Choque elétrico em alguns componentes do motor pode ser perigoso?

Se a bateria do carro tem apenas 12 volts, por que há o risco de levarmos um choque elétrico brabo em alguns componentes elétricos do motor?

motor Tiggo 7
Por Boris Feldman
Publicado em 12/08/2019 às 19h30

Mas, perguntam muitos, se a bateria do carro é de apenas 12 volts, e mesmo assim corrente contínua, por que o risco do choque elétrico, e brabo, em alguns componentes do motor?

Simples, realmente a tensão, a voltagem da bateria é de cerca de 12 volts. Entretanto, pra pular uma faísca na ponta da vela, lá dentro do motor para queimar o combustível e fazê-lo funcionar, só com muitos milhares de volts.

Esta voltagem é obtida na bobina, que recebe os 12 volts da bateria, mas fornece dezenas de milhares de volts, 20, 30, 40 mil para a vela. Mas, um choque com essa voltagem não mata? Não, porque a voltagem é altíssima, em compensação a corrente, os amperes são mínimos e, portanto, inofensivos.

choque elétrico
Foto Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alberto Augusto Nhica 31 de agosto de 2021

Queria saber se a bateria da choque elétrico ou não?

Avatar
Deixe um comentário