Yaris 2020: preço, versões e consumo do modelo da Toyota

Com pouco mais de um ano de mercado, a dupla de hatch e sedã da japonesa entrou no ano/modelo 2020, mas não mudou quase nada

Por AutoPapo 12/08/19 às 20h40

A Toyota lançou o Yaris 2020, e a maior novidade é a nova versão XL Plus Connect, evolução da antiga Plus Tech. Não houveram mudanças significativas no hatch e no sedã, que ainda podem ser considerados novidades. Os preços partem de R$ 66.490 e R$ 68.490, respectivamente.

toyota yaris 2020 5


A nova versão XL Plus Connect passou a ser equipada com motor 1.5 de 110 cv de potência.

Outra novidade do Yaris 2020 é a otimização da central multimídia, que passou a ser compatível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto. Com eles, é possível fazer o espelhamento da tela de celulares no painel do carro.

Antes, o Toyota Yaris contava com um app próprio que, segundo relatos, não era capaz de exercer a função de forma confiável. Agora, o sistema foi abandonado e substituído pelos recursos mais comuns, que aparecem a partir da versão XL Plus Tech.

Donos do modelo 2018/2019 também poderão desfrutar da atualização, se desejarem, que está sendo oferecida nas concessionárias da marca por R$ 429,99. O serviço inclui um update do software da central e a instalação de um microfone para possibilitar o uso de comandos de voz.

Outras novidades são específicas a versões. A opção aventureira X-Way ganhou pintura em dois tons e rodas exclusivas. Veja mais detalhes abaixo.

Versões e preços do Yaris

Entre as configurações hatch e sedã, o japonês é ofertado em 11 diferentes combinações.

Yaris hatch

Versão Preço
XL Live 1.3 MT R$ 66.490
XL Live 1.3 CVT R$ 68.590
XL Plus Connect 1.5 CVT R$ 71.990
XS Connect 1.5 CVT R$ 77.990
X-Way Connect 1.5 CVT R$ 81.990
XLS Connect 1.5 CVT R$ 83.990

Yaris sedã

Versão Preço
XL Live 1.5 MT R$ 68.490
XL Live 1.5 CVT R$ 69.990
XL Plus Connect 1.5 CVT R$ 75.190
XS Connect 1.5 CVT R$ 80.990
XLS Connect 1.5 CVT R$ 85.990

Motorização do Yaris

No ano/modelo 2020, o Yaris hatch e o Yaris sedã mantiveram o mesmo conjunto mecânico do modelo anterior. São duas opções de motor, ambos flex.

Um é o 1.3 Dual VVT-i, que desenvolve 101 cavalos de potência máxima, disponíveis às 5.600 rpm, quando abastecido com etanol. Com gasolina, ele gera 94 cv às 5.600 rpm. Essa motorização só é oferecida para o hatch.

57. novo toyota yaris 2019

O outro motor que pode equipar o Yaris é o 1.5 Dual VVT-i, a partir da versão XL Plus Connect. Ele é capaz de alcançar 110 cv de potência na altura dos 5.600 giros com etanol; e 105 cv a 5.600 rpm, com gasolina.

A transmissão pode ser manual de 6 marchas ou automática do tipo continuamente variável (CVT) com simulação de 7 velocidades.

Dimensões do Yaris

Yaris hatch:

  • Distância entre eixos: 2,55 m
  • Comprimento: 4,145 m
  • Altura: 1,49 m
  • Largura: 1,73 m
  • Capacidade do porta-malas: 310 l

Yaris sedã:

  • Distância entre eixos: 2,55 m
  • Comprimento: 4,425 m
  • Altura: 1,49 m
  • Largura: 1,73 m
  • Capacidade do porta-malas: 473 l

Itens de série do Yaris

Na versão de entrada, que agora se chama XL Live e tem transmissão manual, o modelo da Toyota perdeu equipamentos em relação ao modelo anterior. Na lista de itens estão computador de bordo, comandos no volante, controles de estabilidade e tração, freios ABS, direção elétrica, ar-condicionado, e os obrigatórios airbags duplos dianteiros.

Com relação às tecnologias de assistência ao motorista, toda a gama do Yaris conta com controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle eletrônico de tração (ASR), e assistente de partida em rampa (HSA).

42. novo toyota yaris 2019

Já a XL Live com câmbio automático CVT, além de todos os equipamentos mencionados até aqui, passa a contar com controle de velocidade (o antigo “piloto automático”) e função Eco Driving do computador de bordo.

Na sequência, a versão XL Plus Connect do Yaris passa a contar com o motor 1.5. Além disso, inclui no pacote, rodas de liga leve de 15 polegadas, apoio de braço traseiro, detalhes internos na cor prata, ar-condicionado automático digital, e chave presencial com sistema de partida por botão.

Depois dela, a configuração XS Connect adiciona bancos, manopla do câmbio e revestimentos das portas em couro; detalhes cromados na grade; rodas de liga leve de 15 polegadas com acabamento em preto e prata; retrovisor externo com rebatimento elétrico; câmera de ré; tapetes de carpete e uma tela TFT de 4,2 polegadas ao computador de bordo.

yaris x way 02
Toyota Yaris X Way

A próxima versão na gama do Yaris é a aventureira X-Way Connect, com equipamentos exclusivos e disponível apenas para a configuração hatch. No ano/modelo 2020, ela ganhou uma opção de pintura em dois tons e novas rodas de 15 polegadas, com design diferenciado.

Além disso, o hatch aventureiro também conta com rack no teto, apliques nos para-choques e para-lamas, frisos laterais e o emblema da versão, que aparece na traseira e em tapetes.
Por fim, a versão top de linha do Yaris, XLS Connect, conta com teto solar, sensor de chuva, maçanetas cromadas, lâmpadas halógenas nos faróis, lanternas em LED, e sete airbags. As bolsas de ar são frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista.

Toyota Yaris PcD

As versões de entrada do hatch e do sedã, equipadas com câmbio automático CVT, também se enquadram no perfil de consumidor de Pessoas com Deficiência (PcD). Por não custarem mais que R$ 70 mil, podem receber a isenção de impostos IPI e ICMS.

De acordo com a Toyota, o Yaris corresponde a 62% das vendas da marca para o público.

Consumo de combustível

Nas aferições realizadas pelo AutoPapo, o Toyota Yaris hatch obteve boas médias de consumo na estrada, mas não na cidade. Abastecido com etanol, o modelo cravou 10,4 km/l no ciclo rodoviário e 6,3 km/l no urbano. Vale destacar que o tanque comporta apenas 45 litros. A capacidade pequena do reservatório limita a autonomia a 468 km com o combustível vegetal.

Talvez em função das condições de tráfego, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE) do Inmetro registrou números diferentes na segunda situação, embora parecidos na primeira: 10,6 km/l e 8,9 km/l, respectivamente, com o mesmo combustível. Com gasolina, o PBE indica 14,4 km/l e 13 km/l, na ordem.

Garantia e revisões do Toyota Yaris 2020

Confira os preços fixos de manutenção do modelo:

  • 1ª revisão: R$ 248,30
  • 2ª revisão: R$ 534
  • 3ª revisão: R$ 426
  • 4ª revisão: R$ 783
  • 5ª revisão: R$ 426
  • 6ª revisão: R$ 636

Avaliação

Segundo um proprietário do modelo, após 1 ano com ele, consultado pelo AutoPapo, o pior defeito do veículo é que seu consumo é alto. Em 5 estrelas, o dono deu 3 para o quesito consumo.

Além disso, desempenho, equipamentos e custo também foram vistos como imperfeitos pelo proprietário consultado, e ganharam 4 estrelas. Veja a avaliação do dono do Yaris.

Nós também avaliamos o Toyota Yaris hatch: clique aqui e saiba detalhes do modelo.

Fotos do Toyota Yaris 2020

Fotos Toyota | Divulgação

Matéria atualizada em 20/11/2019

Avalie o conteúdo:
Clique na estrela para avaliar.
23 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Sinhosinho Tavares da Silva 14 de novembro de 2019

    Penso en comprar um XL com piloto automático. Mas um dmigo meu taxista de um yares me disse wue ele e mais gasta mais cmbustivel do que o Corolla 1.8. É verdade?

  • Avatar
    LILIAM 12 de novembro de 2019

    Olá Boris e toda equipe do Auto Papo.
    Que carro vcs me orientam comprar?
    Automático como PCD.
    Uso urbano. Viagens curtas dentro do Rio de Janeiro.
    – HB20 1.6 aut.
    – HB20 1.0 aut(modelo de entrada)
    – Honda FIT PERSONAL1.5 (sabendo que haverá a Nova Geração NOVO modelo em 20/21)
    – Nissan Kicks aut 1.6 (há previsão de vir um NOVO em 20/21?)
    – Nissan March aut 1.6 (haverá Nova Geração em 20/21)
    – Outros automáticos que desejarem indicar.
    VALORIZO:
    DESIGN HATCH OU SUV
    SEGURANÇA E ESTABILIDADE/ EMBORA NÃO TENHA “PÉ PESADO”
    BAIXO CONSUMO NA CIDADE !
    PREÇO DE COMPRA E BOM PREÇO NA REVENDA PQ COMO PCD SÓ PODEREI VENDER EM 2024.
    Fico aguardando retorno.
    Agradeço a atenção.
    Abraço a todos.

    Liliam Sá

  • Avatar
    LILIAM 12 de novembro de 2019

    Olá Boris e toda equipe do Auto Papo.
    Que carro vcs me orientam comprar?
    Automático como PCD.
    Uso urbano. Viagens curtas dentro do Rio de Janeiro.
    – HB20 1.6 aut.
    – HB20 1.0 aut(modelo de entrada)
    – Honda FIT PERSONAL1.5 (sabendo que haverá a Nova Geração NOVO modelo em 20/21)
    – Nissan Kicks aut 1.6 (há previsão de vir um NOVO em 20/21?)
    – Nissan March aut 1.6 (haverá Nova Geração em 20/21)
    – Outros automáticos que desejarem indicar.
    VALORIZO:
    DESIGN HATCH OU SUV
    SEGURANÇA E ESTABILIDADE/ EMBORA NÃO TENHA “PÉ PESADO”
    PREÇO DE COMPRA E BOM PREÇO NA REVENDA PQ COMO PCD SÓ PODEREI VENDER EM 2024.
    Fico aguardando retorno.
    Agradeço a atenção.
    Abraço a todos.

    Liliam Sá

  • Avatar
    Leine Batistela 20 de outubro de 2019

    Tenho um Honda Fit 2019 com 1900 km rodado ; queria trocar por um Yais 2020 top de linha será vantajoso? O que vocês acham.; devo trocar?

    • Avatar
      Roberto 25 de outubro de 2019

      Troca pra ontem

    • Avatar
      Roberto 25 de outubro de 2019

      Troca pra ontem. O Yaris é bem mais macio que o Fit e tem um melhor custo beneficio. Incrível um 2020 Toyota estar o mesmo preço que um Honda 2019.

  • Avatar
    Osni de almeida 15 de outubro de 2019

    Ezio andrade zerbielli …uma pergunta pra vc… fez nas estradas 20.8
    Com o sedan motor 1 ,5

  • Avatar
    Luciana 27 de setembro de 2019

    Roberto, infelizmente somos explorados sim; uma pena. EUA, Inglaterra, Alemanha de fato é praticamente a metade do preço. Já andei por esses países e é de cair o “queixo”.

  • Avatar
    Moisés Avelino da Costa 21 de setembro de 2019

    Qual carro que faz 20 km por litro? E o yares ?

  • Avatar
    Ernandes Barbosa Silva 14 de agosto de 2019

    Boa tarde, gostaria de saber sobre o Yaris sedan 1.5 PCD, ele vem com roda de liga leve? E se não vem quanto fica as rodas?

    • Avatar
      Leandro Cavalcante De Araujo 16 de agosto de 2019

      O yaris sedan 2020 não vem com roda liga. Até o 2019 vem ainda.

    • Avatar
      Leandro C. Araujo 16 de agosto de 2019

      O yaris sedan 2020 não vem com roda liga. Até o 2019 vem ainda.

  • Avatar
    André 13 de agosto de 2019

    Já fiz um teste drive na versão plus tech 1.3. Ele um desenvolvimento bem letárgico, mas não demonstra dificuldades em subir ladeiras ou sair da inércia. Talvez o consumo do usuário tenha sido alto devido a forma de dirigir, querendo compensar a letargia. Mas o carro é bem confortável e tem bom espaço interno (tenho um Sentra 2.0 e 1.84 de altura).

  • Avatar
    Felipe 13 de agosto de 2019

    Até quando nós brasileiros vamos ser explorados no preço dos carros? Por que um automóvel aqui precisa custar o triplo do que custa lá fora? E a população, se endivida até a tampa pra poder desfilar de carro novo e ignorando o assalto do qual está sendo vítima, isso sem contar o preço do combustível, seguro, manutenção e juros de financiamento…. é triste.

    • Avatar
      Simone 13 de agosto de 2019

      Falou tudo!!!! Os carros no Brasil estão exageradamente caros.

    • Avatar
      Jose roberto zanoni 13 de agosto de 2019

      Voce tem outra alternativa?

      Qual o PAÍS em que custa um terço do carro no BRASIL

      • Avatar
        ITALO ARIEL RIBEIRO DE MORAIS 20 de setembro de 2019

        Nos Estados Unidos seu burro

      • Avatar
        Loreci 27 de outubro de 2019

        Paraguai por exemplo. Pesquise sem falar no imposto. Que nem se conta.

    • Avatar
      mayara 4 de novembro de 2019

      Isso se chama “Custo Brasil”.

      • Avatar
        Xico Federal 8 de novembro de 2019

        Sim infelizmente, mas… Ninguém é obrigado à comprar. É a lei da oferta e procura, a mais antiga do mundo

    • Avatar
      Xico Federal 8 de novembro de 2019

      Ninguém é obrigado à comprar

    • Avatar
      Ebson 10 de novembro de 2019

      Isso mesmo,muito verdadeiro a sua coloção, nós; Brasileiros somos esprorados por esse governo,aonde, se arrecarda trilhões de imposto todo ano. Lamentavél essa situação.

  • Avatar
    Ezio Andre Zerbielli 13 de agosto de 2019

    O consumo está excelente, ao contrário do comentado. Já consegui 20,8 km/l na estrada, sem ar ligado. Com ar, 18,6 km/l.
    Na cidade média 11,5 km/l.
    De resto, muito satisfeito.

Avatar
Deixe um comentário