Saiba como combater a borra do motor do automóvel

Ter atenção com os prazos das trocas do óleo é uma das maneiras de se evitar a borra. É possível ainda recorrer a um aditivo bom para esse combate

Por BORIS FELDMAN03/07/18 às 06h30

Se você não tomou as medidas corretas para se evitar a borra do motor, apesar de ser raro atualmente, conheça um bom aditivo para combatê-la.

[TRANSCRIÇÃO]

Por que está desaparecendo a borra do motor? Porque os óleos receberam novos aditivos específicos para evitar a sua formação. Borra é quando o óleo vai virando quase uma graxa e deixa de lubrificar o motor. Eu comentei isso aqui recentemente, mas foi levantada a questão: “não existe um aditivo específico para evitar essa borra?”

Sim, ele se chama Engine Flush ou Motor Flush, que se adiciona no óleo antigo, no óleo velho, antes de trocá-lo. Funciona-se o motor em marcha lenta durante alguns minutos, aí se retira todo óleo velho mais o Engine Flush, e aí se coloca o óleo novo no carro. Mas, se é grande a suspeita de borra no cárter, melhor fazer essa operação numa oficina, porque se deve verificar se as partículas da borra, removidas pelo Engine Flush, não foram se alojar no filtro de óleo, ou nos dutos de lubrificação.

borra do motor
Foto | Shutterstock

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • José Francisco 4 de julho de 2018

    Tudo isso aí é mentira não existe conserto para borra do motor Tenho um Gol G4 2008 não tem conserto sigo todas as normas do fabricante em relação à troca de óleo e o óleo específico nada disso resolve

Deixe um comentário