Etiqueta do Inmetro no pneu: entenda sua importância

Quase ninguém dá a devida importância para a etiqueta obrigatória do pneu: ela tem indicativos sobre três itens importantíssimos

pneu etiqueta inmetro
Por Boris Feldman
Publicado em 13/09/2019 às 08h30
Atualizado em 03/10/2019 às 20h30

Se lhe oferecerem um pneu barato, preste atenção na sua classificação, que está na etiqueta obrigatória, com três itens, sendo que o primeiro é o nível de ruído: se ele é mais ou menos ruidoso.

Outro item é o consumo de combustível: quanto maior o atrito com o asfalto, maior o consumo. Ele é classificado de A até G: quanto mais próximo do A (A, B ou C), menor o consumo de combustível. Quanto mais lá embaixo na classificação, F ou G, maior o consumo – que interessa para o seu bolso.

Mas a outra característica é a aderência no piso molhado: tudo bem se for A, B ou C. Mas tudo mal se ele for classificado lá embaixo, com F ou G. Porque, nesse caso, é grande a possibilidade de o carro escorregar quanto estiver rodando sob chuva. Quase ninguém dá notícia dessa etiqueta, muito menos o vendedor da loja.

pneu pneus
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gustavo 6 de dezembro de 2024

A quem interessar, achei esse documento do INMETRO que indica que a redução de consumo de combustível na classificação é de até 1,5% (total), se entendi corretamente.
Não sei onde o povo tirou os 3% a cada letra, que seria lindo, mas acho que não é real.
De todo jeito, independente do consumo ser mto mais baixo, tem o impacto ambiental acumulado que por si só já acho que vale a pena.
Segue o link do documento a quem interessar:
https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/regulamentacao/analise-de-impacto-regulatorio/realizadas/2011/etiquetagem-de-pneus/relatorio

Avatar
Jovi 25 de julho de 2023

Reitero as perguntas dos amigos acima! Um pneu B consome quanto a mais que um pneu A? Por sua vez, qual a porcentagem de maior consumo apresentada por um pneu C em relação a um pneu B? E por aí vai.

Avatar
João 13 de julho de 2022

Complemento a pergunta anterior, procurei no site do Inmetro e nada encontrei. Qual a escala utilizada? Qual a diferença no consumo ou aderência entre as classes A, B, C e etc?

Afinal a diferença pode ser significativa ou não. Impossível fazer uma escolha consciente de custo X benefício sem saber isso.

Avatar
Edilson Zilli 19 de maio de 2022

Um pneu de índice A gasta menos que o de índice G. Ok. Mas quanto gasta a menos? Qual seria a diferença no consumo real?

Avatar
Thiago Garcia 21 de setembro de 2024

Em média caí 3% em cada letra.
Um pneu C consome 9% mais que um A.
Um F 18% mais que um A.

Avatar
Italo 21 de novembro de 2024

isto na vida útil inteira do pneu ou por km rodado ?

Avatar
Deixe um comentário