Fluido de freio: o nível baixou? Então corra para a oficina!

"Claro que, se o nível estiver muito lá embaixo, aí você completa emergencialmente, para não ficar sem freio até chegar na oficina"

Por Boris Feldman 20/11/19 às 19h52

Todos os automóveis exigem que se verifique uma série de fluidos; se eles estão no nível correto. Então tem, por exemplo, a vareta que demonstra o nível do óleo do motor; tem a água que lava o para-brisas; tem a água do sistema de refrigeração, o líquido que é a água com o aditivo; e tem o reservatório do fluido de freio. Com o fluido de freio não se brinca!

Esse fluido fica em um recipiente transparente, sabe por que? Para você jamais abrir esse reservatório, porque o fluido de freio é higroscópico! Que palavrão, hein, mas ele só quer dizer o seguinte: higroscópico é porque ele absorve umidade. Então, se você tirar a tampa, a umidade do ar vai interferir nesse fluido, vão se formar, depois, gotículas de água que vão prejudicar o sistema de freio.

No reservatório do fluido de freio há duas marcações: mínimo e máximo. O ideal é que o líquido esteja entre os dois. Mas, se ele tiver baixado para perto do mínimo, o que você faz? Completa? E se alguém lá no posto te sugerir: “Doutor o nível está meio baixo, vamos completar?”

Completa ou não?

Nível do fluido de freio não se completa! Como não se completa? Não, leva-se o carro na oficina. Para quê? Porque: ou ele baixou devido a um desgaste das pastilhas e lonas, e na hora que você substituí-los o nível volta ao normal sozinho, ou então pode estar havendo um pequeno vazamento do fluido. Nesse caso, oficina também: ou para trocar as pastilhas, ou pra descobrir e reparar esse vazamento do fluido.

Claro que, se o nível estiver muito lá embaixo, aí você completa emergencialmente para não ficar sem freio até chegar na oficina.

fluido de freio
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Carlos M 20 de novembro de 2019

    Faltou falar que por ser higroscopico troca-se ele preferencialmente de 2 em 2 anos

Avatar
Deixe um comentário