Chip da central eletrônica: porque não recomendo a troca

A troca do chip na central pode dar mais potência ao motor ou reduzir consumo ou transformar o carro a gasolina num flex; mesmo assim eu não recomendo

engine 660312 1920
Por Boris Feldman
Publicado em 11/12/2019 às 19h28

Alguns leitores me criticam porque eu vivo falando mal desses chips que são oferecidos por oficinas, até de concessionárias, para alterar a curva de funcionamento do motor. A mudança desse chip na central pode dar mais potência ao motor ou reduzir consumo ou transformar o carro a gasolina num flex e outras variações sobre o tema.

E sabe por que eu critico? Porque a melhor solução possível para um motor é encontrada pelos engenheiros da fábrica depois de testá-lo por centenas, milhares de horas no dinamômetro, até determinar sua melhor curva de operação. Mudar o chip pode mesmo aumentar a potência, por exemplo, mas paga-se um preço de maior consumo, de maiores emissões e até de se reduzir a vida útil do motor. Sem contar que trocou o chip, perde-se a garantia de fábrica. E, por isso, é estranho algumas concessionárias oferecerem a troca de chip da central eletrônica.

chip da central eletrônica
Foto Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo 13 de dezembro de 2019

Pra que tirar a regulagem original sendo que pode enganar o módulo através de simulador no lugar do sensor até de for técnico em eletrônica fazer um projeto de simuladores no lugar de sensores ou junto ao sensor pra ter quase a regulagem que quiser e ter mais economia ou potência eu adianto o ponto de ignição ajuda a economizar

Avatar
Zé das Couves 13 de dezembro de 2019

No brasil carros sao programados pra andar pouco e gastar mais…
Carros economicos nao interessam pra industria petrolifera nacional…
Por motivos obvios..

Avatar
Alexandre C Dias 12 de dezembro de 2019

Eita kkkkkk

Avatar
Fernando 11 de dezembro de 2019

Até parece que ele testam as coisas. Veja o caso do novo Onix que explodia o motor, pegando fogo.
Agora eles trocaram o chip (kkkk!), Por um que não dá a mesma potência e aumenta o consumo.
Leiam os auas próprias matérias de destaque

Avatar
CLENIO DA SILVA NASCIMENTO 12 de dezembro de 2019

Kkkkkk dando tiro no propio pé…

Avatar
Deixe um comentário