Conversor de gasolina para flex: chip promete ‘milagre’

"O mecânico que o atende já ofereceu várias vezes instalar um chip que converte um carro a gasolina para flex.Vale a pena gastar com isso?"

motor eletrica shutterstock 1011838327
Por Boris Feldman
Publicado em 29/01/2019 às 06h15
Atualizado em 06/10/2019 às 17h48

Existem algumas “inovações” oferecidas em certas oficinas que não valem a pena o investimento. É o caso de um conversor de motor a gasolina que pode transformar o seu carro em flex.

[TRANSCRIÇÃO]

Leitor nosso diz ter um carro a gasolina, não explicou se é um importado ou um nacional mais antigo, mas tanto faz, a pergunta dele é: o mecânico que o atende já ofereceu várias vezes instalar um chip que converte um carro a gasolina para flex.Vale a pena gastar com isso?

A minha opinião é negativa. Porque o chip pode preparar o motor para receber também o etanol, porém com pouca eficiência. Pois, ele não teve a sua taxa de compressão aumentada.

Mas, este não é o maior problema, pois todos os componentes do carro que entram em contato com a gasolina, deveriam também ser modificados para receber o etanol. Como isso não é feito nessas “conversões”, é grande os riscos de problemas: no tanque de combustível, na bomba e nos dutos que levam a gasolina até o motor.

CONVERSOR DE GASOLINA

Foto Shutterstock

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
22 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
rildomar da silva 3 de novembro de 2022

eu coloquei um litro de velho barreiro no tanque de combustivel a gasolina do meu Golf 1.8 e ele chega a fazer 15 km por litro de gasolina
alguem consegue explicar como isso e posivel ?

Avatar
Ricardo 7 de julho de 2022

Eu tinha um corsa wind 95 um bico, só troquei a bomba por uma flex, e rodava totalmente no alcool e viajava pra todo lugar, o unico problema era uma sobido muito ingrid com 5 pessoas era pouco dificil mais isso somente rodando na cidade o resto só economia.

Avatar
Joel 1 de abril de 2022

Eu já fiz isso e não foi bom o resultado,nós primeiros dias ficou de boa, más,,logo começaram os problemas, estragou a bomba, depois os bicos logo mais o filtro e não adiantou por bomba flex, quando esfriava o tempo era uma guerra pra fazer pegar e quando pegava ficava falhando até esquentar,,depois foi ficando cada vez pior,,tem uns aí que diz que já tem etanol na gasolina más é o anidro, aquele que não tem água,o hidratado não é bom pro carro a gasolina..

Avatar
Gama 15 de maio de 2021

Tenho um carro na versão gasolina, porém o bloco do motor quebrou e comprei um outro só que ano modelo mais novo que só tem flex pelo ano, posso instalar esse novo motor e como fazer para ele rodar a com os dois combustíveis?

Avatar
Mauro 9 de janeiro de 2020

Estou com um gol G3 2000 1.6 gasolina gostaria não quero vendelo mas fazer com que vire flex o que fazer?

Avatar
marco antonio 10 de dezembro de 2019

Bom dia o kit flex que estão oferecendo e bom ou ruim para instalar num carro nacional.

Avatar
EUDES 28 de novembro de 2019

Entenda a diferença entre o etanol hidratado e etanol anidro: o anidro (cujo nome significa “sem água”) é que você compra, queira ou não, ao abastecer com gasolina. Ele já vem misturado no percentual decidido pelo governo. Oficialmente, a gasolina deveria conter 22% do etanol anidro, tanto que ela é oficialmente chamada de E22. Mas a pressão dos usineiros sobre o governo fez subir o percentual para 27,5%.

Avatar
Aurelio 27 de agosto de 2019

O preço a mais que vc paga pela gasolina já te faz chipar o carro sem pensar. se durar 2 anos sem manutenção já paga a troca de peças e mangueiras, no mínimo economiza 1660 por ano. Isto pra quem anda 1000km mês. Como ando muito mais , compensa sim.

Avatar
Kabana 9 de maio de 2019

Se quase a metade da gasolina é álcool, não faz sentido falar que os componentes ou o tanque nao vai suportar. Ficou bastante genérico a explicação. Parece coisas q repetiu por ter ouvido falar. Cadê os testes? La ninguém mostra nada de problema na prática?

Avatar
Romeu Rodrigues Samuel da rocha 31 de janeiro de 2019

Oi bom dia eu sou mecânico e vivo em Angola se isto for possível gostaria de participar deste curso

Avatar
Ailton Gregorio 30 de janeiro de 2019

Já fiz uma converção dessas em um pálio 1.6 16v uma vez e não compensou!
Tive muitos problemas, não convença!
Primeiro o carro não rende tanto no etanol(e só por isso se torna insignificante a troca de combustível), tive problemas com a bomba de combustível ela enferrujou e perdeu pressão, tive problemas nos retentores de valvolas, escapamento e isso que eu lembre! Fora o monte de adaptação que é feito na fiação original!
Conclusão: É caçar sarna pra se coçar!!!

Avatar
Apenas Alves 30 de janeiro de 2019

Tive um omega 1994 2.0,apenas coloquei bomba de combustível flexível,usava no álcool puro,andei 5 anos,nunca deu problema,vendi o atual dono usa do mesmo jeito.Então não dá pra entender,tanta controvérsia.

Avatar
João Paulo 30 de janeiro de 2019

Sei de um palio 1.0 que foi instalado um kit flex e já está próximo dos 300.000 km rodado e nunca foi aberto o motor.

Avatar
Leandro Mattei 30 de janeiro de 2019

Eu tenho a solução para carro elétrico sem bateria. Preciso apenas de um investidor. O valor é baixo, mas nunca mais irá precisar de nem tipo de combustível ou alimentação. Interessados em investir me procurem.

Avatar
Marcelo 29 de janeiro de 2019

Prezado , mas nossa gasolina possui 25 ou 27 porcento de álcool. Considerando este fato os carros mesmo a gasolina não teriam proteção ao álcool?

Avatar
Leandro 30 de janeiro de 2019

Não sou mecânico mais tenho um veículo 98 foi feito as quase todos atualizações de fabrica meu carro está muito bom do que estava a us dias pensei em modificar para flex tem no mercado um aparelho de 250,00 reais mais levei muito enconta o trabalho de engenharia do carro ele é econômico .A respeito da nossa “gasolina”atual meu carro sofre muito tenho ele a muito tempo muitas pessas foi substituída por conta do alimento da porcentagem de álcool .

Avatar
Joege Raphael 29 de janeiro de 2019

Mas com a gasolina atual que apresenta mais de 27% de etanol os danos em motores ja é visivel: desde funcionamento irregular ate desgaste prematuro de pecas!
Portanto um conversor flex mais ajuda que atrapalha.

Avatar
Fernando 29 de janeiro de 2019

Discordo. Quando estamos falando de etanol comum, estamos falando de 7% de água em sua composição. Um carro não flexível não foi projetado para isso e consequentemente vai destruir mangueiras, velas e motor.

Avatar
Fernando Soares 29 de janeiro de 2019

Discordo. Quando estamos falando de etanol comum, estamos falando de 7% de água em sua composição. Um carro não flexível não foi projetado para isso e consequentemente vai destruir mangueiras, velas e motor.

Avatar
Eric 29 de janeiro de 2019

Sim a gasolina atual já prejudica motores mais antigos (não flex) devido aos 27% de alcool. Mas no texto em questão a instalacao do chip nestes motores de nada adiantaria, pois para tais motores serem convertidos em flex o que importa não é um singelo chip. O que importa nestes motores sao materiais mais nobres que não enfurrujam dentro do motor até o escapamento devido o contato com o alcool e este milagre chip nenhum faz. Portanto fuja dos anuncios de carros ‘chipado no alcool’.

Avatar
Wanderley sena 30 de janeiro de 2019

Segundo sei a gazolina não tem etanol e sim alcool anidro.

Avatar
Eduardo 31 de janeiro de 2019

O negocio e o seguinte o povo tem que pagar e não bufa.Petobras e a maquina de fazer dinheiro do governo,ainda mesmo assim e individada.A vale uma vez também era assim sempre com divida,depois que venderam e bilionária hoje.Então ate quando existir cabide de empregos nosso combustível vai sai do coro do cidadão.

Avatar
Deixe um comentário