Choque elétrico em alguns componentes do motor pode ser perigoso?

Se a bateria do carro tem apenas 12 volts, por que há o risco de levarmos um choque elétrico brabo em alguns componentes elétricos do motor?

Por Boris Feldman12/08/19 às 19h30

Mas, perguntam muitos, se a bateria do carro é de apenas 12 volts, e mesmo assim corrente contínua, por que o risco do choque elétrico, e brabo, em alguns componentes do motor?

Simples, realmente a tensão, a voltagem da bateria é de cerca de 12 volts. Entretanto, pra pular uma faísca na ponta da vela, lá dentro do motor para queimar o combustível e fazê-lo funcionar, só com muitos milhares de volts.

Esta voltagem é obtida na bobina, que recebe os 12 volts da bateria, mas fornece dezenas de milhares de volts, 20, 30, 40 mil para a vela. Mas, um choque com essa voltagem não mata? Não, porque a voltagem é altíssima, em compensação a corrente, os amperes são mínimos e, portanto, inofensivos.

choque elétrico
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário