Mancha de óleo sob o motor não é normal

Por BORIS FELDMAN20/05/18 às 07h30

Uma mancha de óleo na garagem ou mesmo sob o motor do carro não é algo que deva ser desprezado. Mesmo que você tem feito a troca recentemente.

[TRANSCRIÇÃO]

Você levou o carro para trocar o óleo do motor, voltou pra casa, e no dia seguinte percebeu uma pequena mancha de óleo exatamente sob o motor. O que pode ter acontecido?  Primeiro, para se trocar o óleo remove-se o bujão que fica lá embaixo do cárter para esgotá-lo completamente do motor. Acontece que ao voltar o bujão, o mecânico pode ter se esquecido de colocar um pequeno retentor, uma junta que evita o vazamento, ou de substituí-lá. Porque ao se retirar o bujão, troca-se o retentor por um novo. Ou pior ainda, ao recolocar o bujão no cárter existe uma especificação de torque para o seu aperto. Se o mecânico não fez uso do torquímetros, confiou na sua sensibilidade e exagerou o esforço sobre o bujão, ele pode ter provocado uma trinca no cárter.

Uma mancha de óleo

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário