Carro elétrico sem bateria desenvolvido no Brasil?

Ainda em fase experimental no Brasil, uma nova tecnologia pode permitir o funcionamento de um carro elétrico sem bateria

carro eletrico
Por Boris Feldman
Publicado em 08/03/2019 às 06h15
Atualizado em 13/03/2020 às 20h38

Ainda em fase experimental no Brasil, uma nova tecnologia pode permitir o funcionamento de um carro elétrico sem bateria.

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[TRANSCRIÇÃO]

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, ao participar recentemente de um seminário da ANP, disse com muita propriedade que o carro do futuro é o elétrico. Mas, ressalvou que o Brasil tem que se valer inteligentemente de seus próprios recursos e desenvolver o carro elétrico sem bateria.

Mas, pouca gente entendeu o que disse o ministro: como assim um automóvel elétrico sem bateria? Simples, existe uma tecnologia da célula a combustível, fuel cell, que recebe o hidrogênio do tanque do carro e o transforma em energia elétrica. Esse carro já existe à venda em alguns países.

No caso do Brasil, uma outra tecnologia, ainda experimental, extrai o hidrogênio do etanol. Então um carro elétrico, que ao invés de bateria, pode ser abastecido em qualquer posto no Brasil.

Carro elétrico sem bateria
Jaguar | Divulgação
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
26 Comentários
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Carlos Rufino 26 de julho de 2019

O amigo EMÍLIO RANIERE, está totalmente certo, no entanto, é bom lembrar também que a energia utilizada para a eletrólise e obter o hidrogênio daria para percorrer uma distância 15 vezes maior num carro a bateria qualquer, isso faz com que percorrer 100km num desses seja pelo menos 15 vezes mais caro. A longo prazo, sem trocas de óleo, correias, seguimento, bielas, etc, ainda os tona mais baratos do que um a combustão, mas, um elétrico a bateria, além de também não teres essas peças, também não tem de trocar os eletrodos e os isolantes da célula periodicamente.

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Jair 13 de julho de 2019

Usar água como combustível pra extrair o hidrogênio é perigoso, pois a água é essencial para a vida. Se virar combustível, daqui a pouco a água vai ficar escassa e valiosa; aí estaremos ferrados!

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Rebato 27 de junho de 2019

Evidente que se pode extrair hidrogênio do álcool, pois, nosso etanol é muito hidratado, ou seja, o que colocamos no tanque é muito mais água que álcool.

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Jonny 16 de março de 2019

Isso será uma guerra dos combustível e a nova tecnologia de elétrico ou qq outra. Mas por qui vai depender do lobby que o governo vai fazer p se dar bem. Não está preocupado com o Brasil. Principalmente esse governo que só que o destruí-lo.

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guytourinho 16 de junho de 2019

Boa noite caros senhores,a China junto com Eua vem impondo os carros eletricos no maximo em 2 anos veremos a maioria da frota rodando e serao eletricos o que ninguem esta se lembrando e da atual matriz o petroleo que cairá muito em consequência veremos uma gigante empresa brasileira cair a Petrobras a que redefinir e realinha la para produzir tambem carros eletricos e isso tem que ser rapido.se perderemos em consequencia da queda das vendas do petroleo ganharemos na venda dos minerais terras raras base de novas tecnologias principalmente carros eletricos. alem de termos que fortalecer a Eletrobras a demanda vai aumentar muito.estamos vendo uma gigantesca mudanca acontecer a queda das vendas de combustiveis feitos com petroleo

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Douglas Reis Momose 8 de outubro de 2020

Isso é balela se desse para ter já teriam e álcool e petróleo vai precisar por muito tempo,veja o preço de uma bateria de celular num preciso falar mais nada

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Douglas 8 de outubro de 2020

Não vai ter carro a bateria não ,porque não vale a pena e só ver o preço de uma bateria de celular para terem idéia do que estou dizendo,a bateria normalmente aguenta três anos,isso para mim de que o mundo só vai uzar carros elétricos,precisaria de alguém vir e explicar como,até agora não apareceu ninguém

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Arysson 9 de março de 2019

Por favor ministro. Carros a bateria é o futuro. Vamos remar a favor da maré. Todos esses nichos de mercado devem se atualizar e se adaptar. Não adianta criar resistência em tentar salvá-los. Precisamos de um novo futuro e esse futuro é energia!!!!

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Carlos 8 de março de 2019

Extrair o hidrogênio do etanol, que tremenda idiotice, pode-se extrair da água….coisas de politicagem

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Breno Ellery 8 de março de 2019

Claro,tem que manter a escravidão da cobrança de impostos e consequentemente os combustíveis mais caro do mundo,pois o carro a bateria pode ser alimentado por painéis solares e fatalmente de graça,ou seja,mais um partido de gente que quer continuar escravizando a população brasileira,mais do mesmo.

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FELIPE RODRIGUES 8 de março de 2019

Vamos produzir o Etanol, pra depois retirar o hidrogênio. A não ser que violem as leis da termodinâmica, seria energéticamente mais eficiente (e ambientalmente melhor) usar o etanol.

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Adriano 8 de março de 2019

Quanta idiotice…
O carro elétrico é uma evolução para substituição do carro a COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS…
No caso do álcool não faz sentido construir um veículo caríssimo ( caso dos veículos com célula a hidrogênio) para substituir um veiculo não poluente, como os motores à álcool.
Os carros elétricos são para substituir os carros que usa derifos do petróleo, altamente poluidores.
Mas tem 2 problemas aí…
Oa descartes das baterias depois do tempo de vida útil (10 anos)
E a produção da energia, que na grande maioria dos paises é produzida à partir da queima de carvão ou oleo combustível.

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Allan 9 de março de 2019

Pior é o descarte do carro inteiro, que nas estradas brasileiras sua vida útil é de 5 anos. Além disso, temos energia solar eficiente e relativamente barata no Mercado Livre.

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Paulo 14 de novembro de 2019

Vejo no futuro a energia solar como fonte pra carregar esses carros. O Brasil tem potencial enorme de geração. Muitos carros ficam parados durante o dia, tempo em que podem estar carregando.

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Raphael Souza 8 de março de 2019

Imagino como vai ser ridículo o consumo, vão converter duas vezes a energia. Difícil de acreditar que pensaram nisso.

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Mauricio 8 de março de 2019

Já tem um da Toyota que é usado no EUA! E é abastecido direto com hidrogênio nos postos.
Só acho realmente inviável utilizar o etanol, sendo que pode ser retirado o hidrogênio direto da água.

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Carlos 8 de março de 2019

Mas logo vão inventar a roda quadrada

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vinicius hebelin Peres 8 de março de 2019

Preço do Hidrogênio no posto em 2025. R$:45,99

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erico 8 de março de 2019

É. Esperto ele né. Continuariamos presos ao etanol caro do brasil. Isso pra mim nao funciona.

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Adolfo 8 de março de 2019

Funciona com água normalmente, fala etanol só pra não fugir da Petrobrás e dar rolo.

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Wellington 8 de março de 2019

Não vai pra frente!!!
Essa porcaria de pais sempre empurrando seus cidadãos para seus postos de gasolina para pagar impostos. Tô fora prefiro a bateria mesmo.

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Edeilton 8 de março de 2019

Análise perfeita.

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Valdenir Daniel Cavalheiro 8 de março de 2019

Em muito breve as baterias de GRAFENO serão mais baratas e muito mais eficientes que as atuais! Bateria é o futuro… pronto!

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A C 8 de março de 2019

Caro Sr Welligton,seja a ar,bateria ou atraves de espiritos ,o estado vai sempre invariavelmente taxar com impostos estas novas tecnologias…

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Elias 8 de março de 2019

Quando a bateria vencer no Brasil você terá que comprar outro carro pelo custo

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Emílio Raniere 8 de março de 2019

Boris, mesmo esses carros com célula de combustível possuem bateria. Apenas o tamanho dessas é que é bem reduzido. São carros elétricos completos com um gerador a mais. Quando a bateria está totalmente carregada o sistema de geração a partir do hidrogênio é interrompido, passando o veículo a mover-se apenas pela carga armazenada na bateria, como nos híbridos convencionais.

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