Volante é 4 vezes mais sujo que vaso sanitário, aponta estudo

Aproximadamente 700 tipos bactérias podem viver em um carro; metade dos entrevistados no levantamento afirma negligenciar a limpeza do seu veículo

limpeza limpar volante shutterstock
Por AutoPapo
Publicado em 29/01/2019 às 11h59
Atualizado em 29/01/2019 às 15h22

O brasileiro passa, em média, 2h30 por dia dentro do carro. A informação, constatada por uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) para a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), já deveria ser suficiente para os motoristas pensarem em fazer a higiene adequada dos veículos. Imagine só se considerarmos um novo levantamento americano que afirma que o volante do carro tem mais bactérias que um vaso sanitário de banheiro público?!

É no interior do automóvel que os ocupantes se sentam e respiram. Também é no habitáculo que materiais como tecido, couro e plástico, por exemplo, podem ser facilmente contaminados por restos de alimentos, poeira e outros detritos, originando doenças respiratórias e de pele. Fato que comprova que a limpeza dos automóveis deve ser vista como uma questão de conforto e, especialmente, de saúde.

É relativamente conhecido que existem bactérias e contaminação em quase todas as superfícies comuns. Controles de televisão, celulares, maçanetas, botões de microondas e cadarços são alguns exemplos. Agora, um estudo do CarRentals.com mostra que no volante do carro está um dos focos mais intensos de bactérias.

A pesquisa, que entrevistou mais de mil pessoas sobre os seus hábitos de limpeza nos carros, analisou amostras retiradas dos volantes e constatou que no equipamento podem ser encontradas mais de 700 variedades de bactérias.

O volante tem, em média, 629 unidades formadoras de colônia (CFUs ou quantidade média de bactérias por centímetro quadrado), número seis vezes maior que a tela do celular e quatro vezes mais sujo que um banheiro público.

Do ponto de vista científico, essa é uma questão importante, já que os carros têm vários pontos de contato e servem como sala de jantar para muitos (20% das pessoas questionadas afirmaram comer dentro do veículo).

Cerca de metade dos motoristas entrevistados negligenciam a limpeza do carro regularmente: 32% das pessoas afirmaram limpar seus carros apenas uma vez por ano, enquanto 12% não fazem qualquer tipo de higiene nos veículos.

Estudo realizado nos Estados Unidos revela que número de bactérias presente no volante é quatro vezes maior do que o encontrado em banheiros públicos.
Volante do carro pode conter mais de 700 tipos de bactérias

A limpeza adequada de superfícies, incluindo o volante, é importante para remover contaminantes, mas bactérias e fungos podem reaparecer em áreas escondidas. É por isso que a desinfecção completa, após a remoção dos detritos mais visíveis, é crucial. Para evitar a proliferação de bactérias no seu carro, aprenda como fazer a higiene correta no interior do seu veículo.

Além do volante… os locais mais sujos do carro:

Os porta-copos têm, em média, 506 CFUs. Os cintos de segurança, por sua vez, têm 403 CFUs. Em quarto lugar, os puxadores das portas internas, que apresentam 256 CFUs.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jorge Paulino 15 de maio de 2020

É importante lembrar que não adianta só a higienização se não for trocado o filtro do ar-condicionado com frequência.
Ele fica negro das impurezas por ele filtradas. Recomendo verificar o seu !!!

Avatar
LUIS SOARES CAMARGO 29 de janeiro de 2019

Vai depender muito de quantas pessoas faz uso do mesmo carro. se carro e meu e ninguém mais faz uso do mesmo.
Agora dizer que o volante de um carro e mais contaminado que um banheiro publico imagine quantas pessoas usa um banheiro.
Carro não e banheiro publico . Lembre-se que estou falando do volante do carro. Que somente uma pessoa dirige.
Pesquisa no corresponde a verdade com 700 baqueteias encontrada na volante de um eu outras partes do mesmo.

Avatar
Rodrigo 29 de janeiro de 2019

Isso acontece por uma simples razão: as pessoas não lavam as mãos quando vão dirigir, os acompanhantes também não.

Avatar
Deixe um comentário