Por que o consumo de gasolina é maior no Brasil?

Resposta está no percentual de etanol na gasolina, que está cada vez maior no país; quantidade atual é de 27%

shutterstock 392401564
Por Boris Feldman
Publicado em 13/05/2018 às 11h00
Atualizado em 17/02/2020 às 17h41

Motoristas que dirigem automóveis em países do Primeiro Mundo ou que costumam ler sobre automóveis sempre ficam com a pulga atrás da orelha: por que é menor o consumo de gasolina dos automóveis em outros países?

Claro que a comparação não é com o carro flex, mas com os importados que rodam no Brasil comparados com os mesmos modelos lá fora, sempre com gasolina. Como se explica essa maior eficiência dos carros em outros países? É problema com a qualidade da nossa gasolina?

Sim e não. Nossa gasolina é uma das melhores do mundo e o carro importado que pede a Super na Europa (95 octanas) pode rodar com a comum no Brasil. Mas, se o manual de um importado recomendar a Super Plus (98 octanas), o carro pode ser abastecido com qualquer gasolina Premium no Brasil.

Nem precisa da Podium que tem octanagem ainda superior à melhor gasolina na Europa e nos EUA. Além do baixo teor de enxofre.

Causa do aumento de consumo de gasolina no Brasil

O que provoca o aumento de consumo de gasolina no Brasil é o excesso de etanol misturado, numa proporção que já está hoje em 27%. Como o poder energético do álcool é cerca de 30% inferior ao da gasolina, o consumo deste “coquetel” de combustíveis fica prejudicado.

Nos EUA, por exemplo, existe a gasolina pura e também a “batizada” com álcool, num percentual máximo de 10%. Para que não haja dúvida, o motorista sabe exatamente com qual combustível está abastecendo, pois as bombas são identificadas com “gasoline” ou “gasohol”.

No Brasil, ficou inicialmente estabelecido o percentual de 22% de etanol na gasolina e por isso ela é chamada de E22. Entretanto, por pressão dos usineiros, o governo acabou concordando em subir a mistura para 25%. Em 2014, a presidente Dilma, novamente pressionada pelos usineiros e num ano de eleições, subiu novamente o percentual para 27%. Que pode chegar a 28%, dentro dos padrões de tolerância.

gasohol gasolina com etanol alcool consumo de gasolina no brasil

No frigir dos ovos, o brasileiro, ao abastecer e pagar por gasolina, está levando quase um terço de etanol, de menor poder energético e que faz, por isso, aumentar o consumo de gasolina.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
João Rockett 14 de novembro de 2022

Ao contário do que diz a matéria, o etanol tem octanagem (110 IAD) maior do que a gasolina, o que leva ao melhor aproveitamento do potencial do motor.

Avatar
Deixe um comentário