Yaris 2020: preço, versões e consumo do modelo da Toyota

Com pouco mais de um ano de mercado, a dupla de hatch e sedã da japonesa entrou no ano/modelo 2020, mas não mudou quase nada

Por AutoPapo12/08/19 às 20h40

A Toyota lançou o Yaris 2020.  Não houveram mudanças significativas no hatch e no sedã, que ainda podem ser considerados novidades.

toyota yaris 2020 5

Entre as poucas diferenças, o destaque do Yaris 2020 vai para uma otimização na central multimídia, que passou a ser compatível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto. Com eles, é possível fazer o espelhamento da tela de celulares no painel do carro.

Antes, o Toyota Yaris contava com um app próprio que, segundo relatos, não era capaz de exercer a função de forma confiável. Agora, o sistema foi abandonado e substituído pelos recursos mais comuns, que aparecem a partir da versão XL Plus Tech.

Donos do Yaris 2018/2019 também poderão desfrutar da atualização, se desejarem, que está sendo oferecida nas concessionárias da marca por R$ 429,99. O serviço inclui um update do software da central e a instalação de um microfone para possibilitar o uso de comandos de voz.

Outras novidades são específicas a versões. A opção aventureira X-Way ganhou pintura em dois tons e rodas exclusivas. Veja mais detalhes abaixo.

Versões e preços do Yaris

Entre as configurações hatch e sedã, o japonês é ofertado em 11 diferentes combinações.

Yaris hatch

Versão Preço
XL 1.3 MT R$ 66.490
XL 1.3 CVT R$ 68.590
XL Plus Tech 1.3 CVT R$ 71.990
XS 1.5 CVT R$ 77.990
X-Way 1.5 CVT R$ 81.990
XLS 1.5 CVT R$ 83.990

Yaris sedã

Versão Preço
XL 1.5 MT R$ 68.490
XL 1.5 CVT R$ 69.990
XL Plus Tech 1.5 CVT R$ 75.190
XS 1.5 CVT R$ 80.990
XLS 1.5 CVT R$ 85.990

Motorização do Yaris

No ano/modelo 2020, o Yaris hatch e o Yaris sedã mantiveram o mesmo conjunto mecânico do modelo anterior. São duas opções de motor, ambos flex.

Um é o 1.3 Dual VVT-i, que desenvolve 101 cavalos de potência máxima, disponíveis às 5.600 rpm, quando abastecido com etanol. Com gasolina, ele gera 94 cv às 5.600 rpm. Essa motorização só é oferecida para o hatch.

57. novo toyota yaris 2019

O outro motor que pode equipar o Yaris é o 1.5 Dual VVT-i, capaz de alcançar 110 cv de potência na altura dos 5.600 giros com etanol; e 105 cv a 5.600 rpm, com gasolina.

A transmissão pode ser manual de 6 marchas ou automática do tipo continuamente variável (CVT) com simulação de 7 velocidades.

Dimensões do Yaris

Yaris hatch:

  • Distância entre eixos: 2,55 m
  • Comprimento: 4,145 m
  • Altura: 1,49 m
  • Largura: 1,73 m
  • Capacidade do porta-malas: 310 l

Yaris sedã:

  • Distância entre eixos: 2,55 m
  • Comprimento: 4,425 m
  • Altura: 1,49 m
  • Largura: 1,73 m
  • Capacidade do porta-malas: 473 l

Itens de série do Yaris

Desde a versão de entrada, XL com transmissão manual, o modelo da Toyota tem um conjunto de equipamentos respeitável. A lista de itens é um dos diferenciais do veículo, e inclui computador de bordo, comandos no volante, freios ABS, direção elétrica, ar-condicionado, faróis com regulagem elétrica, e os obrigatórios airbags duplos dianteiros.

Com relação às tecnologias de assistência ao motorista, toda a gama do Yaris conta com controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle eletrônico de tração (ASR), e assistente de partida em rampa (HSA).

42. novo toyota yaris 2019

Já a XL com câmbio automática CVT, além de todos os equipamentos mencionados até aqui, passa a contar com controle de velocidade (o antigo “piloto automático”) e função Eco Driving do computador de bordo.

Na sequência, a versão XL Plus Tech do Yaris inclui ao pacote, rodas de liga leve de 15 polegadas, apoio de braço traseiro, detalhes internos na cor prata, ar-condicionado automático digital, e chave presencial com sistema de partida por botão.

Depois dela, a configuração XS adiciona bancos, manopla do câmbio e revestimentos das portas em couro; detalhes cromados na grade; rodas de liga leve de 15 polegadas com acabamento em preto e prata; retrovisor externo com rebatimento elétrico; câmera de ré; tapetes de carpete e uma tela TFT de 4,2 polegadas ao computador de bordo.

yaris x way 02
Toyota Yaris X Way

A próxima versão na gama do Yaris é a aventureira X-Way, com equipamentos exclusivos. No ano/modelo 2020, ela ganhou uma opção de pintura em dois tons e novas rodas de 15 polegadas, com design diferenciado.

Além disso, o hatch aventureiro também conta com rack no teto, apliques nos para-choques e para-lamas, frisos laterais e o emblema da versão, que aparece na traseira e em tapetes.
Por fim, a versão top de linha do Yaris, XLS, conta com teto solar, sensor de chuva, maçanetas cromadas, lâmpadas halógenas nos faróis, lanternas em LED, e sete airbags. As bolsas de ar são frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista.

Toyota Yaris PcD

As versões de entrada do hatch e do sedã, equipadas com câmbio automático CVT, também se enquadram no perfil de consumidor de Pessoas com Deficiência (PcD). Por não custarem mais que R$ 70 mil, podem receber a isenção de impostos IPI e ICMS.

De acordo com a Toyota, o Yaris corresponde a 62% das vendas da marca para o público.

Consumo de combustível

Nas aferições realizadas pelo AutoPapo, o Toyota Yaris hatch obteve boas médias de consumo na estrada, mas não na cidade. Abastecido com etanol, o modelo cravou 10,4 km/l no ciclo rodoviário e 6,3 km/l no urbano. Vale destacar que o tanque comporta apenas 45 litros. A capacidade pequena do reservatório limita a autonomia a 468 km com o combustível vegetal.

Talvez em função das condições de tráfego, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE) do Inmetro registrou números diferentes na segunda situação, embora parecidos na primeira: 10,6 km/l e 8,9 km/l, respectivamente, com o mesmo combustível. Com gasolina, o PBE indica 14,4 km/l e 13 km/l, na ordem.

Avaliação

Segundo um proprietário do modelo, após 1 ano com ele, consultado pelo AutoPapo, o pior defeito do veículo é que seu consumo é alto. Em 5 estrelas, o dono deu 3 para o quesito consumo.

Além disso, desempenho, equipamentos e custo também foram vistos como imperfeitos pelo proprietário consultado, e ganharam 4 estrelas. Veja a avaliação do dono do Yaris.

Nós também avaliamos o Toyota Yaris hatch: clique aqui e saiba detalhes do modelo.

Fotos do Toyota Yaris 2020

Fotos Toyota | Divulgação

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (6 votos, média: 3,83 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Ernandes Barbosa Silva 14 de agosto de 2019

    Boa tarde, gostaria de saber sobre o Yaris sedan 1.5 PCD, ele vem com roda de liga leve? E se não vem quanto fica as rodas?

    • Avatar
      Leandro Cavalcante De Araujo 16 de agosto de 2019

      O yaris sedan 2020 não vem com roda liga. Até o 2019 vem ainda.

    • Avatar
      Leandro C. Araujo 16 de agosto de 2019

      O yaris sedan 2020 não vem com roda liga. Até o 2019 vem ainda.

  • Avatar
    André 13 de agosto de 2019

    Já fiz um teste drive na versão plus tech 1.3. Ele um desenvolvimento bem letárgico, mas não demonstra dificuldades em subir ladeiras ou sair da inércia. Talvez o consumo do usuário tenha sido alto devido a forma de dirigir, querendo compensar a letargia. Mas o carro é bem confortável e tem bom espaço interno (tenho um Sentra 2.0 e 1.84 de altura).

  • Avatar
    Felipe 13 de agosto de 2019

    Até quando nós brasileiros vamos ser explorados no preço dos carros? Por que um automóvel aqui precisa custar o triplo do que custa lá fora? E a população, se endivida até a tampa pra poder desfilar de carro novo e ignorando o assalto do qual está sendo vítima, isso sem contar o preço do combustível, seguro, manutenção e juros de financiamento…. é triste.

    • Avatar
      Simone 13 de agosto de 2019

      Falou tudo!!!! Os carros no Brasil estão exageradamente caros.

    • Avatar
      Jose roberto zanoni 13 de agosto de 2019

      Voce tem outra alternativa?

      Qual o PAÍS em que custa um terço do carro no BRASIL

  • Avatar
    Ezio Andre Zerbielli 13 de agosto de 2019

    O consumo está excelente, ao contrário do comentado. Já consegui 20,8 km/l na estrada, sem ar ligado. Com ar, 18,6 km/l.
    Na cidade média 11,5 km/l.
    De resto, muito satisfeito.

Avatar
Deixe um comentário