Carro usado: dicas para identificar qualidades e defeitos
Desgaste dos pneus, soldas e marcas na pintura podem dizer bastante sobre o tipo de uso feito pelo antigo dono
Desgaste dos pneus, soldas e marcas na pintura podem dizer bastante sobre o tipo de uso feito pelo antigo dono
Profissionais do setor dos automóveis costumam identificar a integridade de um carro usado com uma ligeira olhada: basta examinar dois ou três detalhes para ter certeza de que o carro não presta. O contrário pode ser mais complicado: ele pode parecer um ótimo veículo mas enganar até o bom conhecedor… Listamos algumas dicas para identificar a qualidade de um usado.
A cor da fumaça pelo escapamento é um bom termômetro para se avaliar o motor, por exemplo. Exagerada e muito escura? Sinal de desregularem da mistura. Muito clara? Pior ainda, pois é sinal de que tem óleo sendo queimado junto com o combustível. Neste caso, nem precisa de ligar o motor: a ponteira do escapamento fica preta e oleosa. Aliás, a cor certa para a saída do escapamento é cinza claro.
Uma olhadela na carroceria revela também um passado sujeito a chuvas e trovoadas. Ondulações na pintura sinalizam um reparo mal feito da chapa. Com o capô aberto, é possível perceber marcas de solda posteriores à fabricação do carro, sinal de que ali já teve batida. Porta-malas aberto, dá para perceber se a parte traseira da carroceria foi “invadida” por algum apressadinho que não conseguiu frear em tempo hábil…
Problema grave estrutural pode ser descoberto mesmo por quem pouco entende de automóvel. Basta observar como se os pneus dianteiros estão se desgastando. A banda de rodagem deve ter uma aparência regular e não apresentar “escamas”, sinais de irregularidade da suspensão dianteira, ou da própria carroceria. Outra receita para se detectar uma grave irregularidade é o pneu que “come de lado”, ou seja, a banda ainda tem sulcos de um lado mas já ficou careca do outro. O que sinaliza que seu contato com o asfalto está completamente irregular.
Entretanto, nem sempre o desgaste irregular é provocado por um problema do carro, mas pelo seu proprietário, desleixado e que não se preocupou em mandar alinhar a direção com a frequência recomendada. O que se corrige numa boa oficina de alinhamento da geometria de direção. Se este alinhamento se revelar impossível, é sinal de que esse carro usado pode ter sofrido um forte impacto na dianteira com uma distorção do monobloco quase impossível de ser reparada.
Agora que já tem alguns parâmetros para analisar a qualidade de um carro usado, saiba quais são os:
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Agora ha pouco eu vi um comentario onde o sujeito falava dos alto preço dos combustiveis aparentemente defendia a roubalheira do governo pois cerca de 50% do preço da gasolina aqui no Brasil eh so de impostos e isso eh um absurdo. Mas o tal sujeito diz q isso não devia assustar a popular ja q na Europa ha paises onde o imposto sobre a gasolina tbm chega a 50 %. Pode ser. Mas esse infeliz esqueceu de dizer q na Europa os serviços públicos funcionam perfeitamente pois la não existe a corrupção desenfreada q existe por aqui