Saiba como fechar o capô corretamente sem danificá-lo

Parece bobagem, mas tem muito motorista que não sabe a maneira correta de fechar o capô e acaba amassando a sua lataria

Por BORIS FELDMAN27/06/18 às 19h30

Fechar corretamente o capô do automóvel evita que o dono leve um baita prejuízo com alguns amassados na lataria. E, o jeito certo de fechá-lo é bem simples.

[TRANSCRIÇÃO]

Em princípio não é necessário explicar a ninguém como fechar a porta de um automóvel. Entretanto, é importante, sim, explicar como fechar o capô. Mas, qual é a dificuldade? Nenhuma, mas por incrível que possa parecer, a maioria dos motoristas erra nessa simples operação, porque abaixam o capô cuidadosamente até chegar próximo a trava, e aí botam força pra baixo com as duas mãos para acabar de travá-lo. E, é nesse momento que o motorista provoca pequenos amassados, danos, irregularidades na ponta do capô. Sabe por quê? Por ele ser mesmo frágil, fabricado com uma chapa de pequena espessura e projetado para não resistir no caso de um impacto de uma batida frontal, então ele amassa mas protege a cabine dos passageiros.

Nesse caso, qual é a dica para se fechar corretamente capô do automóvel? Simples, ao contrário do que se imagina: não baixá-lo cuidadosamente até a sua posição inferior, mas deixar que ele caia livremente quando estiver a uns 30 centímetros de altura. Porque assim, ele vai se fechar e travar com o impacto do próprio peso, evitando o esforço concentrado na sua extremidade que provoca todos aqueles pequenos amassadinhos na sua ponta, devido à própria fragilidade com que foi projetado.

capô do automóvel

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário