Gasolina rendendo pouco no flex? Cuidado com a maracutaia do posto!

Alguns donos de carros flex preferem abastecer só com gasolina. Porém, se de repente o rendimento com esse combustível diminuir, é bom ficar atento ao posto

capa portal gasolina com alcool
Por Boris Feldman
Publicado em 22/01/2019 às 16h00

Se você que sempre abastece o seu carro flex com gasolina começar a notar que esse combustível não tem rendido tanto, saiba que pode estar sendo enganado.

[TRANSCRIÇÃO]

Toda vez que você abastece o seu carro flex, tem um bom costume de anotar o consumo: andei tantos quilômetros, gastei tantos litros. Divide um pelo outro, tá aí quantos quilômetros o carro faz por litro. Se você tem um carro flex e só abastece com gasolina, para aproveitar a maior autonomia, aproveitar que o consumo da gasolina é menor do que o do etanol, você sabe perfeitamente quantos quilômetros o seu carro faz por litro.

De repente, e não mais que de repente, você roda com o carro, vai fazer as contas e percebe assustado que…”ué, o consumo subiu muito! O meu carro fazia 12 quilômetros por litro, agora fez  9,5 ou fez 10. Eu não botei mais peso no carro, eu não estou andando em outras estradas, não mudou a topografia da cidade onde eu rodo com ele. Por que subiu o consumo? Tem alguma coisa errada”.

Sabe o que pode estar errado? Você pode ter abastecido num posto cujo dono é desonesto: ele pegou o álcool e acrescentou na gasolina. Ou seja, ao invés daqueles 27%  de etanol previstos pelo governo, o dono do posto jogou, não sei mais quantos litros no tanque e a gasolina passou a ter 35%, 40% e 50% de álcool.

Mas o seu carro não vai protestar? Não vai falhar? Não vai tossir? Não, o seu carro é flex, ele pode ser abastecido só com gasolina, só com etanol ou com a mistura dos dois. Então, o que faz o dono do posto? Ele mesmo já faz o flex, sabe como é? Joga etanol no tanque subterrâneo de gasolina. Porque o seu carro não vai protestar, mas o seu bolso vai, no final do mês.

Muito cuidado: se de repente consumo de gasolina do seu flex subir, pode começar a duvidar do posto onde você abasteceu da última vez.

gasolina
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Antonio Donizeti Martins 11 de fevereiro de 2019

Quando o seu carro é flex, a reclamação fica por conta do seu bolso. Agora se o seu carro é a gasolina, você paga gasolina, leva etanol e de brinde acaba com o carro.
Tudo isso é fruto da impunidade.

Avatar
Cristiano Neto 22 de janeiro de 2019

Olá! Pq meu Ford Ka class dica mais potente quando abastecido com etanol aditivado?
Obrigado!

Avatar
Deixe um comentário