Chip da central eletrônica: porque não recomendo a troca

A troca do chip na central pode dar mais potência ao motor ou reduzir consumo ou transformar o carro a gasolina num flex; mesmo assim eu não recomendo

Por Boris Feldman11/12/19 às 19h28

Alguns leitores me criticam porque eu vivo falando mal desses chips que são oferecidos por oficinas, até de concessionárias, para alterar a curva de funcionamento do motor. A mudança desse chip na central pode dar mais potência ao motor ou reduzir consumo ou transformar o carro a gasolina num flex e outras variações sobre o tema.

E sabe por que eu critico? Porque a melhor solução possível para um motor é encontrada pelos engenheiros da fábrica depois de testá-lo por centenas, milhares de horas no dinamômetro, até determinar sua melhor curva de operação. Mudar o chip pode mesmo aumentar a potência, por exemplo, mas paga-se um preço de maior consumo, de maiores emissões e até de se reduzir a vida útil do motor. Sem contar que trocou o chip, perde-se a garantia de fábrica. E, por isso, é estranho algumas concessionárias oferecerem a troca de chip da central eletrônica.

chip da central eletrônica
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Paulo 13 de dezembro de 2019

    Pra que tirar a regulagem original sendo que pode enganar o módulo através de simulador no lugar do sensor até de for técnico em eletrônica fazer um projeto de simuladores no lugar de sensores ou junto ao sensor pra ter quase a regulagem que quiser e ter mais economia ou potência eu adianto o ponto de ignição ajuda a economizar

  • Avatar
    Zé das Couves 13 de dezembro de 2019

    No brasil carros sao programados pra andar pouco e gastar mais…
    Carros economicos nao interessam pra industria petrolifera nacional…
    Por motivos obvios..

  • Avatar
    Alexandre C Dias 12 de dezembro de 2019

    Eita kkkkkk

  • Avatar
    Fernando 11 de dezembro de 2019

    Até parece que ele testam as coisas. Veja o caso do novo Onix que explodia o motor, pegando fogo.
    Agora eles trocaram o chip (kkkk!), Por um que não dá a mesma potência e aumenta o consumo.
    Leiam os auas próprias matérias de destaque

    • Avatar
      CLENIO DA SILVA NASCIMENTO 12 de dezembro de 2019

      Kkkkkk dando tiro no propio pé…

Avatar
Deixe um comentário