Motor 1.0 não é mais coisa de carros populares sem desempenho
Motores de baixa cilindrada sempre agradaram pela economia de combustível; agora, graças á tecnologia, podem convencer também pela performance
Motores de baixa cilindrada sempre agradaram pela economia de combustível; agora, graças á tecnologia, podem convencer também pela performance
Depois do tremendo sucesso que fizeram quando foram lançados, há quase 30 anos, os carros populares, com motor de um litro mas impostos lá embaixo, acabaram caindo em desgraça pelo fraco desempenho. Os motores desenvolviam 50, 60, no máximo 70 cavalos, e ainda por cima tinham que empurrar ar-condicionado, direção hidráulica e uma pilha de equipamentos.
E o mercado foi migrando para modelos com maior cilindrada, de desempenho razoável e um consumo ligeiramente maior. Mas aí veio o conceito do downsizing, da redução da cilindrada dos motores para a redução de consumo de combustível e emissões. Além disso, os impostos do motor de um litro, dos carros populares, foram mantidos lá embaixo.
O resultado é que hoje nós voltamos ao motor de um litro, mas com três cilindros, turbinado, injeção direta e eles já estão chegando a potências de 130 cavalos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |