Conversor de gasolina para flex: chip promete ‘milagre’
"O mecânico que o atende já ofereceu várias vezes instalar um chip que converte um carro a gasolina para flex.Vale a pena gastar com isso?"
"O mecânico que o atende já ofereceu várias vezes instalar um chip que converte um carro a gasolina para flex.Vale a pena gastar com isso?"
Existem algumas “inovações” oferecidas em certas oficinas que não valem a pena o investimento. É o caso de um conversor de motor a gasolina que pode transformar o seu carro em flex.
[TRANSCRIÇÃO]
Leitor nosso diz ter um carro a gasolina, não explicou se é um importado ou um nacional mais antigo, mas tanto faz, a pergunta dele é: o mecânico que o atende já ofereceu várias vezes instalar um chip que converte um carro a gasolina para flex.Vale a pena gastar com isso?
A minha opinião é negativa. Porque o chip pode preparar o motor para receber também o etanol, porém com pouca eficiência. Pois, ele não teve a sua taxa de compressão aumentada.
Mas, este não é o maior problema, pois todos os componentes do carro que entram em contato com a gasolina, deveriam também ser modificados para receber o etanol. Como isso não é feito nessas “conversões”, é grande os riscos de problemas: no tanque de combustível, na bomba e nos dutos que levam a gasolina até o motor.
Foto Shutterstock
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
eu coloquei um litro de velho barreiro no tanque de combustivel a gasolina do meu Golf 1.8 e ele chega a fazer 15 km por litro de gasolina
alguem consegue explicar como isso e posivel ?
Eu tinha um corsa wind 95 um bico, só troquei a bomba por uma flex, e rodava totalmente no alcool e viajava pra todo lugar, o unico problema era uma sobido muito ingrid com 5 pessoas era pouco dificil mais isso somente rodando na cidade o resto só economia.
Eu já fiz isso e não foi bom o resultado,nós primeiros dias ficou de boa, más,,logo começaram os problemas, estragou a bomba, depois os bicos logo mais o filtro e não adiantou por bomba flex, quando esfriava o tempo era uma guerra pra fazer pegar e quando pegava ficava falhando até esquentar,,depois foi ficando cada vez pior,,tem uns aí que diz que já tem etanol na gasolina más é o anidro, aquele que não tem água,o hidratado não é bom pro carro a gasolina..
Tenho um carro na versão gasolina, porém o bloco do motor quebrou e comprei um outro só que ano modelo mais novo que só tem flex pelo ano, posso instalar esse novo motor e como fazer para ele rodar a com os dois combustíveis?
Estou com um gol G3 2000 1.6 gasolina gostaria não quero vendelo mas fazer com que vire flex o que fazer?
Bom dia o kit flex que estão oferecendo e bom ou ruim para instalar num carro nacional.
Entenda a diferença entre o etanol hidratado e etanol anidro: o anidro (cujo nome significa “sem água”) é que você compra, queira ou não, ao abastecer com gasolina. Ele já vem misturado no percentual decidido pelo governo. Oficialmente, a gasolina deveria conter 22% do etanol anidro, tanto que ela é oficialmente chamada de E22. Mas a pressão dos usineiros sobre o governo fez subir o percentual para 27,5%.
O preço a mais que vc paga pela gasolina já te faz chipar o carro sem pensar. se durar 2 anos sem manutenção já paga a troca de peças e mangueiras, no mínimo economiza 1660 por ano. Isto pra quem anda 1000km mês. Como ando muito mais , compensa sim.
Se quase a metade da gasolina é álcool, não faz sentido falar que os componentes ou o tanque nao vai suportar. Ficou bastante genérico a explicação. Parece coisas q repetiu por ter ouvido falar. Cadê os testes? La ninguém mostra nada de problema na prática?
Oi bom dia eu sou mecânico e vivo em Angola se isto for possível gostaria de participar deste curso
Já fiz uma converção dessas em um pálio 1.6 16v uma vez e não compensou!
Tive muitos problemas, não convença!
Primeiro o carro não rende tanto no etanol(e só por isso se torna insignificante a troca de combustível), tive problemas com a bomba de combustível ela enferrujou e perdeu pressão, tive problemas nos retentores de valvolas, escapamento e isso que eu lembre! Fora o monte de adaptação que é feito na fiação original!
Conclusão: É caçar sarna pra se coçar!!!
Tive um omega 1994 2.0,apenas coloquei bomba de combustível flexível,usava no álcool puro,andei 5 anos,nunca deu problema,vendi o atual dono usa do mesmo jeito.Então não dá pra entender,tanta controvérsia.
Sei de um palio 1.0 que foi instalado um kit flex e já está próximo dos 300.000 km rodado e nunca foi aberto o motor.
Eu tenho a solução para carro elétrico sem bateria. Preciso apenas de um investidor. O valor é baixo, mas nunca mais irá precisar de nem tipo de combustível ou alimentação. Interessados em investir me procurem.
Prezado , mas nossa gasolina possui 25 ou 27 porcento de álcool. Considerando este fato os carros mesmo a gasolina não teriam proteção ao álcool?
Não sou mecânico mais tenho um veículo 98 foi feito as quase todos atualizações de fabrica meu carro está muito bom do que estava a us dias pensei em modificar para flex tem no mercado um aparelho de 250,00 reais mais levei muito enconta o trabalho de engenharia do carro ele é econômico .A respeito da nossa “gasolina”atual meu carro sofre muito tenho ele a muito tempo muitas pessas foi substituída por conta do alimento da porcentagem de álcool .
Mas com a gasolina atual que apresenta mais de 27% de etanol os danos em motores ja é visivel: desde funcionamento irregular ate desgaste prematuro de pecas!
Portanto um conversor flex mais ajuda que atrapalha.
Discordo. Quando estamos falando de etanol comum, estamos falando de 7% de água em sua composição. Um carro não flexível não foi projetado para isso e consequentemente vai destruir mangueiras, velas e motor.
Discordo. Quando estamos falando de etanol comum, estamos falando de 7% de água em sua composição. Um carro não flexível não foi projetado para isso e consequentemente vai destruir mangueiras, velas e motor.
Sim a gasolina atual já prejudica motores mais antigos (não flex) devido aos 27% de alcool. Mas no texto em questão a instalacao do chip nestes motores de nada adiantaria, pois para tais motores serem convertidos em flex o que importa não é um singelo chip. O que importa nestes motores sao materiais mais nobres que não enfurrujam dentro do motor até o escapamento devido o contato com o alcool e este milagre chip nenhum faz. Portanto fuja dos anuncios de carros ‘chipado no alcool’.
Segundo sei a gazolina não tem etanol e sim alcool anidro.
O negocio e o seguinte o povo tem que pagar e não bufa.Petobras e a maquina de fazer dinheiro do governo,ainda mesmo assim e individada.A vale uma vez também era assim sempre com divida,depois que venderam e bilionária hoje.Então ate quando existir cabide de empregos nosso combustível vai sai do coro do cidadão.