Carros automáticos vão ultrapassar, em vendas, os manuais em 2019

As fábricas que tiveram dor de cabeça com o problemático câmbio automatizado já decidiram adotar o automático tradicional

Por Boris Feldman20/02/19 às 06h15

Antigamente, o brasileiro tinha o pé atrás com os carros automáticos, com medo dos custos de manutenção desse tipo de câmbio. Mas, atualmente, a realidade é bem diferente.

[TRANSCRIÇÃO]

O brasileiro sempre teve uma aversão ao câmbio automático, até que voltaram a importar automóveis na década de 90, e o câmbio automático passou a causar uma melhor impressão: que ele não era nenhum bicho de sete cabeças, que a manutenção não era complicada, que peças de reposição já existiam no nosso mercado. E, devagarzinho, o brasileiro foi aderindo ao câmbio automático.

Não sem passar por um susto com o automatizado, aquele quebra-galho que dava problemas e trocava as marchas aos trancos e barrancos. Mas as fábricas que implantaram esse automatizado perceberam e já o estão eliminando, e passaram para o câmbio automático tradicional.

E vai aqui um fato curioso: as previsões para 2019 dizem que, pela primeira vez, automóveis com câmbio automático vão superar os manuais e representar mais de 50% das vendas do nosso mercado.

Carros automáticos
Foto Jeep | Divulgação
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (4 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    José Eduardo 20 de fevereiro de 2019

    O custo real da manutenção de automáticos no mercado paralelo fora São Paulo sempre foi absurdo nompassado, vi muito monza velho com câmbio automático ter o sistema trocado pelo câmbio Mecanico em função de ser mais barato a adaptado do que reparar e manter o câmbio automático do chevrolet, então desculpe mas não era preconceito era pura e simples realidade…. que provavelmente o autor do texto não conheceu ou conviveu ….

Avatar
Deixe um comentário