
    Não estou vendo ninguém comentar que as constantes trocas do N para D ou vice versa pode ocasionar desgaste prematuro do tambor de acoplamento das marchas. Câmbio automático é feito pra ser automático, coloque ele em D e deixe-o trabalhar, se for pra ficar mexendo no câmbio comprem um manual, não concordo com a reportagem…

    • Marco 4 de agosto de 2018

      Ótima observação e correta.

    • Carlos Minkap 4 de agosto de 2018

      Concordo plenamente.

      E li em vários editoriais que não se deve fazer isto pois prejudica a lubrificação do cambio podendo danificá-lo.

      Acho que esta matéria esta equivocada !!!

  • Oscar 3 de agosto de 2018

    No trânsito anda/para o câmbio sempre está em D. Uso o Brake Hold.

  • IVAN VASCONCELLOS 3 de agosto de 2018

    Tenho e uso constantemente carros com câmbio automático e SEMPRE coloco o câmbio em neutro quando paro por mais de 2 minutos (aproximadamente é claro). Alem de ser mais lógico, elimina a necessidade de ficar mantendo o pedal de freio, podendo-se passar ao freio de estacionamento e descansar os dois pés.
    Faço isso há mais de 10 anos e nunca tive defeito ou problema algum, ou seja, acho uma ótima ideia e vou continuar fazendo…

    • Fernando Moojen. 1 de setembro de 2018

      OI Ivan! estou contigo e não abro, também tenho o hábito de colocar o câmbio e N, e com isso, libero o motor que ficara em lenta sem esforço. Não desgastando a embreagem e seus componentes, além de economizar combustível.

  • Francisco Matos 3 de agosto de 2018

    Muitos comentários mas sobre posicionamento do câmbio automático o melhor é ler o manual do sel carro.e ponto final.

  • Andre 3 de agosto de 2018

    Em qualquer carro aí parar para passar para P você acaba passando pela N de uma forma ou de outra. Outra coisa, colocar N você corta lubrificação do câmbio, que em períodos extensos vai ser prejudicial para câmbio. Própria matéria fala que câmbios atuais ou pelo menos alguns já fazem isso automaticamente.

  • Jhonatas de oliveira souza 3 de agosto de 2018

    Toda vez que vou parar meu carro eu coloco o cambio nna posição n puxo o freio de mão depois jogo na posição p isso evita que o carro de tranco no motor na hora de sair com ele

  • Gustavo 3 de agosto de 2018

    A função do Neutro é utilizada – sem que seja apenas de passagem – apenas para poder movimentar o carro desligado em caso de quebra (Guinchar). Quando um carro automático está na posição P (parking) e não pega, você não consegue movimenta-lo sem que mude para a posição N. Se não fizer isso ele só movimenta se erguer duas rodas do chão, pois no P o sentido de giro das rodas dianteiras e traseiras é invertido. Fato que consta na maioria dos manuais.

  • Izaias 3 de agosto de 2018

    Conforme a revista quatro rodas o ideal é não deixar na posição N por não ter a lubrificação correta na caixa de câmbio, fico com a quatro rodas.

    *

    EDITADO

    • Wanderson alfim 3 de agosto de 2018

      Como foi dito e se pesquisar tem câmbios antigos da GM onde vc pisa no freio vai automaticamente para n ,aí lhe pergunto se original faz isso iriam fazer algo que se desgastassem para dar recall ou defeito em garantia, o disco da primeira marcha gasta mais assim como combustuvel

  • Sergio Isley Liebel da Silva 3 de agosto de 2018

    Como fica o desgaste do motor de partida num carro com start/stop? São dezenas de partidas diárias.

  • Paulo Favarato 3 de agosto de 2018

    Ninguém consegue fazer uma viagem em marcha lenta, mas se pudesse realmente não gastaria nada de combustível. Lógico que a marcha lenta é o estágio de menor consumo do motor.

    • Wanderson alfim 3 de agosto de 2018

      Não o menor consumo e reduzindo entra na função cutt off

  • Wagner 3 de agosto de 2018

    Oque seria start/stop??

    • Paulo Roberto Pinchemel Amorim 3 de agosto de 2018

      Quando vc para, o carro desliga e quando vc tira o pé do freio ele liga no carro Tracker da Chevrolet

  • Victor 3 de agosto de 2018

    Há várias matérias que dizem o contrário, fora o fato que essa matéria utiliza uma foto de ilustração de um câmbio automatizado ao invés de um automático de fato

    • Felipe Boutros
      Felipe Boutros 3 de agosto de 2018

      Tem razão quanto a foto, Victor. Foi corrigido.

      Obrigado!

      • Gerson Aranis luza 3 de agosto de 2018

        e aquecer o motor aqui no sul qual letra fica p ou n alguém sabe?

    • Renan Paulino 3 de agosto de 2018

      Excelente observação.

  • Wagner 3 de agosto de 2018

    Nossa eu li alguns comentários , só tem mecânico escrevendo , cada um fala o seu ponto de vista . Será que com todos estes anos que o câmbio automático existe no país as pessoas NÃO sabiam deste detalhe quando parar o carro colocar a alavanca na posição N . Isto é o básico no câmbio automático .parem de ficar levantando polêmicas onde não existe .

    • Jean 3 de agosto de 2018

      Voce está completamente enganado. Se todos estes anos de cambio automático e voce nunca leu um manual ou tentou entender o funcionamento do mesmo e ainda insiste em colocar o cambio em N nas paradas. Acho que o problema não são os mecânicos escrevendo…

  • Mauro 3 de agosto de 2018

    Especialistas são unânimes em afirmar que tais caixas são projetadas para funcionarem sem a constante intervenção do motorista o que causa maior desgaste ainda frente a tímida economia de combustível na constante troca desnecessária, inútil em uma caixa cujo funcionamento deve ser AUTOMÁTICO!!!

  • Garagem do Guga 3 de agosto de 2018

    A lubrificação do câmbio permanece, a bomba hidráulica do câmbio continua trabalhando devido ao constante trabalho por está conectada permanentemente ao conversor de torque, que este por sua vez está parafusado à cremalheira que está presa ao virabrequim.

  • William 3 de agosto de 2018

    Colocar a alavanca no N de Neutro ao parar o carro provoca desgaste prematuro no câmbio automático.

  • André 2 de agosto de 2018

    E a lubrificação do câmbio como fica?

    Ela não depende do movimento do motor para fazer o óleo fluir dentro do sistema?

  • Adriano 2 de agosto de 2018

    Boa noite; essa discussão tem controvérsia por quê, há comentários que não é aconselhável devido a plena lubrificação do câmbio e salvo o meu engano, li qualquer coisa sobre essa questão aqui.

  • Marcos 2 de agosto de 2018

    O Eco start stop substitui essa necessidade de colocar o Neutro uma vez que o veículo está parado? É correto dizer que o consumo será o mesmo fazendo o uso do Eco start stop ao invés de colocar o veículo em Neutro?

    • Garagem do Guga 3 de agosto de 2018

      O modo start/stop além de aliviar todo o conjunto motor e câmbio, alivia também o consumo.

Deixe um comentário