Vencimento da CNH e simulador de auto escola devem ser revistos

Ministério da Infraestrutura promete rever decisões controvertidas tomadas pelo Contran e pelo Denatran nos últimos anos

Por Boris Feldman19/02/19 às 19h30

Contran e Denatran são mestres em tomar decisões atrapalhadas. O governo federal promete revisar o vencimento da CNH e o simulador de direção. Saiba mais:

[TRANSCRIÇÃO]

Desde que o saudoso Alfredo Peres deixou, há quase 10 anos, a diretoria e a presidência do Denatran e do Contran – esses dois órgãos de trânsito que eram subordinados ao Ministério das Cidades – foi uma longa série de decisões atabalhoadas e incompetentes.

Agora, no governo Bolsonaro, a primeira decisão inteligente foi transferi-los para o Ministério da Infraestrutura. E seu titular, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, parece ter sido muito bem-informado das trapalhadas destes dois órgãos.

Tanto que já afirmou que vai rever todas essas decisões com um único propósito: de simplificar e baratear a vida do cidadão brasileiro. E já começou focando nos simuladores das auto escolas para a obtenção da CNH e do próprio prazo de validade da CNH.

Vencimento da CNH
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (6 votos, média: 3,67 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
306 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    fabio 16 de agosto de 2019

    Outra coisa que teria que acabar é esse EAR se já temos carteira assinado que somos motoristas profissionais para que ter na carteira de motorista também só roubo neste Brasil.

  • Avatar
    Mauricio 30 de junho de 2019

    Que data realmente vai começar a valer isso

  • Avatar
    Cláudio José da Silva 16 de abril de 2019

    Dizer que o uso do simulador é benéfico para o aprendizado é uma das mentiras mais deslavadas que se possa cometer. Se assim fosse em países de primeiro mundo como Estados Unidos, Inglaterra e outros esse simulador seria obrigatório, isso só acontece no Brasil. Na minha humilde opinião teríamos que ter a opção de matricular-se em uma Autoescola ou estudar a o CTB Código de Transito Brasileiro em casa ou em aplicativos ou em APOSTILAS FORNECIDAS PELO DETRAN quando fosse requerido a matricula e agendamento para adquirir a Habilitação, marcaríamos os exames Médicos e Psicotécnicos após aprovados nesses exames todo habilitando ou habilitado quando quisesse mudar de categoria faria um exame de avaliação de conhecimentos do CTB Código de Transito Brasileiro. Sendo aprovado seria concedido uma licença provisória para aprendizado de condução veicular, onde os parentes mais próximos, amigos poderia instruir seu parente ou amigo e também seria possível contatar um profissional Habilitado com curso de especialização e credenciado pelo DETRAN para ministrar aulas práticas quantas fossem necessárias para que o habilitando fosse prestar exame pratico de condução do veículo. Esse profissional Habilitado e com curso de especialização em formação de condutores poderia ministrar aulas para habilitados que assim o necessitasse. O habilitando assim poderia se preparar para os exames de direção como mais lhe fosse conveniente. No atual modelo é tirado do cidadão seu direito de liberdade e escolhas pessoais sendo este obrigatoriamente se matricular e frequentar Centros de Formação de Condutores e Fazer aulas no simulador o que nada acrescenta no processo de aprendizagem. Há os que o defenda dizendo que o habilitando que nunca conduziu um veículo venha a se habituar como o uso dos controles e com o painel do veículo o que pode e deve ser feito com o veículo imobilizado. Para as primeiras aulas práticas os habilitandos deveriam realizara experiencia de conduzir um veículo em locais apropriados instituídos pelo DETRAN sendo permitido o acesso somente aos habilitandos. Por esses motivos venho veementemente criticar o atual processo para que o habilitando venha a adquirir sua tão sonhada Habilitação.

  • Avatar
    Pablo vinicius 4 de abril de 2019

    Acho tudo isso uma bobagem.

  • Avatar
    Walter Guerreiro 27 de março de 2019

    Ótima Coluna Boas informações e ótimo para todos os Usuários

  • Avatar
    Gustavo Viegas 21 de fevereiro de 2019

    Adorei essa ideia vai facilitar muito a vida do brasileiro o benção

  • Avatar
    Paulo Cesar 21 de fevereiro de 2019

    Aumentar ou reduzir o tempo de validade da habilitação não aumenta ou diminui o número de acidentes. Só na cabeca de um
    retardado para pensar assim.

  • Avatar
    Mari 21 de fevereiro de 2019

    Já está valendo essa lei que desobriga as aulas com simulador?!

  • Avatar
    Marcel G. Queiroz 21 de fevereiro de 2019

    Com a tecnologia que temos hoje ,todos veículos deviam ser chipados com um sistema que informa a velocidade e o local onde está, não teria mais problemas de esesso de velocidade e não teria mais roubos de veículos , seria fácil localizar veículos roubados e não teria como burlar a velocidade em vias públicas.

  • Avatar
    Dalssisa Pinheiro Macedo 20 de fevereiro de 2019

    Deve investigar essas auto escolas que oferecem seguro aprovação;elas estendem o processo até vencer o prazo ;outra forma de enganar o consumidor.

  • Avatar
    Dalssisa 20 de fevereiro de 2019

    Deve investigar essas auto escolas que oferecem seguro aprovação;elas estendem o processo até vencer o prazo ;outra forma de enganar o consumidor.

  • Avatar
    Leandro 20 de fevereiro de 2019

    Por mim tinha que acabar com praça teórica isso sim se não passa paga denovo essa prova teórica e pior que a prova

  • Avatar
    Lismonica Helenados Santos Pereira 20 de fevereiro de 2019

    reveja a carta para deficientes para que baliza acha que ele vai complicar

  • Avatar
    Rita de cassia Trindade 20 de fevereiro de 2019

    Apoio, colocar no máximo 20anos pois cobram um absurdo P tirar carteira e ainda tem simulador pra arrancar mais dinheiro do povo brasileiroso

  • Avatar
    Genivaldo de Souza Nunes 20 de fevereiro de 2019

    É um absurdo ter que pagar $ 165,00 em um pedaço de papel chamado laudo,sem contar que o Detran é um dos piores serviços prestados ao cidadão.

  • Avatar
    Jones 20 de fevereiro de 2019

    Muitos comentários de pessoas que não sabem nada. O atual governo tem que rever tudo que esses órgãos fizeram. Uma verdadeira quadrilha se instalou nesses órgãos para poder roubar o povo.

  • Avatar
    Juacy 20 de fevereiro de 2019

    Tem que rever mesmo, ninguém aguenta esses absurdos.
    3.000,00 mil reais para tirar uma CNH é muito para um alariado.
    Uma verdadeira vergonha.

  • Avatar
    ALTEMIR DO AMARAL 20 de fevereiro de 2019

    E ainda tem mais, tive que fazer aquele exame toxicologico no valor de 240,00 reais fora as taxas do Detran. Absurdo.

  • Avatar
    ALTEMIR DO AMARAL 20 de fevereiro de 2019

    Concordo plenamente em acabar com esse prazo. A minha primeira habilitação eu tirei em 1982 e só vim renovar em 2004. Poderia renovar novamente em 2024. Mas depois de 2004 já perdi a conta de quantas vezes já removeu minha habilitação. Vamos mudar essa ideia.

  • Avatar
    Patrícia 20 de fevereiro de 2019

    Absurdo é custar qse R$ 2.600,00 a auto escola + laudo + exame médico. Pq esse joguinho de computador que inventaram para tirar dinheiro do povo não te dá nenhuma noção de rua. ?

  • Avatar
    Jaime Gonçalves de Oliveiera 20 de fevereiro de 2019

    Boris Feldman.Esse entende de carros Que continue cada vez melhor. Att. Jaime.

  • Avatar
    Cláudio Collodetto 20 de fevereiro de 2019

    É muito fácil uma pessoa sem conhecimento de causa sem nenhum estudo técnico falar asneiras na mídia pois por trás não só para o aprendizado do aluno, ou imagina um condutor ficar 10 anos se fazer exame de vista vejo também que são milhares de pessoas qualificadas que irão ficar sem empregos isso vai mudar

  • Avatar
    Coyote 20 de fevereiro de 2019

    Até parece que essa lei atual educa alguma coisa, só piora, se mudar vão para de mexer no nosso bolsos. povo com dinheiro e povo calmo quem faz merda e louco e as vezes levam vidas inocente mas e vida seguimos com força e foco.Eu acho bom para todos.

  • Avatar
    Marcos 20 de fevereiro de 2019

    Muita gente não sabe nem do que se trata, acha que aumentando ou diminuindo o tempo de validade vai reduzir ou aumentar o número de acidentes…acidentes estão relacionados as atitudes do condutor e educação do mesmo…já percebe que a maioria dos brasileiros não são tão educados…então simulador e 5 anos de validade são apenas para ganhar dinheiro as custas de um povo sofrido e trabalhador ..chega de tanta corrupção

  • Avatar
    Carlos eduardo 20 de fevereiro de 2019

    tinha que Aumenta o SALÁRIO de nós INSTRUTORES DE TRÂNSITO . Só quem tem Lucro são os Donos CFC e o Governo ????

    • Avatar
      cida 29 de agosto de 2019

      instrutores ja tem um salario bommmm na maioria das vezes nem fazem nada

  • Avatar
    Petter Salles 20 de fevereiro de 2019

    Deveriam rever a forma de avaliação, os avaliadores são péssimos. Pressão psicológica ridícula.

  • Avatar
    JOSE CARLOS BISPO DE JESUS 20 de fevereiro de 2019

    Nosso país é movido a base de propina, quem garante que as fábricas desses simuladores não deu alguma propina para aprovar esses simuladores, que só serve para ferrar o povo brasileiro, porque isso não serve pra nada é apenas um vídeo game, tinha que rever esse negócio de exame toxicológico também, que não serve pra nada a não ser para tirar nosso dinheiro, porque as pessoas que usam drogas compra o exame,e quem paga o pato somos nois trabalhador pai de família, que tem que tirar da boca dos filhos pra pagar exame, sendo que nem carreteiro eu sou e muito menos uso drogas,e tenho que pagar para provar que não uso.o brasileiro já paga um monte de imposto e ninguém faz nada pra ajudar só quer ferar o povo.Deus abençoe o nosso presidente para que ele reveja isso, obrigado

  • Avatar
    Ozeni 20 de fevereiro de 2019

    E quem ta co a cnh vencendo agora em fevereiro de 2019 oque tem que fazer remobar ou esperar pra ver oque acontece

  • Avatar
    [email protected] 20 de fevereiro de 2019

    Hoje às autoescolas empregam monitores desclalificados em suas unidades fabricando centenas de condutores sem a mínima noção das regras de trânsito e desrespeito aos espaços de outros.

  • Avatar
    Andre 20 de fevereiro de 2019

    Excelente decisão. Pois além das Texas e exame psicológico para que possui o EAR, agora inventaram este exame toxicológico que mesmo não exercendo a profissão de caminhoneiro somos obrigados a pagar provas contra nós mesmos. Não sou contra o exame, mas acho que não temos que pagar.

  • Avatar
    Janio de oliveira 20 de fevereiro de 2019

    Não vejo diferencia nenhuma na renovação de 5 ou de 10 anos, o governo deveria aplica simulação via app do Detran sem punição nenhuma pro condutor,só como modelo preventivo e e ducacional e um forma do condutor tá lendo assunto referente as leis e normas de trânsito, aí sim o governo estaria melhorando a educação no trânsito sem cobrança e gastos adicionais pro condutor.

    • Avatar
      Uanderson Marcelo de Jesus 20 de fevereiro de 2019

      Tem que alimenta o tempo mesmo concordo plenamente com esta mudança e pra quem não tá gostando aceita que dói menos.

  • Avatar
    Denilson Sérgio Soares 20 de fevereiro de 2019

    Tem que aumentar o tempo sim,pois assim acaba com a mamata desses médicos donos de clínicas filiadas a Detran. Que recebem um absurdo em cima do candidato. Pra se renovar uma CNH hoje colocando atividade remunerada que é o da o direito para o cidadão trabalhar fica em Minas Gerais por 611.00 reais.

  • Avatar
    Leandro 20 de fevereiro de 2019

    Eu como instrutor de autoescola, digo,simulador não serve pra nada, primeiro que na maioria das auto escola o instrutor não fica perto do aluno, não dá pra comparar uma tela de TV com um carro, já dei aulas pra alunos que tinha acabado de fazer simulador e não sabia ligar um carro,tive que ensinar tudo de novo, estou super ansioso para mudar o prazo de validade da CNH kkk pois a minha irá vencer daqui uns meses kkk

  • Avatar
    Marcelo Escoura 20 de fevereiro de 2019

    CNH e Detran. Aqui em Minas tudo que se fala em trânsito o Detran arranca dinheiro do bolso do cidadão. Tirar e ou renovar CNH é um assalto a mão armada. Guia de recolhimento do estado, exame toxicológico: uma parte do dinheiro vai para o laboratório captador, outra parte vai para o laboratório executor e outra parte para o DETRAN.
    Exame psicotécnico, físico e acuidade visual : o valor pago um absurdo e o dinheiro vai uma parte para a clínica e outra parte vai para o DETRAN. E mais o cidadão não tem o direito de pesquisar qual a clínica faz os testes e exames mais barato. O preço é imposto pelo Detran e o franqueado ( clínica ). Pois falar em habilitação no Brasil é falar em ficar rico as custas do trabalhador. Outra coisa é o tal do exame toxicológico. Já que foi colocado como um dos itens obrigatórios para o candidato que usa sua CNH para o seu sustento. Este exame na verdade deveria ser obrigatório desde a primeira habilitação, sendo que os bandidos geralmente não usam CNH categoria acima de C,D ou E.

  • Avatar
    Marcos Amorim Machado 20 de fevereiro de 2019

    Estou fazendo minha CNH e estou nas aulas teóricas,e termino dia 22/02/2019 ,sou obrigado à fazer o simulador?sendo que já paguei tudo e estou no processo?

  • Avatar
    Marcos 20 de fevereiro de 2019

    Já basta que a pessoa vai lar fazer a prova prática e não passa .ai tem quê pagar mais 300 para fazer a prova novamente e assim possessivamente.

  • Avatar
    Cleuber 20 de fevereiro de 2019

    Estamos aguardando , essa promessa do Presidente..

  • Avatar
    Viviane 20 de fevereiro de 2019

    As leis são feitas para serem cumpridas se vc andar certo vc não leva multa não causa acidente, as pessoas hoje em dia não está nem ai não põe em prática o que aprenderam na auto escola é a mesma coisa se fizer o bem receberá o bem agora se fizer o mal receberá com o mal por isso temos que andar sempre na lei eu acho legal aumentar a data de validade da CNH e também tá tudo tão caro

  • Avatar
    Marcio 20 de fevereiro de 2019

    Tem que volta a ser om validade até os 45 anos anos d cada um como era antigamente é depois com renovação de 10 em 10 anos

  • Avatar
    Manoel da conceicao freitas 20 de fevereiro de 2019

    Eu so quero que acabe com esses simulador, nao vejo vantagens.a gente paga 400 reais em 2 horas pra jogar um videogame,sendo que poderia colocar isso como aula pratica Ou, teórica e um absurdo.poxa 400 reais eu do de entrada Núm ps4 la tem todos os jogos de carro e moto

  • Avatar
    Regina 20 de fevereiro de 2019

    Hoje se tem habilitação não para sair nas pra se amostrar e sim uma necessidade de portas de emprego. Nosso país seria mais desenvolvido se tds estivesse a oportunidade de ter sua carteira. Agora achar que tudo que facilitar a vida das pessoas é principalmente em relação financeira pra muitas pessoas é um absurdo. Absurdo é tanto imposto no país como o Brasil, e dizer que isso só aumenta a irresponsabilidade de algumas pessoas. A irresponsabilidade não vai vim porque estão tentado aumentar o prazo e tirar essa porcaria de simulador, a irresponsabilidade vem de quem já é irresponsável o que tem que fazer achar maneiras de pessoas irresponsável não ter mais nenhuma mordomia, porque se pagar valor X são liberados e saem dirigindo. Muitos que estão reclamando são porque são donos de autoescola. Porque nas autoescola se aprende o básico pra vc verdadeiramente aprender dirigir se aprende no dia a dia quando vc sai. Tem que baixa essas taxas da autoescola e detran pra que a população tenha condição de ter sua habilitação. Vamos pensar mais nas pessoas e não em dono de autaescola, porque se os preços for acessível todos iram ganhar mais do que no abusivo. Tenham certeza disso porque muitos vão ter como tirar sua habilitação.

  • Avatar
    Raimudo 20 de fevereiro de 2019

    Acabar com esse simulador é um boa atitude do governo .e almentar a validade da CNH apoio sem dúvida pq não basta IPVA todo ano . tanto imposto que gente paga e as estradas uma carniça.

  • Avatar
    André H 20 de fevereiro de 2019

    Quando será que começa a regra da renovação da cnh?

  • Avatar
    Orlando 20 de fevereiro de 2019

    Acabar com as aulas noturna só coloca em risco instrutor e aluno

  • Avatar
    THIAGO 20 de fevereiro de 2019

    O PREÇO DA RENOVAÇÃO NO DETRAN MG.

    Valor
    Renovação do Documento de Habilitação: R$ 86,24.
    Exame médico: R$169,28.
    Exame psicotécnico: R$169,28 / Repetência do exame psicotécnico: R$ 67,71 (Necessário somente para quem exerce atividade remunerada ou tem data de validade na avaliação psicológica).
    Registro ou Importação de Prontuário: R$ 86,24 (Específico para condutores habilitados em outro Estado).
    Exame de Atualização para Renovação da CNH: R$ 71,86 (Específico para condutores que optarem por fazer a prova de atualização no Detran-MG

    NO DETRAN SP, O PREÇO DA RENOVAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO.

    Quanto custa a renovação da CNH? (valor base 2018)
    O valor da taxa de renovação da CNH pode variar de acordo com a unidade de trânsito de cada localidade. O valor para renovação em todo Estado de São Paulo é de:
    – R$ 84,81 (exame médico para verificação da aptidão física e mental), pagos ao médico;
    – R$ 42,41 (taxa do DETRAN.SP para emissão da CNH);
    – R$ 11 (pagamento opcional para envio pelos Correios).
    Caso seja necessário, há pagamento de uma taxa de avaliação psicológica (quando solicitada pelo médico ou o quando o motorista exercer atividade remunerada com o veículo), paga ao psicólogo de R$ 98,95. As taxas do Detran.SP devem ser pagas em um dos bancos conveniados e registradas pelo CPF do motorista.

    PARA O MOTORISTA PROFISSIONAL, RENOVAR SUA CNH PROFISSIONAL, O CUSTO FINAL, FICA ALTÍSSIMO, CHEGANDO QUASE DOIS SALÁRIOS, NO ESTADO DE MINAS GERAIS.

  • Avatar
    Arthur Rodrigues Racca 20 de fevereiro de 2019

    Eles tinha que aumentar, os processos pra tira a CNH,, muito cidadãos não conseguem termina o auto escola,, por causas da condição financeira….

  • Avatar
    Thiago 20 de fevereiro de 2019

    OS VALORES PARA O RENOVAR A CNH EM MG,

    Valor
    Renovação do Documento de Habilitação: R$ 86,24.
    Exame médico: R$169,28.
    Exame psicotécnico: R$169,28 / Repetência do exame psicotécnico: R$ 67,71 (Necessário somente para quem exerce atividade remunerada ou tem data de validade na avaliação psicológica).
    Registro ou Importação de Prontuário: R$ 86,24 (Específico para condutores habilitados em outro Estado).
    Exame de Atualização para Renovação da CNH: R$ 71,86 (Específico para condutores que optarem por fazer a prova de atualização no Detran-MG).

    ENQUANTO, O DETRAN DE SÃO PAULO, QUANTA DIFERENÇA NO VALOR, NA RENOVAÇÃO DA CNH, NO ESTADO DE SÃO PAULO.
    Quanto custa a renovação da CNH? (valor base 2018)
    O valor da taxa de renovação da CNH pode variar de acordo com a unidade de trânsito de cada localidade. O valor para renovação em todo Estado de São Paulo é de:
    – R$ 84,81 (exame médico para verificação da aptidão física e mental), pagos ao médico;
    – R$ 42,41 (taxa do DETRAN.SP para emissão da CNH);
    – R$ 11 (pagamento opcional para envio pelos Correios).

    Caso seja necessário, há pagamento de uma taxa de avaliação psicológica (quando solicitada pelo médico ou o quando o motorista exercer atividade remunerada com o veículo), paga ao psicólogo de R$ 98,95. As taxas do Detran.SP devem ser pagas em um dos bancos conveniados e registradas pelo CPF do motorista.

    PARA OS MOTORISTA PROFISSIONAIS NO ESTADO DE MINAS GERIAS, O CUSTO FINAL, FICA ALTÍSSIMO, PRATICAMENTE, PREÇO DE TIRAR OUTRA CATEGORIA, MAIS DE UM SALÁRIO, O BOLSO, NÃO AGUENTA.

  • Avatar
    Francisco Nunes Feitosa 20 de fevereiro de 2019

    Em uma palestra no auditorio do Detran, a perita palestrante na ocasião informou à turma que 95% dos acidentes de trânsito, eram causados por motoristas que teriam aprendido dirigir em auto escolas.
    Os outro 5% eram causados por motoristas que teriam aprendido dirigir com amigos. Kkkkk acho que ela não tinha uma auto escola.

  • Avatar
    Thiago 20 de fevereiro de 2019

    SÓ TEM UMA ÚNICA EMPRESA QUE FABRICA ESSES SIMULADORES, FICA NA CIDADE SANTA RITA DO SAPUCAÍ, NO SUL DE MINAS, JÁ BASTA,TEM UM MONOPÓLIO QUE ELA TEM, OS SENHORES ME CORRIJAM, SE EU TIVER ENGANADO, ESSE SIMULADOR, O PREÇO DELE, ESTAR EM TORNO DE 50 MIL A 60 MIL REAIS, DEPENDENDO DA AUTO ESCOLA, NÃO TEM ESSE VALOR PARA COMPRAR, O SIMULADOR, A RESPEITO, A RENOVAÇÃO DA CNH, CONCORDO CLARAMENTE, A RENOVAÇÃO DE 10 ANOS 10, NA ITÁLIA SE RENOVAR DE 10 A 10 ANOS, MAIOR PARTE DA UNIÃO EUROPEIA SE RENOVA A CADA 10 ANOS, PARA AS PESSOAS QUE VÃO RENOVAR A CNH PROFISSIONAL, O CUSTO FINAL PARA RENOVAR, É O PREÇO DE TIRAR UMA CATEGORIA, O ESTADO DE MINAS GERAIS, É O ESTADO DIFÍCIL TIRAR A CNH, POREM, ÍNDICE ALTA DE INFRAÇÕES NO ESTADO, NO BRASIL, TEM QUE ACABAR ESSE PRAZO DE UM ANO, PARA PESSOA CONSEGUIR TIRAR A CNH, TEM QUE TER PRAZO INDETERMINADOR PARA A PESSOA CONSEGUIR TIRAR A CNH, NO ESTADO DO PARANÁ, TEVE UMA MOÇA, GASTOU 23 MIL REAIS PARA TIRAR A CNH, ELA CONSEGUIU COM MUITA DIFICULDADE, MAIS CONSEGUIU,DEPOIS OS SENHORES VEJA ESSE VÍDEO NO YOU TUBE,DESSA MOÇA,NO BRASIL,PRECISA INVESTIR MAIS EDUCAÇÃO,TER INSTRUTORES MAIS CAPACITADO, AQUI MESMO, NA REGIÃO DO SUL DE MINAS, TEM AUTO ESCOLAS QUE PAGA ABAIXO DO SALÁRIO MÍNIMO PARA OS INSTRUTORES, AUTO ESCOLA, GANHA MUITO DINHEIRO, SE FALAR QUE NÃO, EU FALO É MENTIRA, OS INSTRUTORES QUE GANHEM UM SALÁRIO DIGNO, OS CIDADÃO BRASILEIROS TIVER CIDADANIA, SER HONESTOS, EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO DE NÃO SER PASSADO PARA ATRÁS,O BRASIL, VAI PARA FRENTE.

  • Avatar
    Oldair 20 de fevereiro de 2019

    Está mais que provado que os acidentes são provocados por imprudência; não tem nada haver com tempo de renovação.Tem que mudar mesmo.Em fim uma decisão acertada desse governo

  • Avatar
    Edimar 20 de fevereiro de 2019

    E muito difícil você ver um brasileiro elogiando quer coisa que governos estadual federal e municipal tudo que fazem só atrapalha não entendo.

  • Avatar
    Beatrixxxp 20 de fevereiro de 2019

    Fico triste em ver que tudo que acontece por aqui parece ser culpa do dono da autoescola,somos uma classe onde muitos trabalham com muito suor para sobreviver diante de tantas cobranças,tantas exigências dos órgãos públicos e por fim chegar aqui e ver esses comentários.Fiquem os desinformados sabendo que renovação não se faz em autoescola e sim no próprio sistema online.

  • Avatar
    Marcio Alexandre Cherezio 20 de fevereiro de 2019

    É uma boa já que não vai impactar em nada no trânsito e sim vamos ter um gasto menor.Pois o que causa acidentes e matam nas estradas é a falta de impunidade e imprudência.

  • Avatar
    BECKHEUSER. 20 de fevereiro de 2019

    Bom dia a todos.esse simulador foi a pior besteira já inventada desde o kit de primeiro socorros mais a CNH com válidade de dez anos e também podiam fazer um estudo para aumentar a pontuação das mesmas isso é só benefício para a população que paga altas taxas de impostos.deveria vigorar também o exame toxicológico para todos os condutores habilitado no Brasil não só para motoristas categorias c,d,e.

  • Avatar
    Neto 20 de fevereiro de 2019

    E muito caro pra tirar a primeira habilitação hj cerca de 3300= nas categorias a/b e auto custo tenho um filho adolescente precisando tirar e muito pesado

  • Avatar
    Paulo Sérgio Maria 20 de fevereiro de 2019

    A muito procurava uma forma de dar e falar a minha opinião sobre a questão da cnh, senhor presidente todos nós sabemos que cnh não dirige que auto escola não ensina à ninguém a dirigir, isso vc aprende na prática no trânsito, com os parentes perto de suas casas, no carro de papai, do irmao etc.vamos deixar de ser ipocritas auto escola foi inventada para os corruptos e ladrões nos roubarem mais doque já roubam ,concordo com provas isentas de auto escolas que juntamente com o detran só servem para nos roubar. Independente do prazo não é a cnh que dirige e sim o motorista

  • Avatar
    Claudio 20 de fevereiro de 2019

    Os detrans em todo o país são terras de ninguém.As auto escolas não são fiscalizadas. Por exemplo, conheço caso em que pra renovar uma Cnh, vencida a mais de dez anos, foi exigido do cidadão todos os procedimentos até as aulas praticas e exame prático o que não é necessário, Se existisse fiscalização isso não aconteceria.

  • Avatar
    Hamilton Jr 20 de fevereiro de 2019

    Poderiam aproveitar e rever o teste para novas habilitações, todos nós sabemos que o modelo atual não testa e não prova nada…

  • Avatar
    João Lopes Machado 20 de fevereiro de 2019

    A maioria das CNH não precisa de Auto Escola para renovar. Precisa sim passar pelo médico especialista em Medicina do tráfego. 10 anos é muito tempo para o indivíduo apresentar doenças, principalmente da visão. É uma temeridade prolongar esse tempo.

  • Avatar
    Gleiciane Antunes da silva 20 de fevereiro de 2019

    Trabalhei com auto escola durante 12 anos.
    A unica coisa que vi que e o dinheiro mais perdido que existe.
    Nunca vai formar condutores de verdade.
    Os melhores motoristas que ja teve na vida nunca tiveram auto escola.sao os professores da estrada nossos pais
    Que nunca tiveram auto escola.

  • Avatar
    Cláudia 20 de fevereiro de 2019

    Tem que tirar as aulas noturnas

  • Avatar
    Márcio Honório 20 de fevereiro de 2019

    Parabéns a essa decisão sábia, onde só vem aumentando cada vez mais os preços pra quem quer tirar a CNH e outra coisa tem pessoas que só compara o nosso pais com pais desenvolvido, não podemos fazer essa imagem porque o nosso pais não é desenvolvido.
    O Brasil tem tudo pra ser um pais desenvolvido mas infelizmente não é.

  • Avatar
    Vando 20 de fevereiro de 2019

    Bom dia, não adianta ficar discutindo,cada pessoa tem seus próprios pensamentos,na verdade será e ao mesmo tempo não será bom o aumento da validade por vários motivos ,mas a verdade é que o que pensamos não serve pra nada , são eles que mandam e ponto final.

  • Avatar
    Mateus 20 de fevereiro de 2019

    E o exame médico que vence e um absurdo aumentar essa validade quando na verdade se deve diminuir em muitos casos .o simulador e ótimo para muitos alunos que não tem noção nenhuma de trânsito e o seu perigo . Agora as aulas noturnas que não valem para nada ninguém abre a boca para discutir isso sim não causa efeito nenhum no aprendizado o foco deve ser desde o nascimento da pessoa não na auto escola .como sempre esse país só fazendo porcaria atravéz desses representantes nossos que não sabem nem o porque estão no governo . Alguém por favor faca alguma coisa que preste nesse país ! Quer diminuir gastos aumente o salário dos brasileiros e extinção dos impostos que devoram os trabalhadores.

  • Avatar
    Roberto Carlos Pereira Martins Carlos 20 de fevereiro de 2019

    Já que estão reclamado puxas o estorico do motorista durante os 4 anos e vê se ele merece te 4 ou 10 anos de validade da carteira de habilitação assim aqueles que são bons condutor meressa os dez anos

  • Avatar
    Edu Alves 20 de fevereiro de 2019

    Égua já não era sem tempo alguém sensata tomar uma atitude complacente neste tema que e tão fundamental e básico para todos nós cidadãos brasileiros que sofre com esse sistema burocrático contraditório e ineficaz que visa apenas o lucrar com os menos favorecidos…

  • Avatar
    Marcos 20 de fevereiro de 2019

    Não é a validação de tempo q leva a criminalidade no trânsito, e sim as leis que são uma piada,elas sim precisam ser alteradas,cometeu crime de trânsito, tem que tipificar, e que o infrator pague sua pena de acordo com o grau de lesão, sem redução de pena.

  • Avatar
    Fábio Santos 20 de fevereiro de 2019

    Bom dia a todos aumentou o prazo de renovação de habilitação de 05para 10 anos pode aumenta a pontuação da CNH de 20 para 30

  • Avatar
    Bruno 20 de fevereiro de 2019

    Quer ajudar o povo de verdade sem aumentar os acidentes, diminua o valor do Duda, das multas, como uma multa pode ser mais cara do q um salário mínimo, coloquem placas p indicar a velocidade antes dos radares, o papel do estado é propiciar um trânsito seguro, ñ é colocando a CNH com prazo de 10 a 20 anos q vai melhorar o trânsito, ñ adianta economizar na renovação e perder a vida de toda a família em um acidente, nem em países mais evoluídos é assim.

  • Avatar
    Bruno 20 de fevereiro de 2019

    O motorista que sofrer qualquer acidente q deixe alguma sequela q dificulte a direção, amputação de membros, vai poder continuar dirigindo habilitado com este almento de prazo, a grande maioria dos motoristas nunca vão á médicos, no exame do Detran q pode ser diagnosticada alguma síncope, isso é prevenção de acidentes, os mais novos tem mais chances de acidentes segundo as as seguradoras, retrocesso almentar o prazo baseado em pesquisas de épocas q tínhamos bem menos carros na rua

    • Avatar
      Atlis 20 de fevereiro de 2019

      Auto escola e uma mafia o governo tem de ele mesmo dar as provas ,baixar as taxas etc vamos mudar Brasil

  • Avatar
    Carlos Pereira 20 de fevereiro de 2019

    Acho excelente essa medida, antigamente a validade da CNH era bem maior, porém a máfia mudou para 5 anos

  • Avatar
    Anderson Carlos Pereira dos santos 20 de fevereiro de 2019

    Eu trabalho no ramo. Sou instrutor de trânsito. O simulador de Auto escola, não serve pra nada. E tem uma coisa que garanto que ninguém das autoridades sabem. Como instrutor, ganho $ 14.00 reais hora/aula. O simulador parado dentro de uma sala, cada vez que um aluno senta ali. A empresa dona da maquina cobra $ 20.00 reais por 35 minutos de aula, quando o correto seria 59 minutos como as aulas práticas de direção. É só financeiro

  • Avatar
    João 20 de fevereiro de 2019

    Olá bom dia, a notícia é de grande importância, só acho que já passou da hora de sair do papel e passar valer pois os autos custo de uma habitação são abusivos.

  • Avatar
    Marcilene 20 de fevereiro de 2019

    O pior de tudo você paga um absorto pra tira sua primeira CNH e um valor absorto… Quando vc vai fazer os testes prático na rua, pior ainda, os meus testes são piscinão de São Gonçalo ruas cheias de buracos e lixos mato alto rua suja com possas de água suja … Como vc faz uma prova um lugar desse muito são reprovado…isso teria que ter um fiscalização em cima das alto escola e Detran.

  • Avatar
    Marcilene 20 de fevereiro de 2019

    O loiro de tudo você paga um absorto pra tira sua primeira CNH e um valor absorto… Quando vc vai fazer os testes prático na rua, pior ainda, os meus testes são piscinão de São Gonçalo ruas cheias de buracos e lixos mato alto rua suja com possas de água suja … Como vc faz uma prova um lugar desse muito são reprovado…isso teria que ter um fiscalização em cima das alto escola e Detran.

  • Avatar
    Joel Rodrigues 20 de fevereiro de 2019

    Não vejo a hora almentar a validade da CNH tô de saco cheio de dar dinheiro pra esses órgãos incompetentes que nada fazem.sobre almento de acidentes é simples almenta o rigor nas punições

  • Avatar
    Mardem 20 de fevereiro de 2019

    Aumentar o prazo de validade da CNH causará aumento dos condutores com visão inadequada.O q pode ser revisto são os valores pagos.

  • Avatar
    Gerson 20 de fevereiro de 2019

    Até parece que auto escola ensina? Tem umas que reprova aluno mais de três vezes. Se ensinasse não precisaria fazer renovação a cada cinco anos e nem se veria muitos fazendo “merda” nas ruas. Reprovam pra roubar os cidadãos. Concordo que ao ser multado já está sendo punido? Porque perder pontos? Então tira pontos e suspende a multa.

  • Avatar
    Jean 20 de fevereiro de 2019

    Alem de rever o prazo de validade para 10 anos que é justo, deve rever a educação no transito devendo punir com o mesmo rigor motoqueiros que ñ respeita sinalização e a ordem no transito e outros motorista que acha que pode tudo, tudo é baseado no respeito coisa que já foi perdido o melhor e rever isso enquanto a tempo. Porque tudo o que acontece no momento é o prenuncio da guerra que está proximo de começar, pois quem procura ser correto não aquenta mais.

  • Avatar
    Valdinei da silva moreira 20 de fevereiro de 2019

    Como e q fasso como minha CNH ESTA VENCIDA E estou em outro estado e minja cida nao tem Detran e tou comedo de perder minha CNH.Mim ajuda ai por favor

  • Avatar
    Eder 20 de fevereiro de 2019

    Na minha opinião para melhorarmos o trânsito no Brasil vai a longo prazo. Colocando uma matéria sobre o trânsito nas escolas para nossas crianças ir sendo preparadas desde pequenas para o transito. Por que essa nossa geracao soa um bando de despreparados e mal educadados

  • Avatar
    Shirlene Maria da Silva Souza Vasconcelos 20 de fevereiro de 2019

    Absordo é você só ter um ano pra tira a habilitação, com todas as dificuldades que o Detran causa, pois se o candidato reprova na prática ele só pode remarcar após 15 dias a prova novamente, o que provavelmente já não consegui para o mesmo mês e sem fala no tempo que perdemos esperando as aula do simulador.

  • Avatar
    Wal de barros 20 de fevereiro de 2019

    Bom dia,quem está satisfeito com a situação deve ser muito rico,ou está se beneficiando com essas invenções do Denatran/Contran.
    Esse país é controverso,qdo existe pessoas que pensam mudar algo em favor da população,aparecem outras totalmente a favor das taxas inventadas com o único propósito de onerar a população. Temos que rever muitas coisas absurdas que são inventadas e cobradas de quem menos ganha.

  • Avatar
    José Luiz Coutinho 20 de fevereiro de 2019

    Outro absurdo é a obrigatoriedade de se fazer vistoria de Ometto em veículos movidos a diesel como no meu caso em que sou proprietário de uma van ano 1987 que foi utilizado em transporte escolar e devido ao tempo de uso não pode mais ser utilizada então não posso mais utilizar o veículo em outra atividade como por exemplo cargo a burocracia é muito grande para os pobres.

  • Avatar
    Wilson Carlos de Souza Neto 20 de fevereiro de 2019

    Eu fiz esse cimulador da auto escola e isso é desnecessária

  • Avatar
    jose francelino morais 20 de fevereiro de 2019

    Tem que diminuir o numero de aulas teoricas tambem.

    • Avatar
      Carlos 21 de fevereiro de 2019

      Isso tem que aumentar e ter.na renovação tbm, a galera não respeita nem o PARE.

  • Avatar
    Luiz 20 de fevereiro de 2019

    O que deve ser analisado é o impacto na indústria de simuladores caso deixe de ser obrigatório. Pois 8maginas quantas pessoas dependem disso para viver. E existe também as Auto escolas que investiram alto nesses equipamentos. A fala desse ministro foi muito equivocada e sem fundamento.

    • Avatar
      J 20 de fevereiro de 2019

      Bom dia.kit de primeiros socorros,troca de placas frequentes, simulador,ex.toxicologico,extintor ABC entre outros diminuíram os acidentes de trânsito? Não ,só serve para engordar as contas destes sangue sugas.quem pode diminuir os acidentes é educação e respeito às leis.

  • Avatar
    Almeida Santos 20 de fevereiro de 2019

    Na realidade no Brasil não se faz leis para beneficiar o povo e sim Arrecadação e mais nada, p cara atropela e mata é vai para casa e responde em liberdade? A culpa é da validade? vc gasta mais de 2 mil para comprar uma CNH no Detran que é um inferno..

  • Avatar
    LUIZ CARLOS AGUIAR DE ABREU 20 de fevereiro de 2019

    Ledo engano em afirmar que expandir o prazo de validade da CNH causará mais acidentes. Para isso, deve ser incluído nos anos iniciais das escolar, uma cadeira de TRÂNSITO, onde a criança começa a ter contato com as regras de trânsito. Isso vou previsto quando foi aprovado CNT, em 1997, inclusive com destinação de um percentual do seguro obrigatório para as campanhas educativas, que acabou no “esquecimento”

  • Avatar
    Roberto 20 de fevereiro de 2019

    Vai diminuir até a quantidade de auto escolas

  • Avatar
    Wellington Ramos 20 de fevereiro de 2019

    Trabalho na área e falo uma coisa,com o simulador ou sem simulador o aluno vem como se nem tivesse instruções do simulador,a cidade de São José dos Campos tem coisa que esse vídeo games q da a instruções e não professor pessoalmente, isso dificulta pra qm está sendo candidato ali no momento, sem ter por qm pedir instruções,pra mim isso é uma forma de auto escola e mais o governo ganhar dinheiro,pois o valor em si sobre o simulador pelo governo é baixa mas as auto escola cobra seus absurdo,chega ser aí no máximo 300 reais só do simulador…e sobre o tempo de 10anos de CNH, acho bom TBM pois sei que não vai ser tipo como os outros comentários abaixo estão falando de q é um absurdo,e é lógico pessoal que vai ter limites de idade para renovação,um senhor de idade na qual não tem suas visões com nitidez lógica mente não terá sua CNH renovada etc, terá regras sobre tudo isso pessoal

    • Avatar
      Carlos 21 de fevereiro de 2019

      Governo nunca estipulou valor do simulador.

  • Avatar
    Antonio Marcos de Lima 20 de fevereiro de 2019

    Eu só acho que a prova prática teria que ser no trânsito e teria que aumentar a aula de direção

  • Avatar
    André Luiz Mazzaropi 20 de fevereiro de 2019

    Mais uma vez, Não há, nenhum mérito em acabar com simulador e prazo de habilitação. Mérito seria fazer cumprir a Lei 9.503.97, o CTB em seus artigos 24 municipalização do Trânsito e o artigo 76 obrigatoriedade da educação de trânsito nas escolas de ensino fundamental, isto sim mudaria a história. Dezenas de milhares de mortos todos os anos, milhões de pessoas machucadas, bilhões de reais gasto com a saúde e trilhões gastos com a previdência, desnecessário, só a educação muda tudo. André Luiz Mazzaropi. Presidente da ADIMTRAN-SP.

    • Avatar
      Carlos 21 de fevereiro de 2019

      Verdade, mas graças a maioria das autoescola que funciona no jeitinho se perdeu o respeito a educação no trânsito

  • Avatar
    Darilson de Vasconcellos 20 de fevereiro de 2019

    O simulador ê uma das maiores farças que já existiu. Não contribui em nada com a formação do condutor, apenas favorece algumas empresas que cobram um absurdo das autoescolas. Isso tem que acabar e logo.

  • Avatar
    Carlos Augusto De Souza Américo 20 de fevereiro de 2019

    Tem que mudar mesmo esse aí só olha para seu umbigo. Nós Estados unidos vc tira uma carteira em questão de horas e tudo simples temos que nos igualar aos grandes aí sim estaremos ao lado dos países desenvolvidos

    • Avatar
      Carlos 21 de fevereiro de 2019

      Na Europa vc tem que fazer autoescola, na Asia você tem que fazer autoescola, no Japão é difícil pra caralho.

  • Avatar
    Cleber 20 de fevereiro de 2019

    Ficam inventando coisas em cima de coisas pra dificultar a vida do cidadão e colocar a economia pra baixo. Uma vergonha pra sociedade! Acredito que isso possa ser revisto e outras coisas voltadas em relação a multas absurdas. Esse exame médico e psicológico não voga nada em relação a dirigir, acidentes acontecem mediante a bebidas e excesso de velocidade, esse cara que respondeu deve ser sim dono dessas empresas que recolhe nosso dinheiro.

  • Avatar
    Cleber 20 de fevereiro de 2019

    Ficam inventando coisas em cima de coisas pra dificultar a vida do cidadão e colocar a economia pra baixo. Uma vergonha pra sociedade! Acredito que isso possa ser revisto e outras coisas voltadas em relação a multas absurdas.

  • Avatar
    Manuel 20 de fevereiro de 2019

    Minha opinião é que deveria abolir o simulador e voltar com as aulas práticas, funcionam melhor que o simulador, assim como aulas noturnas q não ajudam em nada, tem nada haver, com 25 aulas o aluno consegue assimilar e aprender, aulas noturnas deveriam ser opcional e não obrigatórias.

    • Avatar
      Sergio murilo 20 de fevereiro de 2019

      Eu penso que deveria não ser mais obrigatori vc fazer auto escola. Tinha que ser como antes. Vc sabendo dirigir só precisa pagar a faixa do Detran e marcar os testes.Hoje virou uma máfia gigantesca. Auto escolas caríssimas,péssimos atendimentos , e sem contar os exames fajutos que muitas vezes vc não passa só pra pagar de novo.

      • Avatar
        Carlos 21 de fevereiro de 2019

        Há sim trânsito é só saber dar partida sair.xom o veículo e trocar marcha né, aprender sobre a seis pra que né, se com autoescola e 45 horas aulas sobre leis as pessoas ainda fazem merda, imagina sem.

  • Avatar
    Valdemar Filho 20 de fevereiro de 2019

    Fiquei indignado ao renovar minha cnh. Ate entao era categoria AD e como nao paguei as taxas extras, tive q rebaixar para AB. Ate ai tudo bem. Porem, se eu quiser reaver a D tenho que passar novamente pela auto-escola como se estivesae tirando pela primeira vez. Acho totalmemte errado. Deveria ficar salvo em um banco de dados e qdo a pessoa quiser pagar esse tal de toxicologico que nunca teve, assim faria e reaveria sua habililitacao com a categoria que antes era. Eh como se fizesse faculdade de medicina, nao pagasse o CRM e dps tivesse que fazer a faculdade novamente.

  • Avatar
    Carlos 20 de fevereiro de 2019

    Se autoescola comprou simulador é pq foi OBRIGADA, é obrigatório a autoescola ter simulador, mesmo que seja compartilhado, pois se não tiver não credencia, e sem as aulas do simulador aluno não pode fazer as aulas de carro, são muito poucas as que conseguiram liminar contra o simulador, e interessante agora o povo ser contra, pois antes de ser obrigatório estávamos brigando contra e ninguém deu apoio, ninguém quis saber.

    • Avatar
      Orlandovd 20 de fevereiro de 2019

      Lamentavelmente,o que vemos ao lo.vó de muitos anos e que nada mudou positivamente.Auto escola,trocou de nome para CFC.naturalmente sem.Que a atual sigla se justifique.
      O uso de simuladores se tivesse a mesma.precisão do aero náuticos seria no . Entretanto…
      Os candidatos no dia do exame de rua ai.da são exigidos de olharem pra fora do carro pela porta, aí da são exiFidoa olhar e/ pra fora nas válidas e se virarem para ver a parte traseira dO veículo enquanto o candidato a habilitação da categoria “D” já ontem tal exigência.por razões lógicas.
      Por puro lado parece que os examinadores ao da acredita estarmos dirigindo o Ford modelo T.
      Por final as maiores loucuras e tragédias no transito são co.estufas por Jovens e pessoas de meia idade.

  • Avatar
    Nelson 20 de fevereiro de 2019

    Tem que mudar mesmo inclusive com a suspensão da CNH por infrações consideradas leves. Medias ou até mesmo as graves. Indústria das multas.industria das reciclagem
    Tem que rever o critério de pontuação. Amos em frente

  • Avatar
    Nilson Shalom 20 de fevereiro de 2019

    Cadê o Marcelo?

  • Avatar
    Paulo 20 de fevereiro de 2019

    Laboratório de fuleiro tem fraude sim tanto e que quando fui fazer o exame me perguntaram se usava drogas , que se eu quisesse tinha como quebrar

  • Avatar
    Kadja 19 de fevereiro de 2019

    Sou proprietária de um CFC no oeste da Bahia, em relação ao simulador de direção veicular, acredito ser totalmente abusivo. Espero que o atual presidente, faça justo juízo, que se retirar o equipamento, não nos venha acrescentar mais aulas de direção veicular. Se for para diminuir o preço da CNH, que diminua o preço dos laudos, clínica e taxa dos reexames, dessa forma reducirão os custos pro candidado e também não tira o pão dos empresários que sobrevivem desse ramo.

    • Avatar
      Aloisio Alencar 20 de fevereiro de 2019

      Concordo!!! Mas é bom esclarecer que, ao contrário do que muitos pensam, as auto escolas são obrigadas, pelo Denatran e pelo Contran, a exigirem dos candidatos que façam 5 horas/aula de direção no simulador. As taxas são abusivas e o candidato é que tem que arcar com isso. E quanto a renovação a vada 10 anos é uma inconsistência, pois em 10 anos, muitas coisas podem acontecer, como uma falência da visão, um acidente, o qual pode se perder um membro, que atrapalha a condução perfeita de um veículo. O que se deve fazer, é o motorista poder renovar diretamente junto ao Detran, com taxas menos abusivas e dimibuir os valores dos laudos.

      • Avatar
        Carlos 20 de fevereiro de 2019

        Além dos 5 anos devia ter prova teórica, pois galera não sabe nem o que significa a placa PARE, a maioria não PARA só diminuí, imagina outras placas.

    • Avatar
      Raul 20 de fevereiro de 2019

      Cobrar 150,00 de aluguel de carro para se fazer prova de direção não é abusivo não, né?

  • Avatar
    Obadias Pereira 19 de fevereiro de 2019

    Obadias Pereira
    30/10/1958
    RG 1.998.814/7
    318.214.489/87

    • Avatar
      Sidnei França 20 de fevereiro de 2019

      Cara apaga esse comentário!! Seus dados estão aqui para todo mundo ver!!

  • Avatar
    Joana D'arc 19 de fevereiro de 2019

    Quando será isso? Pq em setembro era uma promessa de campanha, já estamos chegando em março, e até agora só conversa.

  • Avatar
    Gilberto Cunha 19 de fevereiro de 2019

    Incrível como um documento que seria certo todos terem por direito custar tão caro,tanto de imposto roubados de nós trabalhadores que não temos direito a nada,parcelei minha habilitação em 10x pois é muito caro, somente Assis pra poder tirar esse documento infelizmente

  • Avatar
    Charles lamounieu 19 de fevereiro de 2019

    A muito tempo não se toma uma decisão a favor do trabalhador, está e a mais sensata posição que o governo deve tomar pois o povo aplaude a decisão de 10 anos para habilitação e retire logo este videogueime caro que não resolve de nada

  • Avatar
    Jorge luiz souza de oliveira 19 de fevereiro de 2019

    Parabéns governo está certo

  • Avatar
    Adilson Rocha 19 de fevereiro de 2019

    Sou instrutor de auto escola a 19 anos e quero testemunhar que o uso do simulador é um absurdo quanto a sua obrigação!muitos candidatos que tentaram tirar carteira de motorista onde o CFC tem uma liminar e não conseguiram,ao mudar de CFC,são obrigados a fazer as aulas no simulador! absurdo !
    Uma vez que o uso dele deveria ser de forma voluntária,com um preço inferior a da aula de direção,pois são de 30min.e sempre como primeiros passos,logo após a legislação!

  • Avatar
    Fabio 19 de fevereiro de 2019

    Ate quem fim parece que no governo apareceu uma pessoa que realmente olha o lado da gente pobre pois para gente que e assalariado como eu ter a cnh parecia um sonho distante pois o custo e muito caro e para piorar as auto escolas quer nos obrigar a aprender jogar vídeo game através desse simuladores tenha do.
    Desde já agradeço pelo espaço e tomara que essa revisão realmente aconteça

    • Avatar
      Ademar [email protected] 19 de fevereiro de 2019

      Ademar
      Além de pagar multa por que tem que ter pontuação?Não estou sendo punido com as multas? Estão preocupados com a segurança coloquem lombada ao invés de radar.
      Ponto na carteira e só para encher os seus bolsos

    • Avatar
      Carlos 20 de fevereiro de 2019

      As autoescolas não obrigam ninguém a usar o simulador, ao contrário, elas que são obrigadas a dar as aulas no simulador, muitas lutaram contra o simulador, mas sem apoio popular perderam, são tão vítimas quanto aos alunos.

  • Avatar
    João Batista. 19 de fevereiro de 2019

    Só falta almentar as quantidades de pontos.si vcs não sabem para quantos almentar,pode me perguntar já tenho uma quantidade bem legal.

  • Avatar
    João Batista. 19 de fevereiro de 2019

    Só falta agora rever a quantidade de pontos.50 está legal.20pontos é a melhor fábrica de dinheiro.vcs não pensam que esta quantidade de pardais que estão por aí é para o nosso bem não,não tão nem um pouco preocupado com as nossas vidas não,eles ganham nos nossos esquecimentos.

    • Avatar
      FLAVIO VENTURI 19 de fevereiro de 2019

      Ai sim que o pessoal vai caga e anda pro trânsito, ao invés de diminuir pra educa o pessoal, não aumenta pra fazerem mais merda ainda.

  • Avatar
    Antonia Cristina Soares 19 de fevereiro de 2019

    Simulador só serve pra tirar dinheiro do povo, tem de fiscalizar.

  • Avatar
    Fábio Luiz da Silva 19 de fevereiro de 2019

    E um abisudo o preço da CNH no Brasil e muito caro!!!!

  • Avatar
    João Batista 19 de fevereiro de 2019

    E se o presidente mudar também a CNH .por essempo a CNH .B.SO PODE DIRIGIR VEÍCULO ATÉ . 8.LUGAR. TINHA QUE SER PELOMENO 12 LUGARES

  • Avatar
    António Celso de Assumpção Menabo 19 de fevereiro de 2019

    Sou proprietário diretor da Auto Escola Menabo em Itu SP há mais de 48 anos ainda exercendo essa profissão ,o simulador existente hoje é uma imitação do da década de 70 que na realidade era um caixote com um banco o acelerador com um ruído de um motor de liquidificador os outros dois pedais sem função alguma apenas imitando, o câmbio era um pedaço de pau fixo no assoalho do caixote e tinha também o volante que girava feito uma rosca sem fim nada a ver com um veículo e também tinha vários filmes que ficavam passando ainda em preto e branco este trambolho nos custou na época o valor de um fusca zero Km e não durouum ano a obrigatoriedade das aulas obrigatórias deste golpe dado, acredito por alguém muito influente para nos vender um caixote pelo preço de um carro zero ; este atual simulador não passa de outro golpe nos aplicado apenas para enrriquecer o fornecedor que também deve ter tido um padrinho do governo muito poderoso para iludir-nos e também os aprendizes,puro golpe.

  • Avatar
    Jaqueline 19 de fevereiro de 2019

    Sim…fiz promessa pra este troço deixar de existir… é um jogo de videogame que custa caríssimo para o usuário…fruto de muito lobby…Mas quando, efetivamente, estas medidas serão oficializadas?

  • Avatar
    um Idiota que abriu o link 19 de fevereiro de 2019

    Gostei das informações do artigo sobre os novos prazos da validade da CNH.

    • Avatar
      Jorge claiton 19 de fevereiro de 2019

      Gostei também é muito roubo pra tirar a cnh

    • Avatar
      Jorge 19 de fevereiro de 2019

      Gostei dessa ideia vai favorecer muito gente

  • Avatar
    Marcelo 19 de fevereiro de 2019

    Um absurdo aumentar validade da CNH indo na contramão dos países mais desenvolvidos. Mais de 40 mil vítimas fatais no Brasil todos os anos, sem contar aqueles com sequelas. A ABRAMET será contrária a ideia retrógrada desse governo desastrado

    • Avatar
      António Celso de Assumpção Menabo 19 de fevereiro de 2019

      Está corretíssimo esse aumento da validade deveria ser a primeira renovação aos 40 anos aí sim após 5 anos , atualmente não passa de um exame médico fajuto que tem a finalidade de fazer caixa quanto ao psicotecnico é pior ainda já tive aluno aprovado que tinha saído do sanatorio e me ameacou de morte sendo que na semana seguinte esfaqueou uma pessoa , tendo recentemente passado neste exame ; quanto ao exame toxicológico este sim deverá continuar a ser obrigatório pois não há como enganar , falo com conhecimento de causa pois já passaram por mim mais de 25.000 habilitados através de minha Auto Escola há 48 anos em Itu SP.

      • Avatar
        Santiane 19 de fevereiro de 2019

        Se e dono de auto escola tá explicado pq quer que o toxicogico continue, vão ganhar muito dinheiro com vários profissionais que infelizmente usam drogas e sabem que é só ter uns 2 mil reais que o exame não dá nada né.

      • Avatar
        FLAVIO MAURICIO VENTURI 19 de fevereiro de 2019

        Cuidado com o que você fala colega, exame toxicológico é feito em laboratório e não em autoescola, e somente nas categorias C,D e E,exame que se a pessoa paga direto no laboratório, valor que eles estipula, agora se o laboratório ta fazendo alguma fraude, a autoescola não tem nada haver com isso.

      • Avatar
        Denilson 20 de fevereiro de 2019

        Já começou errado falando que vários “profissionais” usam drogas, profissional não usa droga! Profissional sabe seus limites e respeita o próximo, quem usa droga e vai dirigir assume o risco de matar um pai, mãe de família que está indo trabalhar para por o sustento em casa, ou até mesmo uma família inteira que está saindo cedo de casa para sua rotina. E concordo plenamente que tem que continuar o toxicológico para tirar a cnh dessas pessoas que não tem respeito ao próximo.

      • Avatar
        Maria 20 de fevereiro de 2019

        Gente meu deus , nunca vi tanta merda junto….
        Ninguém sabe nem o que falam aqui, o povo está mal informado , antes de falarem tanta abobrinha leiam sobre o assunto, se informem antes de finalizar arem ofendendo uns aos outros….

      • Avatar
        Luis 19 de fevereiro de 2019

        Antônio falou uma verdade. Estou concluindo meu processo de renovação da CNH, e só pro Detran foram mais de 170 reais. Teste psicotécnico, mais 75, e ainda tem o exame médico, 65 reais. Se tudo já fosse embutido na taxa do Detran já estaria caro, mas pior que é tudo separado. Pra que?
        Creio que renovação de CNH deveria ser para o condutor ser reavaliado na maneira como ele está dirigindo, pois afinal n faz menor sentido pagar tais valores por exames que não servem pra nada, e o cara continuar dirigindo sem respeitar os outros.

      • Avatar
        Fernanda Mendes da Silva 20 de fevereiro de 2019

        Olá Antônio, nosso país é uma decadência…até mesmo vc que presta o tal serviço em questão e que também lhe é cobrado impostos descabidos, sabes da falta de organização dos órgãos no Brasil…tudo pra nos arrancar até o último centavo…e pra piorar mais ainda as pessoas colocam disputas políticas no meio…nossa polica é e sempre será escrita…Não podemos nunca confiar e nem contar com ela…os nossos queridos políticos sempre fazem o que eles querem…nós somos apenas bonequinhos…fantoches em suas mãos …tristeza de ser brasileira!Detalhe meu estado cobra um absurdo por uma habilitação …revoltante.

      • Avatar
        Willian Santos 20 de fevereiro de 2019

        Exame toxicológico que nada aqui no Brasil se consegue tudo tem uns amigos meus que burla esse toxicológico paga 1.200 reais e faz cara tinha que ter e era mas fiscalização nessas clínicas que fazem esse tipo de exames isso e uma vergonha pra nosso pais

      • Avatar
        Rosana 18 de março de 2019

        Concordo com vc ..pois esse exame psicotécnico e o mesmo a 30 anos e não evoluiu em nada só quem e do ramo sabe que tudo e feito nas coxas… As aulas de simulador e outra coisa que até poderia ter serventia se juntassem instrutores experientes para montar as aulas pq essa programação que é instalada nessas máquinas e são ridículas não ensinam nada e quando o instrutor tá na sala e quer explicar melhor se ficar um minuto explicando pro aluno e esse não fizer nenhum movimento na máquina terá a aula cancelada …uma porcarias essas aulas falo pq sou instrutora..,…e se eu pudesse mudaria todas as aulas

    • Avatar
      Joel Paula Barbosa 19 de fevereiro de 2019

      O ignorância então todo esses acidentes com a validade da CNH de 5 anos,vai tomar no teu cu,o que você esta fazendo no Brasil Filha puta arrombada,10 anos é para o povo, não para Nutelas chupeta que nem você Marcelo

      • Avatar
        SERGIVALDO LIMA OLIVEIRA 19 de fevereiro de 2019

        ????? desse jeitinho mano

    • Avatar
      Charton Costa 19 de fevereiro de 2019

      Não é o problema a validade do CNH que causa acidentes. Tanto que a validade com 5 anos ainda continua a mesma coisa ou pior até aumentou o dobro de assassinato de carros no trânsito. Então é isso que causa acidente.O que causa é os desrespeito e a dificuldade de um brasileiro de obedecer regras: Exemplos: Não fume,não olhe e não fale ao celular qdo dirigi, Não ultrapasse, não obedece as faixas, passa em farol fechado, pare em cima da faixa, tiram rachas, não obedece as placas, não de a preferência, xingam os outros motoristas e os pedestres, pare em cima das calçadas, pare em locais proibidos, enfim são muitas infrações se for colocar todas aqui ainda ficaria falando e não terminaria o meu texto. ..Só posso dizer etc,etc,etc….de infrações que causa mortes de trânsito. ….Então não é a validade do CNH que vai resolver os problemas. ..É sim a educação em transito que deveria ser estudado durante 1 ano na escola pra se educar e ainda sim testar se realmente aprendeu pra ir na prática com carro e também aprender dirigindo durante 1 ano pra ver se está pronto com a educação que aprendeste. Só assim depois de aprender é que pode pegar um carro e dirigir. ….

      • Avatar
        Rosana 18 de março de 2019

        Concordo com vc ..pois esse exame psicotécnico e o mesmo a 30 anos e não evoluiu em nada só quem e do ramo sabe que tudo e feito nas coxas… As aulas de simulador e outra coisa que até poderia ter serventia se juntassem instrutores experientes para montar as aulas pq essa programação que é instalada nessas máquinas e são ridículas não ensinam nada e quando o instrutor tá na sala e quer explicar melhor se ficar um minuto explicando pro aluno e esse não fizer nenhum movimento na máquina terá a aula cancelada …uma porcarias essas aulas falo pq sou instrutora..,…e se eu pudesse mudaria todas as aulas….. E a CNH vencida ou com renovação de 5 em ou de 10 em 10 não muda a falta de responsabilidade do condutor cfca um porcaria pq se vc nunca foi responsável nunca teve a menor noção de conciencia, não e 9 dias que vai dar nocao ao ser humano …. Desde a quinta série na escola educação de trânsito ….quando está se formando o caráter do adolescente quando.cjegar na época de tirar carta ele.esta pronto a realizar uma prova de sinalização , de legislação … Eu vejo aqui o aluna acabou de fazer o curso ele não sabe que está na contramão , não sabe que a faixa amarela divide dois fluxos não sabe o que significam.as placas enquanto tudo no Brasil for resolvido com dinheiro e não com interesse de melhorar o trânsito nós vamos continuar com esses índices de assistentes ….

    • Avatar
      cruz 19 de fevereiro de 2019

      esse cara não sabe o q fala babaca,,deve nem ter carta de condução, tem nada pra falar fica calado.

      • Avatar
        SERGIVALDO LIMA OLIVEIRA 19 de fevereiro de 2019

        Concordo contigo

    • Avatar
      Ozorio 19 de fevereiro de 2019

      O povo tá casado, de serem roubados, chega, IPVA, pedágio (PR valor caro e SP, um a cada 30 km)paga p/estacionar nas ruas, industrial das multas, combustíveis um dos mais caros do mundo etc etc,ainda tem pessoas que defendem esse sistema que tá, esses que defendem o sistema atual, com certeza andam em veículos oficiais que a família com combustíveis de graça , não são multados(placas frias)daí é fácil querem que as coisas mudem em prol do cidadão.

      • Avatar
        Frank 20 de fevereiro de 2019

        O povo tá cansado, e verdade, mas não estão reagindo pra que melhore, tudo q aumenta, o povo reclama, mas paga do mesmo jeito, se sobe gasolina, vão e abastecem, será q não sabem reagir????

      • Avatar
        Frank 20 de fevereiro de 2019

        Eu mesmo tenho 50 anos , nunca tive CNH e dirijo a muitos anos, nunca bati, nem me envolvi em acidentes, fui pego uma vez só, multa de 700 reais, paguei 50 pra um desconhecido tirar o carro do local e pronto, saiu mais barato q os quase 3000 reais das auto escolas,,,,,,isso a pelo menos, 39 anos dirigindo…já fui ao sul, já encarei sp, norte já fui até do Paraná a balsas..Maranhão……

    • Avatar
      Antônio Rafael dos Santos 19 de fevereiro de 2019

      Que comentário absurdo, Marcelo creio que você nem leu a reportagem, sua postagem não tem nada haver com o testo acima descrito.
      Os acidente ocorrem por por vários motivos menos por tempo de habilitação.

    • Avatar
      SERGIVALDO LIMA OLIVEIRA 19 de fevereiro de 2019

      Bem assim mesmo

    • Avatar
      Tino 19 de fevereiro de 2019

      Você sabe de nada.

    • Avatar
      Alex 19 de fevereiro de 2019

      Tenho certeza que você não sabe o que está dizendo e nao conhece nada do assunto

    • Avatar
      iraci faustina de souza carlos Silva 19 de fevereiro de 2019

      Sabe de nada inocente

    • Avatar
      Elias 19 de fevereiro de 2019

      Olha tu não pode comparar países como os EUA por ex que a CNH custa 50,00 dólares e a renovação e um valor baixo. E outra antigamente aqui no Brasil a carteira durava até 20 anos ou mais e não tinha tantos acidentes como hoje. Tem sim que multar quem desreipeita o trânsito. Hoje mesmo um cara dirigindo com o cel digitando provavelmente o whats. Isto sim tem que ter punição

    • Avatar
      Orley Ramos 19 de fevereiro de 2019

      Conversa muito,sabe nada a sequela está na língua desse besta

    • Avatar
      Jaffe macedo xavier 20 de fevereiro de 2019

      Marcelo, boa noite….olha só nós não precisamos de 20,5,2 ou o tempo que seja a Habilitação e sim de pessoas responsaveis no trânsito, então não podemos comparar o brasil com outros paises porque os outros tem legislaçoes e educação quem vem de berço….o nosdo pais infelismente tem que ser advertido na dura até aprender a se comportar no transito….entao devemos punir os maus condutores e nao encarecer a carteira de habilitação. ..veja pelo lado bom….essas taxas altas do detran deixam o pai de familia mais preoculpados do que já são com essas cobranças absurdas….que os organizadores comem todo ano…obrigado espero que entenda….

    • Avatar
      Valdir 20 de fevereiro de 2019

      você não sabe nem o o que esra falando

    • Avatar
      Sidnei 20 de fevereiro de 2019

      É dono de auto escola

    • Avatar
      Rony 20 de fevereiro de 2019

      Até que enfim tem alguém com cérebro pra rever isso..no Brasil a tempos que esses imbecies vem sangrando o bolso dos brasileiros..toda hora eles inventam uma taxa..Contran e Denatran só fazem merda..Nunca faz nada pra beneficiar o brasileiro..andar de dia com luz acesa e outras idiotices.

    • Avatar
      Anderson Gomes 20 de fevereiro de 2019

      O que falta e fiscalização de trânsito, aumentar a validade não vai tirar da rua os motoristas irresponsáveis, pois na hora de renovar a CNH não se faz aula prática novamente. Perfeita decisão do governo PARABÉNS!!!

      • Avatar
        Ana Paula 20 de fevereiro de 2019

        Concordo,acabei de renovar a minha quase 150,00 e só passei por um exame médico super simples…

    • Avatar
      Gustavo 20 de fevereiro de 2019

      O burro vítimas fatais acontecem independente de habilitação ou não abra sua mente….

      • Avatar
        FLABIO GONCALVES 20 de fevereiro de 2019

        Parabéns

      • Avatar
        Silvio Samu 20 de fevereiro de 2019

        Verdade

      • Avatar
        Antônio César 20 de fevereiro de 2019

        Esse deve fazer parte dos pseudos especialista de trânsito que vira e mexe cria umas dessas pérolas como ter que andar com os faróis ligado durante o dia medida essa que só serve para Alimentar a máfia da multa se isso e tão bom pq não e usado na Europa ou estados unidos ou lá os caras são burros ou a população e mais esclarecida fica a dica.

      • Avatar
        Frank 20 de fevereiro de 2019

        Santa verdade….tudo q o governo fizer..os petistas vão na onda do contra

    • Avatar
      Maurici Bomfanti 20 de fevereiro de 2019

      No mínimo vc so pode ser dono de auto escola….absurdo e ser roubado na auto escola ter que pagar mais de 2 mil reais para fazer uma habilitação…isto sim um absurdo total

      • Avatar
        Cristiano 20 de fevereiro de 2019

        Ota decisão tomadas tem muita coisa pra ser revista dentro do Detran inclusive os imposto
        Pois o brasileiro vem pagando o pato de um governo corrupto

      • Avatar
        Manuel 20 de fevereiro de 2019

        Moço me deixa te dizer uma coisa, uma só categoria gira em torno desse valor isto porque a aura de combustíveis, o serviço de qualidade de um profissional, o desgaste e manutenção do veículo mais os impostos q o proprietário tem, carteira com baixo preço vai influir na qualidade de trânsito e formar idiotas como você.

      • Avatar
        Amjusus50 20 de fevereiro de 2019

        Ser contra tirar o peso do estado de cima do cidadão! Deve mesmo ter muito interesse na causa!

      • Avatar
        Lima 20 de fevereiro de 2019

        Esse tal de Marcelo desinformado esta indo na cidade contra mão esse sim deve perder a CNH por dez anos

      • Avatar
        Lima 20 de fevereiro de 2019

        Esse tal de Marcelo desinformado esta indo na contra mão esse sim deve perder a CNH por dez anos

      • Avatar
        IsmaelFurtado DeSouza 20 de fevereiro de 2019

        Concordo com vc , não si pode cobrar tanto para tirar ou renovar carteira de motorista

      • Avatar
        Adelino 20 de fevereiro de 2019

        Caro amigo estes valores o nosso presidente vai rever tbm

      • Avatar
        Sebastião 20 de fevereiro de 2019

        concordo plenamente com seu comentário,vc nos representa

      • Avatar
        Japa 20 de fevereiro de 2019

        Vdd fora esse simulador q não presta pra nada

      • Avatar
        Eduardo 20 de fevereiro de 2019

        *2500 se não subiu ainda

      • Avatar
        Everton 20 de fevereiro de 2019

        Vdd em apenas em um papel,que na verdade nem e nossa a qualquer momento nos lhe tomam

    • Avatar
      Júnior Miranda 20 de fevereiro de 2019

      Vc é dono de auto escola né ? Só pode !!!

    • Avatar
      Lúcia Helena 20 de fevereiro de 2019

      Absurdo maior amigo é uma auto escola cobrar um preço tão abusivo num país q o salário mínimo não chega a mil reais,e pior,cobrar por algo q não fazem,Vc deve saber perfeitamente o quanto o consumidor é lesado numa auto escola.

    • Avatar
      Clovis Santos 20 de fevereiro de 2019

      E um absurdo mesmo o governo so cobrar teste toxicologico em categorias específicas C /D/E, e nao pra todas as classes q tem uma CNH

    • Avatar
      João Paulo 20 de fevereiro de 2019

      Vc é um especilista no assunto ou é filho da mãe Dina.
      Não tem noticia falando q a CNH o vencimento sera de 10 anos e sim podera chegar a 10 anos.

    • Avatar
      Leo correa 20 de fevereiro de 2019

      Simulador .maior Fraude os controles ficam a cargo do instrutor.so serve pra avaliar reflexo e atenção. Mais isso as clínicas na avaliam

      • Avatar
        Paulo 20 de fevereiro de 2019

        Pois é e muitas pessoas estão deixando de tirar suas cnh’s por causa desse procedimento inutil e corrupto.

    • Avatar
      Orlando 20 de fevereiro de 2019

      Você de ser filho de uns poderosos do Denatran esta com medo de perder a mamata

    • Avatar
      EDISON JAIME SCHMITT 20 de fevereiro de 2019

      Bom dia, Marcelo! Percebo que a sua preocupação não está diretamente ligada a segurança do cidadão,mas sim talvez vez por vc ser dono de auto escola. Não vejo nada de anormal um jovem de 20 anos q faz sua CNH ter validade de 10 anos. As auto escola irão faturar menos. Então, aí está a preocupação.

    • Avatar
      Eliudo soares 20 de fevereiro de 2019

      O que causa acidentes e a imprudência e irresponsabilidade deses que pensam que porquê tem uma carta são motoristas de verdade. O que da segurança e dirigir consciente respeitando o direito dos outros e as regras de trânsito.

    • Avatar
      Agnaldo De Oliveiŕ 20 de fevereiro de 2019

      Você sabe que os acidentes de trânsito nada tem a ver co renovação de habilitação e sim com irresponsabilidade de condutor,pedestres e demais autoridades de trânsito.Agora se tivéssemos 40000 vitimas por mal súbito eu estaria de acordo com você.

    • Avatar
      Silvio Samu 20 de fevereiro de 2019

      Bom dia o que tem haver aumento de vendas com letalidade no trânsito pela lógica quanto mas anos de direção mas experiência se adguire certo

    • Avatar
      Manuel Gomes Sanches 20 de fevereiro de 2019

      Bom dia! No mínimo você deve ser dono de Auto escola.

    • Avatar
      NELSON 20 de fevereiro de 2019

      Seu cú. Desgraça

    • Avatar
      PERLA ROSA FELIX 20 de fevereiro de 2019

      Kkkkkkkk melhor comentário

    • Avatar
      Evandro 20 de fevereiro de 2019

      Cada ano q si passa o Pobre so e lembrado pra colocar eles no poder e nao ver a situaçao finaceira deles

    • Avatar
      Evandro 20 de fevereiro de 2019

      Cada ano q si passa o Pobre so e lembrado pra colocar eles no poder e nao ver a situaçao finaceira deles..

    • Avatar
      Elias aguiar 20 de fevereiro de 2019

      Que pensamento fertil amigao kkkkk tu chutou o balde com esse pensamento seu.

    • Avatar
      Bruno 20 de fevereiro de 2019

      Vai toma no cu

      • Avatar
        Paulo Ramos 20 de fevereiro de 2019

        Eu vejo que seria importante já que estamos tratando de segurança no trânsito uma boa aparência no visual , cabelo ,e uma maquiagem bem adequado mas pôr favor tome no copo

    • Avatar
      Francisco Carlos Ramos Lacerda 20 de fevereiro de 2019

      Absurdo é a quantidade de impostos que o brasileiro paga , vai chegar um dia que nos nao vamos dar conta de pagar , a inteçao do governo é aliviar nosso bolso,

    • Avatar
      Sergio Murilo Faria 20 de fevereiro de 2019

      Amigo! Vc está equivocado.Nao é uma habilitação que vai impedir ou evitar menos acidente. A inesponsabilidade do ser humano e que faz um trânsito ruim. Sou a favor do aumento na validade da CNH. Ta na hora do brasileiro parar de reclamar e agir. Criticar e fácil.

      • Avatar
        Jefferson 20 de fevereiro de 2019

        Verdade eu sou instrutor de auto escola por mais que nos contra e ensine não adianta se a pessoa não guarda princípio

      • Avatar
        Adilson Gil 20 de fevereiro de 2019

        Realmente o maior problema do brasileiro e só querer levar vantagem em tudo e não ser um pouco mais honesto e cumpridor de seus deveres.

    • Avatar
      Silvio lorenzatto 20 de fevereiro de 2019

      Vc e’ um besta simples assim.

    • Avatar
      João Flávio Peixoto 20 de fevereiro de 2019

      Vc deve ser algum dono de auto escola, por isso está falando isso

      • Avatar
        Gonçalves 20 de fevereiro de 2019

        Vamos resumir tudo isso: eles são petistas.pronto disse tudo.

    • Avatar
      Júnior 20 de fevereiro de 2019

      VC é um ze dentro d’agua não sabe nem o que está falando

      • Avatar
        Daniela 20 de fevereiro de 2019

        Com os mais médicos colocados pelos DETRANS. O exame de visão pouco adianta pq eles não avaliam o que os motoristas tem só mandam ler umas letras. Não afete a pressão ocular, pra ver se o indivíduo tem: glaucoma, astigmatismo,ipermetropia e outros problemas de vista.

      • Avatar
        Bruno 20 de fevereiro de 2019

        Vdd eu paguei caro aí quando fui fazer o exame de vista, eu achei que não ia passar mas aí a surpresa fui aprovado agora eu vou ter que usar óculos para dirigir pq não enxergo de longe,e também pq não quero fazer besteira kkkk

    • Avatar
      Emerson 20 de fevereiro de 2019

      Estou de acordo cm o presidente sou um motorista profissional há 21 anos e nunca me envolvi em acidente pois viajo o brasil todo toda vez de renovar a habilitação é só perda de tempo e dinheiro p nós fica muito caro na categoria A E .

      • Avatar
        Hélio Viana 20 de fevereiro de 2019

        Vcs que concordam com o presidente estão esquecendo que problemas com a visão pode surgir em um espaço de tempo muito curto. Isso vai aumentar o número de “cegos” nas estradas, consequentemente os acidentes. Não podemos pensar somente no financeiro, existem estudos para que fosse feito o exame de vista de 5 em cinco anos. A redução do valor seria bem vinda, mas não o aumento da validade.

      • Avatar
        Anônimo 20 de fevereiro de 2019

        O aumento da validade será de acordo com a idade quanto menor for a idade maior q validade e quanto maior a idade menor será a validade no passado foi assim mais os corruptos tiraram do povo e visaram seus bolsos

      • Avatar
        Reinaldo Oliveira 20 de fevereiro de 2019

        Problema de visão pode acontecer a qualquer momento basta ter um avidente quimico. De acordo com sua lógica é necessario fazer um exame por dia. A maior parte dos acidente não acontece devido a má visão, acontece por embriaguez ao volante, imprudencia e imperícia. Os oftamologistas que vão buscar ganhar dinheiro fazendo outra coisa.

      • Avatar
        Mariano 20 de fevereiro de 2019

        Você falou a verdade,depois de duas semanas de minha renovação me vi com a vista turva,glaucoma estou dirigindo tranquilo,sem pressa e tratando a vista,não bebo dirigo desde os 18 anos tenho 62,estradas ruins bebida e outro fatores,brigas no trânsito,e falatório com improperios,.

      • Avatar
        Emerson Borges 20 de fevereiro de 2019

        Vc deve fz parte “deles” por isso está contra o governo.

      • Avatar
        Nielmar Rodrigues Moreira 20 de fevereiro de 2019

        Todos que é do contra com Bolsonaro vocês sabem de onde são a lei é boa parabéns ao governo

      • Avatar
        Adelino 20 de fevereiro de 2019

        Emerson
        Tenho que concordar eu tbm me aposentei ensina de Carreta fui agora renovar a minha CNH em Mg tive que desembolçar quase 500,00 e um absurdo 10 anos esta bom

    • Avatar
      Firmino 20 de fevereiro de 2019

      Marcelo vc é tão burro que se esquece das coisa…vc deveria fazer o primário em 2 em 2 anos…fi

    • Avatar
      Mauro 20 de fevereiro de 2019

      Carteira n mata ninguém quem mata são os motoristas irresponsável

      • Avatar
        Necivaldo 20 de fevereiro de 2019

        Exatamente. Que venha o porte de armas tb.

    • Avatar
      Anselmo 20 de fevereiro de 2019

      O que diminui acidentes não e sangrar o bolso do cidadão a cada 4 anos , ou menos ou a cada ano , que e a vontade de auto escolas e outras máfias existentes para saquear o bolso do cidadão . O que se torna eficaz chama se conscientizacao e leis duras com penalidades exemplares para infratores e reincidentes .

      • Avatar
        Francisco Santos de Oliveira 20 de fevereiro de 2019

        Leis duras r punições exemplares proporcionais às infrações cometidas. Ter a carteira suspensa por cair nas armadilhas visivelmente arrecadatorias com esta a fiscalização é achaque,sim. Ser multado por ultrapassar 1 Km/h a velocidade permitida em nossas “maravilhosas” vias é um absurdo que tem de ser revisto, também. Agentes escondidos são mais eficazes para coibir acidentes do quê ostensividade?

      • Avatar
        Hamilton Jr 20 de fevereiro de 2019

        Perfeito…

      • Avatar
        Gilson Canto 20 de fevereiro de 2019

        Falou tudo Anselm. É isso mesmo.

      • Avatar
        Gilson Canto 20 de fevereiro de 2019

        Falou tudo Anselmo. É isso mesmo.

    • Avatar
      Mosá Oliveira Da Silva 20 de fevereiro de 2019

      Bom dia!
      No mínimo vc é dono de uma auto escola ou de outro meio de arrecadar dinheiro da população!! que está à mercê dessas organizações…

      • Avatar
        Negreiro 20 de fevereiro de 2019

        Bom dia
        Falou pouco mais falou bonito?????

      • Avatar
        Thiago de Almeida Pinheiro 20 de fevereiro de 2019

        Seu comentário foi feito sem saber da realidade, as auto escolas não lucram com o simulador, a saída dele será um grande alívio, ele só gera um alto custo, e não tem nenhuma vantagem. Quem lucra são os políticos do seu partido que inventaram isso pq eram os únicos que tinham a autorização para venda e locação dos mesmos… Procurem pesquisar, buscar informações, antes de falar asneiras

    • Avatar
      Sergo de oliveira 20 de fevereiro de 2019

      Auto escolas só querem arrecadar mais.Tem que mudar isso mesmo.

      • Avatar
        Aguinaldo martins de sa 20 de fevereiro de 2019

        Nada as autos escola a so estão seguindo a portaria.

      • Avatar
        Andreia 20 de fevereiro de 2019

        Aguinaldo meu querido, você é funcionário ou dono de uma auto escola? Pra dizer uma coisa dessas só pode . Auto escolas roubam e não é pouco não.

      • Avatar
        Caludio 20 de fevereiro de 2019

        As auto escolas fazem o que bem entendem, ou não entendem,o detram não fiscaliza.

    • Avatar
      Francisco Santos de Oliveira 20 de fevereiro de 2019

      Dois meses e o governo é desastrado. E os dezesseis anos de roubalheiras do “teu governo” poderiam ser definidas como o quê?

    • Avatar
      Luis 20 de fevereiro de 2019

      Portugal a validade da carteira de motorista é de 10 anos. Os acidentes ocorrem em sua maioria por imprudência.

    • Avatar
      Miro Pires 20 de fevereiro de 2019

      Que isso amigo?… seus pais devem ter batido muito em sua cabeça, quando vc era pequeno!… o que tem a ver duração de carteira de habilitação, com índice de acidente?

    • Avatar
      Flávio 20 de fevereiro de 2019

      Vc tá falando besteira os problemas dos acidentes não é o aumento de validade da CNH e sim os buracos que nós temos nas nossas estradas e vias e além disso outro problema e a bebidas e as drogas isso sim que tinha que melhorar pra evitar acidentes

    • Avatar
      Flávio 20 de fevereiro de 2019

      Vc tá falando besteira os problemas dos acidentes não é o aumento de validade da CNH e sim os buracos que nós temos nas nossas estradas e vias e além disso outro problema e a bebidas e as drogas isso sim que tinha que melhorar pra evitar acidentes

      • Avatar
        Leandro 20 de fevereiro de 2019

        Verdade a validade da CNH, não causa acidentes nas rodovias, e ruas urbanas !!! O que causa acidentes são os maus motorista que acham que pode se usar todos os tipos de porcarias e pegar na direção? Isso sim é uma má conduta dos super motorista que se alegam não fazer mal para seu reflexo na direção ??

    • Avatar
      JOAO Batista 20 de fevereiro de 2019

      Logo no início dos comentários têm um cara revoltado com a decisão certa do gonverno, no mínimo ele deve ser mais um desses esquerdistas q vivem atrapalhando a vida dos brasileiro q trabalha . Dirigir é igual andar de bicicleta vc não esquece como se faz . Sou motorista profissional m

    • Avatar
      Antônio carlos 20 de fevereiro de 2019

      Colaboca Marcelo você deve ser dono de outô escola.

      • Avatar
        Ricardo 20 de fevereiro de 2019

        Com certeza, deve ser um deles.

      • Avatar
        Rafael 20 de fevereiro de 2019

        Cara Pau no cu kkkkkk esse marcelo

    • Avatar
      CARLOS ALEXANDRE RESENDE BAPTISTA 20 de fevereiro de 2019

      O que te faz pensar assim….já removeu minha cnh por 6 vezes, onde se para um valor alto pra nada, só pra ler letrinhas….e responder um questionário. Reavalia sua posicao

    • Avatar
      Manoel messias 20 de fevereiro de 2019

      Vc sabe de nada rapaz tem que aumentar mesmo vai ser a melhor coisa que o governo vai fazer aí vem vc falando isso seu burro o Marcelo si vc for domo de auto escola problema é seu e não meu procura outro ramo que vc aumentar mesmo pra 10 anos coisa boa valeu Bosonaro vai Brasil

    • Avatar
      Manoel messias 20 de fevereiro de 2019

      Marcelo chupa esse manga seu burro

      • Avatar
        Salvador 20 de fevereiro de 2019

        Qnd vc tira sua CNH o único acidente possível é o vascular cerebral

    • Avatar
      Luis Adriano Renner Brandão 20 de fevereiro de 2019

      É um roubo $600,00 pra renovar uma carteira que vale só por 5 anos sem falar no roubo que é pra tirar uma carteira. Te informa quanto o cara gasta pra chegar na categoria AD.

    • Avatar
      OLIVEIRA 20 de fevereiro de 2019

      Esse cara só pode tá doido!!desde qndo a carta de habilitação causa acidente? E também nao ensina ninguém dirigir? Sao causado por imprudência dos motoristas com ou sem habilitação.o governo tá certíssimo em pronlogar o vencimento,o brasileiro já não aguenta mais tantos tributos.acho melhor o senhor trocar a água q bebê.

      • Avatar
        alessandro 20 de fevereiro de 2019

        verdade falta muito é respeito no trânsito tem imprudência mal educados no trânsito é isso

    • Avatar
      Wilson targino da silva 20 de fevereiro de 2019

      Isso é uma.melhoria para o povo,que sofre com altas taxas do tal do duda.

    • Avatar
      Osvaldo José dos Santos 20 de fevereiro de 2019

      Vc deve ser dono de alguma estituiçao ligada ao Detran.

    • Avatar
      Fernando Souza 20 de fevereiro de 2019

      Quer aparecer põe um rojão no cu e sai voando seu seboso, não tá conformado com o aumento da validade deita na Br pra carreta passar por cima de você.

    • Avatar
      Edney 20 de fevereiro de 2019

      Quer dizer que pra vc um simples exame médico e de vista será capaz de evitar os acidente que vc citou.acho vc desenformado e fala que não deve.

    • Avatar
      Memeu 20 de fevereiro de 2019

      Idiota

    • Avatar
      Sérgio 20 de fevereiro de 2019

      Cala boca Magda!!!!

    • Avatar
      Marcinho 20 de fevereiro de 2019

      Tu é besta Jegue

    • Avatar
      Marcinho 20 de fevereiro de 2019

      Os caras já roubam e ainda existe bananas com vc Marcelo

    • Avatar
      Wiliam de souza 20 de fevereiro de 2019

      Provavelmente você deve ser dono de auto escola ou deve não ser habilitado, pois não sabe o quanto é que nos deixa triste pagar quase três mil reais em uma habilitação e ainda sofrer burocracias o resto da vida, sem contar no famoso “IPVA” anual que é mais que um roubo.. acredito eu que provavelmente o detran um dia decida abrir um banco próprio, porque o tanto que eles arrecadam diariamente você não tem noção.

      • Avatar
        Suzan KUCHINELEK 20 de fevereiro de 2019

        Verdade Wiliam eu estou pagando R$3.200,00 na categoria AB, só na B eu iria pagar R$2.600,00 é um abuso para quem ganha um salário mínimo.

      • Avatar
        Vera Aguiar 20 de fevereiro de 2019

        E ainda o processo da primeira habilitação t duração 1 ano. Se vc não consegue passar, tem que fazer tudo de novo. Cursinho, exames simulador, isso no estado de São Paulo. Em outros estados a validade e maior.

      • Avatar
        Wanda fiorenza 20 de fevereiro de 2019

        Disse td.

      • Avatar
        GERALDA BEATRIZ PEREIRA SANTOS 20 de fevereiro de 2019

        Com certeza

      • Avatar
        Carlos 20 de fevereiro de 2019

        É isso ai meu amigo o problema é cadê esse dinheiro q some nos bolsos.

      • Avatar
        Gilsa Helena 20 de fevereiro de 2019

        CNH e um roubo na cara dura .tem que mudar este tal de isaminador humano eles geralmente ele são estúpidos e arrogantes

      • Avatar
        Line 20 de fevereiro de 2019

        3 mil pagando os quebras né…..kkkk
        A minha A/B foi menos de 1.500 tudo
        Mas sem quebra ne

      • Avatar
        Line 20 de fevereiro de 2019

        3 mil pagando os quebras né…..kkkk
        A minha A/B foi menos de 1.500 tudo
        Mas sem quebra pq não precisei

      • Avatar
        jocimar moreira 21 de fevereiro de 2019

        Se não pode pagar 3000 não pode ter carro pois o custo é alto, não sabem de nada só estão pensando no próprio rabo de cada um

    • Avatar
      Cleuber 20 de fevereiro de 2019

      Marcelo vc esta equivocado ,ai no caso tem que mexer no código penal não na validade da cnh.

    • Avatar
      Cleuber 20 de fevereiro de 2019

      Estamos aguardando , essa promessa do Presidente..

      • Avatar
        Iron 20 de fevereiro de 2019

        Baba ovo do presibobo

    • Avatar
      Cleuber 20 de fevereiro de 2019

      Quando isso vai acontecer estou esperando ancioso…

    • Avatar
      Cristovam Cássio da Silva 20 de fevereiro de 2019

      Antigamente as CNHs eram para 30 ou 35 anos e os índices de acidentes eram menores, você só pode ser dono de auto escola ou despachante pra querer que continue a validade por 5 anos pra ganhar dinheiro nas custas do povo

      • Avatar
        Carlos Jose Cortez 20 de fevereiro de 2019

        Rs… Ganhou como comentário do dia ☺️ kkkkk

      • Avatar
        marli 20 de fevereiro de 2019

        Auto escola não ganha com renovação de habilitação muito menos despachante. Só quem ganha é o Detran .

      • Avatar
        Jarbe avila 20 de fevereiro de 2019

        Sim auto escola trabalha de graça!

      • Avatar
        Cristiane 20 de fevereiro de 2019

        Disse bem, antigamente…. Tinha menos carro na rua, menos intolerância e educação. Não se compara o trânsito de hj, o estresse que as pessoas estão submetidas, são acometidas por doenças mais jovens e medicamentos que podem interferir no ato de dirigir. Além das drogas e etc. Sou favorável a cada 5 anos e a todos os exames, inclusive o toxicológico.

    • Avatar
      GERALDA BEATRIZ PEREIRA SANTOS 20 de fevereiro de 2019

      Absurda sua colocação. Deveria então fechar as fábricas de bebidas alcoólicas e outras drodas por exemplo.

      • Avatar
        Gerson Gomes 20 de fevereiro de 2019

        A bebida está no bar quetinha, a droga está no morro quetin se ninguém for até eles, jamais eles virão até nós. Livre arbítrio amigo

    • Avatar
      Leandro 20 de fevereiro de 2019

      Não tem nada a ver aumentando o tempo pra renovar com acidentes, pois as punições estão aí, irá aumentar o prazo de validade e não sumir as punições, como multas e etc… sou a favor é de aumentar as multas, pois quando se mexe no bolso, a tendência é dirigir na linha.

      • Avatar
        Marcelo 15 de junho de 2019

        A minha vence no próximo ano será q vai prorrogar?

    • Avatar
      Osmar Rogério da Silva 20 de fevereiro de 2019

      Sempre que se fala em cortar mordomia aparece um sindicato daqui outro dali agora uma tal de ABRAMET fala em ser contrária a habilitação por 10 anos é contrária porque o negócio é ter lucros como sofrimento dos outros . Pois é uma vergonha a cada cinco anos ter de renovar a habilitação . O povo apóia a ideia deste governo de se renovar a cada 10 anos a habilitação

      • Avatar
        Ewerton 20 de fevereiro de 2019

        Como se fosse aprender andar de bicicleta..jamais vc esque tinha q ser e extinto…a cada 5 anos era pra chegar uma nova…

      • Avatar
        Francisco Carlos 21 de fevereiro de 2019

        A minha vence em abril será que já está aprovado a nova regra de 10 anos

    • Avatar
      Jesus Martins 20 de fevereiro de 2019

      Kkkkkkkk um dono de auto escola nervoso…vai perder dindin

      • Avatar
        Uanderson Marcelo 20 de fevereiro de 2019

        Kkkk

    • Avatar
      Rosana 20 de fevereiro de 2019

      Não acho que uma avaliação médica de sete minutos dê para avaliar se im condutor de veículos esta apto ou não para conduzir im automóvel. Exame caro com finalidade de enriquecer donos de Clinicas e os cofres publicos .

    • Avatar
      Paulo 20 de fevereiro de 2019

      O ideal seria 20 anos

    • Avatar
      Gilberto S. E. 20 de fevereiro de 2019

      Não tem nada haver tempo de carteira. Tem sim a indisciplina dos motoristas, que em uma estrada que o limite e 80 km, ele anda a 100 km e quando chega no radar diminui. Isso entre outras infrações. Essas indisciplina que causam acidentes. Acho que deveria ser como uma identidade. Tirou a primeira, vc a cada tempo deveria voltar e fazer só o exame de vista. O resto é elevar o valor das multas e não avisar onde tem radar, e deixar pagar a multa e levar os pontos na carteira. Aí sim já com a carteiro com os pontos cheios, retornar para as aulas. Mesmo assim também sou a favor de se você tiver só; vamos supor, 8 pontos em um ano, que eles sejam desconsiderados no fim dos 12 meses após a última multa. E assim subsequentemente. Abraços a todos.

    • Avatar
      Carlos Lopes Cardoso 20 de fevereiro de 2019

      Contrária, porque vai perder grana, dói no bolso deles!

    • Avatar
      Guilherme arruda 20 de fevereiro de 2019

      Vc deve ser no mínimo um elo dessa corrente absurda que massacra o povo com interesse em lucrar,pode até ter uma reciclagem para quem exede a pontuação,mas de tempos em tempos ter que gastar e perder tempo com renovação de CNH além de caro, não acrescenta em nada ao condutor,só mesmo ao psicólogo, “médico”,…
      E por aí vai!

    • Avatar
      Adailton 20 de fevereiro de 2019

      Esse aí é dono de auto escola pra falar uma baboseira desse tipo aí

      • Avatar
        CLAUDINEI MOTA SIQUEIRA 21 de fevereiro de 2019

        Deve ser dono de clínica. A auto escola não lucra com exames a cada 5 anos, as clínicas sim. Vai acabar a mamata deles.

    • Avatar
      CLAUDINEI MOTA SIQUEIRA 21 de fevereiro de 2019

      Vai acabar com essa mamata das clínicas que aprovam até cego a troco de propinas.

    • Avatar
      Rafale 21 de fevereiro de 2019

      Igual aqui não EUA ,país desenvolvido e se renova a cada 10 anos se pagando 10 dólares e sem burocracia…Se falar que pra tirar custar 8de 80 a 140 dólares e leva em torno de 5 dias já está com a habilitação na mão..

      • Avatar
        OTAVIANO GOMES COSTA NETO 13 de maio de 2019

        Aqui tinha que ser assim olha a diferença no seu Estado unidos 5 dias por no máximo 600 reais aqui é um robô e dirá até 40 dias pra tira a carta

    • Avatar
      Gabriel Silva 28 de fevereiro de 2019

      Caro Sr, o limite de vencimento não diz que isso dará condições para que se cometam mais acidentes de trânsito. Visto que as infrações continuam sendo punitivas, com multas ou apreensão da CNH e retensão do veículo.
      Sou instrutor de trânsito, digo que o simulador tem sido bom na medida de esclarecer alguns comandos básicos de um veículo automotor.
      Mas não tem por exemplo um sistema em que, se não alcançar certa pontuação será ou estará apto ou inapto para a continuação da aquisição da CNH..
      Pois, nos exames médicos e psicotécnicos não conseguem com exatidão mostrar a aptidão ou não do candidato e ou aluno.

    • Avatar
      sergio 28 de fevereiro de 2019

      Marcello antes o vencimento da cnh era quando o motorista completasse 40 anos. A lei mudou para 5 em 5 anos para idade até 65anos com alegação justamente de reduzir acidentes o que foi desmentido pois após essa regra os acidentes só tem aumentado. Sabemos que muitos exames são simplesmente vendidos e mesmo os que fazem percebe que em nada foi avaliado de fato, veja também os exames toxicológicos para cat. C, D e E virou faturamento garantido de laboratórios que vendem por um preço maior aos que usam drogas com colheita de cabelos de outra pessoa. Bolsonaro esta certíssimo pois tudo aqui tem duplo efeito, querem colocar rigor mas se torna mais um caminho da corrupção o famoso ” vamos dificultar para vender facilidades” ou acha que tudo isso é lenda?

    • Avatar
      roberto castro 23 de março de 2019

      so nao vale falar do desgoverno de bandidos que desde 1985 roubam e enganam os brasileiros

Avatar
Deixe um comentário