Etiqueta do Inmetro no pneu: entenda sua importância

Quase ninguém dá a devida importância para a etiqueta obrigatória do pneu: ela tem indicativos sobre três itens importantíssimos

Por Boris Feldman13/09/19 às 08h30

Se lhe oferecerem um pneu barato, preste atenção na sua classificação, que está na etiqueta obrigatória, com três itens, sendo que o primeiro é o nível de ruído: se ele é mais ou menos ruidoso.

Outro item é o consumo de combustível: quanto maior o atrito com o asfalto, maior o consumo. Ele é classificado de A até G: quanto mais próximo do A (A, B ou C), menor o consumo de combustível. Quanto mais lá embaixo na classificação, F ou G, maior o consumo – que interessa para o seu bolso.

Mas a outra característica é a aderência no piso molhado: tudo bem se for A, B ou C. Mas tudo mal se ele for classificado lá embaixo, com F ou G. Porque, nesse caso, é grande a possibilidade de o carro escorregar quanto estiver rodando sob chuva. Quase ninguém dá notícia dessa etiqueta, muito menos o vendedor da loja.

pneu pneus
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (5 votos, média: 4,80 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário