Quem beber e dirigir poderá arcar com gastos do poder público

Projeto de Lei sugere que o condutor infrator responda pelos gastos de saúde e previdenciários, como pensões e auxílios destinados às vítimas

Motorista com garrafa de cerveja na mão bebendo ao dirigir
Por AutoPapo
Com Agência Câmara
Publicado em 08/03/2019 às 10h46
Atualizado em 04/10/2019 às 21h13

O Projeto de Lei 362/19, que tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados, determina que o motorista que provocar um acidente com dolo ou culpa grave por beber e dirigir responda pelos gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) de todos os acidentados. Isso sem contar com a obrigação de indenizar as vítimas.

A proposta altera o Código Civil (Lei 10.406/02) e foi apresentada pelo deputado Alceu Moreira (MDB-RS). O projeto prevê ainda que o responsável pelo acidente – que bebeu e dirigiu – também responda pelos gastos com auxílios e pensões que vierem a ser pagos pelo sistema previdenciário público, como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou o regime dos servidores públicos.

O objetivo da proposta, segundo o deputado, é reaver os recursos públicos gastos com vítimas de acidentes de trânsito causados por motoristas alcoolizados ou drogados.

Projeto de Lei que tramita em caráter conlusivo na Câmara dos Deputados quer que motorista que beber e dirigir arque com todos os gastos das vítimas do acidente de trânsito.
iStock | Divulgação

Moreira recorda que, em 2011, a Previdência Social processou um motorista embriagado que causou a morte de cinco pessoas e lesionou outras três no Distrito Federal. A ação foi a primeira deste tipo ajuizada no Brasil. A Previdência alegou que o INSS já havia desembolsado R$ 91 mil em auxílios e pensões para os filhos de uma das vítimas.

O deputado argumentou que o direito conferido pelo projeto ao Estado de processar o motorista que bebeu e dirigiu busca “reduzir os ônus desproporcionais causados aos demais contribuintes [pelo acidente]”.

“Quem se embriaga, consome drogas e dirige em altíssimas velocidades assume um risco que vai muito além dos riscos naturais da vida moderna. Entendo não competir a toda a sociedade, mediante tributos, custear a grave irresponsabilidade de alguns”, afirmou.

O projeto que quer responsabilizar o condutor que beber e dirigir pelos gastos do poder público será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família, Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fernando 8 de março de 2019

Piada atrás de piada. Político não paga nada, mesmo. Eles podem inventar o que querem.

Avatar
Manoel 8 de março de 2019

Antes de qualquer decisão, é necessario que se ouça especialistas da área. O que um presidente que diz que só aprendeu a atirar pode falar sobre o tema?

Avatar
Deixe um comentário