Catalisador: conheça os sinais de que algo não vai bem

Você sabe qual é a importância do catalisador? E como identificar os alertas de ele pode não estar funcionando corretamente?

Por BORIS FELDMAN02/07/18 às 21h30

Entenda de três maneiras simples como reconhecer os alertas de que o catalisador do seu carro está com mau funcionamento.

[TRANSCRIÇÃO]

Muito motorista nem imagina que seu automóvel tenha um componente chamado catalisador. Mas, ele está presente no escapamento de todos os carros e tem a importante missão de eliminar a nocividade dos gases que vem do motor. O catalisador pode ter problemas que se manifestam de três maneiras: primeira, o barulho do escapamento pode se alterar de uma hora pra outra, e o motivo pode ser o catalisador danificado. Uma segunda manifestação pode ser pela perda de potência, se o motorista perceber uma redução no desempenho do carro,  a explicação pode estar no catalisador.

Até aqui, foi necessária a a sensibilidade do motorista para perceber o problema. A terceira manifestação é mais simples e objetiva: hoje, um problema no catalisador pode também fazer acender a luz de alerta no painel, que é a luz da injeção representada pelo desenho de um pequeno motor.

catalisador do seu carro

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Elizabeth Aparecida Egrégio Da Siva 2 de julho de 2018

    Gostaria de saber direito do acontecido do final pole cowper.assisti tudo esperando o finsal e nao entendi. O gugufoi espetacjlar mas parece q foi fojada uma sifuaçao

Deixe um comentário