Corolla Cross: melhorou, mas piorou

SUV da Toyota recebeu mudanças necessárias na linha 2025, mas a marca japonesa conseguiu a proeza de deixar o carro mais ‘manco’

COROLLA CROSS 2025 TOYOTA LANÇAMENTO
Motor dois litros perdeu potência, mas aumentou o consumo de combustível (Foto: Divulgação | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 04/06/2024 às 18h02

Ao lançar o Corolla Cross 2025, a Toyota tentou se redimir dos desacertos que cometeu ao lançar esse SUV no Brasil. O mais importante foi substituir o pedalzão para o freio de estacionamento por um comando elétrico no console.

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A montadora japonesa deu até uma colher de chá e passou a oferecer a abertura elétrica do porta-malas por um sensor de pé. Mas, só para espezinhar, manteve aquele esquisito abafador lá perto do para-choque traseiro.

Uma outra curiosidade sobre o Corolla Cross 2025 diz respeito à sua mecânica. Quando uma fábrica reduz a potência de um motor, em geral há também uma redução do consumo de combustível. Pois não é que nesse novo modelo, o motor dois litros perdeu potência, mas aumentou o consumo de combustível.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

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3 Comentários
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Márcio Estevam de Paula 19 de novembro de 2024

Sendo eu proprietário de um veículo acima ano 2023, ele apresentou alguns problemas graves como segue abaixo;

O pneu de marca Dunlop equipado neste veículo, vem apresentando problemas de aderência em piso pintado em recintos fechados ou leito carroçável. Por diversas vezes ao efetuar uma determina curva na área do estacionamento no prédio onde resido, o pneu apresentou perda da sua aderência, provocando um tranco que, a meu ver poderá com o passar do tempo vir a comprometer a junta homocinética.

Estando eu viajando na Rodovia Dom Pedro I, em São Paulo, sob chuva, em uma subida e com a velocidade dentro do permitido, quando levamos um susto, pois o referido veículo apresentou uma situação atípica pois ele deu um tranco e se estabilizou de imediato. Dentro do meu pouco conhecimento, creio que o pneu perdeu a aderência do leito carroçável acionando o controle de estabilidade.

No limitador das portas existem as travas para mantê-las abertas quando veículo está estacionado em piso com desnivelamento, mas isto não funciona, pois, ao descer do

mesmo com as mãos ocupadas, como por exemplo com uma criança no colo, não se sabe se segura a porta ou segura a criança.

Trafegando com este veículo na cidade de Belo Horizonte, onde existem muitas ruas com uma topografia acidentada e,

com este veículo em ruas com uma inclinação elevada, ao acelerar a caixa de câmbio embola as marchas.

No que se refere ao piloto automático, verifiquei que quando do seu uso em longas descidas e o mesmo sendo programado para uma velocidade de 110Km, a velocidade aumenta chegando por volta de 120Km e, neste momento a caixa de câmbio entra em ação elevando o giro do motor a 5.000Rp/m ou mais, e para um veículo com uso constante em estradas, consequentemente, irá provocar um desgaste prematuro do mesmo.

Em se tratando de um veículo de alto custo e de uma marca tradicional, é de se estranhar tais anomalias. Dando seguimento às minhas reclamações, segue a minha última reclamação junto ao fabricante; Tive alguns problemas com meu veículo Corolla Cross, entrei em com vocês por diversas vezes, e dois dos problemas não foram resolvidos. No que se refere à falta de aderência do pneu Dunlop, me recomendaram ir até a autorizada, no sentido de se avaliar tal fato. Este procedimento é totalmente descabível, visto que as autorizadas não são providas de pista para testes de pneus. Sobre os problemas da multimídia, os quais são inúmeros, além de não me deram nenhuma solução do problema, foi agendado pela autorizada a minha presença nas suas dependências no dia 12 último passado, quando os seus engenheiros lá estariam e o problema da multimídia seria analisado. Estive lá na data combinada e SENTI QUE FOI TRATADO COMO UM PALHAÇO, pois fiquei 2,30hs esperando os tais engenheiros e lá eles estavam, mas não fui atendido por nenhum deles. NOS MEUS 81 ANOS DE IDADE NUNCA FUI TÃO HUMILHADO como desta vez. Deixo bem claro que o problema dos pneus é um assunto de muita relevância e que, caso venha eu sofrer algum acidente provocado pelo assunto acima, irei acioná-los judicialmente.

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Antonio de Pádua Figueiredo Gomes 4 de junho de 2024

Confesso que andei pensando em comprar um corolla cross, mas qdo li que tinha perdido potencia e aumentado o consumo fiquei desanimado. Até por que a própria Toyota foi quem pior avaliou minha Rav4 motor 2.5 4X4 ano 2014 com 100 mil km bem rodados, completa de tudo inclusive teto solar, banco elétrico. Acreditem que quiseram dar 65.000 reais pelo meu carro super conservado e se eu tivesse aceitado no dia seguinte ele estaria sendo vendido na mesma loja na faixa de 90.000 reais . Diga-se de passagem que esse meu carro faz na estrada 12,5 km por litro de gasolina a 120 km com ar ligado, 2 pessoas e 2 malas. Consumo próximo do atual Corolla Cross de 181.000 reais. Cuidado TOYOTA.

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Georges 5 de junho de 2024

Afinal, diminuíram a potência que resultou em maior consumo com qual propósito? O motor estava rodando forçado?

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