Esportividade do aerofólio em alguns carros é perfumaria

Você sabia que os aerofólios, nos esportivos de mentirinha, servem mais para alimentar a fantasia dos proprietários desses automóveis?

Por BORIS FELDMAN27/06/18 às 21h30

Ter um carro esportivo, com aquele aerofólio lá atrás, é o sonho de muitos motoristas. Mas,são poucos que conseguem realizá-lo. Talvez, por isso, há tantos esportivos de mentirinha por aí.

[TRANSCRIÇÃO]

Alguns motoristas adoram ter um carro diferente, que apareça na multidão. E, aí surgem os utilitários esportivos de mentirinha que não tem a menor condição de enfrentar barro e nem lama. Aí tem também os esportivos de mentirinha, só decoração,uma peça de plástico para enganar daqui, outra dali, mas motor que é bom mesmo nada. Estabilidade, desempenho e performance? Nada disso. Mas, a decoração é sempre nota 10.

E aí surge aqueles penduricalhos para todo lado, frutos da fantasia, do sonho de ter uma Ferrari, um Porsche e aí vem o indefectível spoiler lá na dianteira, sob o para- choque, e a título de melhorar a aerodinâmica, acompanhado na traseira de um aerofólio. Às vezes, uma asa sobre a tampa do porta-malas que faz lembrar o mesmo acessório usado nos carros de fórmula 1. E, aí vem a pergunta: se o carro de competição usa a asa traseira, não ajuda também no nosso carro do dia a dia?Sim, acima de 120, 130 por hora ela pode ter uma influência positiva na aerodinâmica, força a traseira contra o piso. Mas, no dia a dia aquela asa lá atrás, na minha opinião, só serve para apoiar o talão na hora de preencher o cheque no posto.

aerofólio

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário