Conheça os prós e contras da gasolina aditivada

Por Boris Feldman17/05/18 às 06h50

A gasolina aditivada tem mais vantagens do que desvantagens. Mas, apesar disso, é bom ficar por dentro dessa dica para que o motor do seu carro não seja danificado após usar esse combustível.

[TRANSCRIÇÃO]

É importante usar a gasolina aditivada em todos os automóveis? Quais são seus pontos positivos e negativos? Muito mais positivos do que negativos porque o aditivo da gasolina é que impede a formação de depósitos de sujeiras, um verdadeiro carvão, os tais depósitos carboníferos no interior do motor. Essa é a vantagem da gasolina aditivada, de manter o motor limpo e com uma combustão sempre correta.

A única desvantagem é no caso de um carro que rodou milhares de quilômetros apenas com a gasolina comum e houve, então, a formação desses depósitos dentro do motor. E, se passar, de repente, a usar aditivada, o detergente contido nesse aditivo poderá fazer soltar alguns fragmentos desses depósitos, que podem vir a danificar algumas das partes internas do motor.

a gasolina aditivada
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Rodolfo 17 de maio de 2018

    …. Uso desde 2010 a gasosa aditivada… ela limpa todo o sistema de alimentação de combustível… desde o tanque até os giclês. Mas não pode colocar de uma só vez, pois ela é muito forte e vai puxar a sujeira do tanque e vai entupir o carburador ou bicos injetores de injeção eletrônica.
    …. Primeiro coloquei ¼ de aditivada e o resto do tanque comum… depois coloquei ½ a ½… e por fim foi tanque cheio de aditivada. Depois nunca mais coloquei a gasolina comum!
    …. Fiquei 5 anos e 20.000 km sem levar o carro para limpara e regular o carburador, pois eu mesmo regulo a marcha lenta e mistura do carburador. É a aditivada que faz o carburador sujar menos.
    …. Porém o Giba Carburadores (Bairro do Ipiranga – São Paulo/SP), oficina que eu virei cliente fiel desde o ano 2017, me disseram que como uso gasolina de boa qualidade (não é batizada por etanol que corrói o carburador e nem por solventes (querose, diesel, tiner, solvente de borracha, etc) que sujam o carburador) e como ela é aditivada, então ao invés de fazer limpeza e regulagem do carburador a uma vez por 1 ano, posso fazer a cada 2 anos.
    …. Eu só abasteço em postos de bandeira de confiança, uso Shell V Power e Ipiranga DT Clean. Mas um posto que abastecia desde 2012 passou a batizar combustível, vejam o vídeo que eu fiz sobre isso:
    https://www.youtube.com/watch?v=EQHTvq2xhOY
    Grato,

    • Avatar
      Breno 11 de novembro de 2018

      Mas nome caso, uso V-Power (aditivada) desde os 11 mil km rodados, que foi a quilometragem quando comprei o veículo. Hoje tá com 26 mil km. Acho que não corro risco. O antigo dono usava mais álcool.

  • Avatar
    Rodolfo 17 de maio de 2018

    Faltou eu dizer que essa recomendação de dosar a gasolina aditivada de 1/4 para 1/2 tanque de aditivada e 1/2 de comum, e por fim tanque cheio de aditivada foi da Petrobras… tinha lido em 2010 que era essa a recomendação da Petrobras.

  • Avatar
    PAULO PEREIRA DA SILVA 16 de março de 2019

    Tenho uma saveiro quadrada ano 90 e motor foi totalmente retificado…Motor tá novo só uso gasolina aditivada o funcionamento está muito lindo parece carro Novo muito gostoso de dirigir…principalmente v.power gasolina Shel a melhor gasolina do Brasil

  • Avatar
    Pedro Navarro 26 de março de 2019

    Qual o motivo das concessionárias da BMW e da Mercedes não indicarem o uso de gasolina aditivada? No manual do 320i tem tal observação e questionei na concessionária, falaram que a indicação da fábrica é utilizar a Podium ou gasolina comum, nunca a aditivada. Na Mercedes, apesar de não ter observação no manual, foi o que me disseram na concessionária também após eu relatar problemas de oscilação na marcha lenta.
    Saberiam o motivo destas montadoras não indicarem aditivada?

    • Felipe Boutros
      Felipe Boutros 26 de março de 2019

      Olá, Pedro. Não há uma padronização na gasolina aditivada, por isso alguns fabricantes não a recomendam. O Boris fala sobre esse assunto nesse vídeo:

      https://www.youtube.com/watch?v=Kj3bgQvQ4tw

      Obrigado e abraço

Avatar
Deixe um comentário