Carro elétrico sem bateria existe e tem tudo a ver com o Brasil

Uma das dificuldades do carro elétrico com célula de combustível é o reformador, equipamento que retira o hidrogênio do etanol

Ideia consiste em extrair o nitrogênio presente no etanol para alimentar a Fuel Cell, que gera energia para movimentar o carro elétrico.
Por Boris Feldman
Publicado em 17/07/2019 às 06h15

Existe, por incrível que pareça, um carro elétrico que funciona sem bateria: é o carro com célula a combustível, Fuel-Cell. Ele é abastecido com hidrogênio, que vai para essa célula, e aí, em contato com o oxigênio, gera energia elétrica para os motores.

Daí se pensou uma solução ‘sopa no mel’ para o Brasil: ao invés de abastecer com hidrogênio, abastecer com etanol – que tem para todo lado – e extrair do etanol o hidrogênio que iria para a célula de combustível. Mas a dificuldade é do equipamento que tira o hidrogênio do etanol, chamado reformador. Caro, grande e pesado, é difícil de se instalar num automóvel.

Pesquisava-se, então, como reduzir seu peso, custo e tamanho, quando surgiu uma outra ideia: instala-se o reformador no posto; ele extrai do etanol o hidrogênio que já vai para o tanque do carro.

Carro elétrico
Nissan | Divulgação
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
HUMBERTO CARLOS PEREIRA LEITE 17 de março de 2021

Apesar de estudar o assunto há anos ainda não entendi porque extrair o hidrogênio do etanol e não da água. Densidade energética? Creio que o gasto de energia são próximos. Esse negócio de etanol é balela. Meus dois últimos carros nunca foram abastecidos com etanol puro. Nunca compensou. Só misturando à gasolina para tornar viável um combustível que usa terras férteis pra alimentar carros em vez de destinar as terras à produção de combustível para alimentar pessoas.

Avatar
Carlos Rufino 26 de julho de 2019

Uma célula de combustível é, por definição uma “bateria sem eletrolito”, assim, como toda bateria, o eletrolito precisa ter certas condições de condução e manutenção de elétrons, a célula mais comum é a de hidrogênio, que utiliza um processo inverso a eletrólise, combina oxigênio e hidrogênio para compor água liberando a energia que carrega as baterias de litio-ion no carro e estas fornecem energia para o motor e sistemas. o Álcool, o gás natural, etc, passam por catalizadores que separam componentes químicos ligados ao hidrogênio, este é ligado a célula e o resto é queimado para alimentar o catalizador, no caso do álcool, é liberado pela descarga basicamente água e co2, outros combustíveis, como a gasolina poderia ser usado, mas liberaria enxofre, co, potássio, cianetos, etc, ganharíamos na eficiência do motor mas não no resto, além das gorduras rapidamente entupirem o sistema. Também existem os carros movidos a salina, uma mistura de água salgada com um eletrolito específico, parece que a ideia de ter um carro a bateria e placas solares em casa atormenta a indústria como um todo, o consumidor tornar-se quase independente do comércio é um pesadelo que tentam evitar a qualquer custo, aceitam ter um carro menos poluente e melhor desde que fiquem fornecendo algo mais vantajoso do que somente energia elétrica. Dos anos de estudo, tornei-me um apoiador do motor elétrico para quaisquer aplicações, nisso incluo o carro elétrico, minha preferência é o a bateria, dá pra produzir energia de muitas formas e carregar o carro. Até mesmo um gerador a gasolina estacionário pode tornar-se menos sujo do que num carro com filtros maiores e melhores, se for álcool então, quantos carros dá pra carregar com um só motor em rotação constante? Falam da usina a carvão, ela via parar de queimar carvão sem carro elétrico? Todo usina consome mais que produz o que fazer com o excedente? Há muitas perguntas e para todas há uma única resposta, “motores elétricos”, não só no uso doméstico, mas no transporte também.

Avatar
Assis 17 de julho de 2019

Ma porque não se cria uma célula a combustível que funcione diretamente com etanol, transformando ele em eletricidade se existem várias delas que são multicombustivel?

Avatar
Deixe um comentário