Correia dentada banhada a óleo: GM ‘resolve’ questão

Componente se tornou ponto de polêmica entre os usuários e proprietários de alguns carros da Chevrolet, mas marca resolveu tranquilizá-los

CORREIA BANHADA A ÓLEO GM
Durabilidade não era a prometida, então GM teve que criar novo protocolo (Foto: Continental | Reprodução)
Por Boris Feldman
Publicado em 03/12/2024 às 07h00
Atualizado em 04/12/2024 às 13h24

Os Chevrolet Onix, Tracker e Montana são equipados com um motor de três cilindros: um litro ou 1.2. O seu comando de válvulas é acionado por uma correia dentada banhada a óleo, que tem durabilidade prevista de 240 mil km, e é muito superior em relação a outros fabricantes.

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Mas os donos desses carros reclamavam que a peça não chegava a essa quilometragem e dava problema bem antes. Por isso, a fábrica resolveu dar uma garantia específica para essas correias sem limitação de tempo.

Porém, para que validar esse benefício, é exigido que o carro seja submetido ao plano de manutenção da fábrica. Isso foi estabelecido, pois a GM alegava que a correia não tinha a durabilidade prevista porque ela é banhada a óleo e não se pode colocar outro lubrificante, exceto o recomendado pelo manual do proprietário.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
50 Comentários
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Fulano 4 de dezembro de 2024

Por isso prefiro meu Marea turbo, não tem essas frescuras.. Esse aguenta o tranco.

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Roberto Rocha 4 de dezembro de 2024

Agora sim, ao invés de pagar 30 reais o litro de óleo paga 100, além dos outros penduricalhos que a concessionária vende por 20 vezes o valor de mercado, só pra manter a garantia da correia..
É piada?

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Wesley 4 de dezembro de 2024

O óleo correto pra esse motor não é 30 reais, é 70 reais o litro. Vc tem que andar de gol bolinha…

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Márcio Santos 4 de dezembro de 2024

Pessoal,bom dia,pelo q vejo falar, inclusive de mecânicos,esse sistema, além de não ser confiável, é muito caro, porém a culpa disso tudo é o próprio consumidor brasileiro,eu sei q sempre vai ter prós e contras,mas,o brasil não é um país de primeiro mundo onde todos ou a maioria pode ter um carrão,na verdade muitos entram numa dívida q não pode pagar pra ter um carro desses e muitas vezes não conseguem manter nem o básico de manutenção em dia,imaginem na concessionária,eu particularmente tava nos planos de comprar um Onix ou uma Montana,porém já desisti pq já pago demais por pouco,então minha gente,enquanto uma grande quantidade de pessoas estiverem comprando mercadorias desse tipo,os fabricantes vai entender q tá TD bem e continuar fabricando…

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Evandro Nunes 4 de dezembro de 2024

Concordo! Na China o ONIX de 3 cilindros foi descontinuado por que não foi aceito pelos consumidores, e tiveram que voltar com o COBALT 4 cilindros. Se o Brasileiro fosse exigente, não haveria mercado para esses carros que são caros e de qualidade duvidosa, além de forçar a queda de preços.
Se o produto encalhar, logo as montadoras baixam o preço para eliminar os estoques.

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Alexandre 4 de dezembro de 2024

A GM e outras marcas constataram que o Brasileiro tem disfunção cerebral !!! Já que um povo compra um carro 1.0 por 60 ou 70 mil financiado!! Por que não compraria ele com uma borracha banhada a óleo dentro do motor🤣🤣🤣🤣🤣🤣 e triste! Mas temos que dar risada mesmo!!

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Walmir Gouvea 4 de dezembro de 2024

Quer dizer a GM vai te amarrar com manutenção caríssima na concessionária dependendo do uso por anos, isso é que é ser esperto. Fazer correção da caça nem pensar.

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Luis Carlos 4 de dezembro de 2024

Às vezes tenho minhas dúvidas se o problema está realmente na correia ou no próprio óleo desenvolvido pela GM.
Eu tive dois Ford Ka, rodei quase 100.000 Km com ambos e nunca tive problemas.
E o material empregado na construção das correias não é diferente. Vejamos:
Inserção de resistência (K-glass/Híbrido)
Corpo composto (HNBR, carregado com fibra)
Tecido de revestimento do dente (PA66+aramida, aramida total) + revestimento de PTFE.
Ou seja, alguma coisa está errada, fato, mas talvez não seja a correia.

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Jesaias 4 de dezembro de 2024

Nunca vê óleo conbina com borracha, só a Chevrolet que criou uma correia que se você colocou ate na autorizada continua com problema, não conselho nem uma pessoa a compra estes carros com este tipo de correia.

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Marcelo 4 de dezembro de 2024

Não compro nem pela metade do preço, c tá doido

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Jesaias 4 de dezembro de 2024

Nunca

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Fábio Cassana 4 de dezembro de 2024

Sério tenho fox 1.0 3cil 180 mil km só óleo filtro vela uma que outra bobina ignição correia dentada a cada 50 mil e uma que outra descarbonização. Até hoje não precisei mexer em embreagem e nem suspensão. Volkswagen né vou falar ok!!!

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Sérgio Barth 4 de dezembro de 2024

Por isso que gosto tanto das correntes! Desde meu 2º carro, um gol cht, eu vi que não tem algo tão confiável! A corrente fica banhada no óleo não pegando sujeira da área externa e sendo mais difícil de partir. E graças à Deus hoje tenho um etios 2019, feio porém sem dores de cabeça e preocupações em viagens longas.

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Ailton Alencar 4 de dezembro de 2024

A Chevrolet deveria ter engenheiros competentes a ponto de entender que o certo é usar corrente de comando, e não correia. Por isso eu recomendo que antes de comprar um automóvel verifiquem se ele usa corrente ou correia. Pois o corola por exemplo usa corrente e a vida útil dessa corrente é igual a do próprio motor. Vejamos um exemplo disso: as motos usam corrente de comando e chegam a rodar um milhão de quilômetros sem precisar substituir essa peça. Então basta os futuros compradores passar a comprar apenas carros com corrente de comando. E as assim os engenheiros vão aprender a serem mais competentes e profissionais.

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Jhony Erick 4 de dezembro de 2024

Meu Deus, a GM ainda insiste no erro de engenharia ao invés de corrigir e colocar uma corrente. Insistem em um erro de engenharia a correia não aguenta a temperatura do óleo que chega a 105° em funcionamento. Por isso desde a existência dos carros nunca colocaram uma correia de borracha pra dentro do motor.(Por isso ela sempre foi do lado de fora).

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Luis Carlos 4 de dezembro de 2024

Mas a correia que fica submersa não simplesmente uma correia de borracha.
Tem mais componentes, como:
Inserção de resistência (K-glass/Híbrido)
Corpo composto (HNBR, carregado com fibra)
Tecido de revestimento do dente (PA66+aramida, aramida
total) + revestimento de PTFE.
Ou seja, o problema nao está na correia em si.

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Flávio Rogério de Oliveira 4 de dezembro de 2024

Carro no Brasil é muito caro devido aos impostos e consequentemente sua manutenção, as montadora deviam pensar melhor em colocar peças mais duráveis para uma boa aceitação do seu produto no mercado, quem vai comprar carro com manutenção cara? Só se estiver rasgando dinheiro.

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Jorge 4 de dezembro de 2024

Balela. O meu onix com 59 mil já deu problema mesmo fazendo todas as revisões na concessionária .

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Clayton 4 de dezembro de 2024

Tão boa essa solução que oficinas estão já recebendo as novas Ranger com motor estourado por quebra de correia.

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Thales 4 de dezembro de 2024

Compre e seja feliz!daqui a pouco vc vai la na concessionária e dá ele de graça lá e pega outro kkkkkk carro complicado da porra é muita reclamação

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Everton Silva 3 de dezembro de 2024

Sabe o que é mais engraçado, falam só do Onix, sendo que Montana e Tracker usam o mesmo sistema, e não vejo esses carros dando problemas!

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Victor Hugo 3 de dezembro de 2024

Porque os donos cuidam melhor?
Tenho Ka 3 cilindros com correia banhada a óleo.
90 mil km sem dar nenhum problema. Mas nunca troquei o óleo por aí em qualquer lugar…

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Marcelo 4 de dezembro de 2024

Meu Ford Ka também é banhada em óleo. Troquei com 140 mil km depois de ver comentários na Internet. Porém a correia estava ainda nova. Porém sempre troquei óleo pelo Motorcraft que é o recomendado pela Ford

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Marcelo 4 de dezembro de 2024

Mas concordo que corrente ou correia para fora do motor fica mais barato a manutenção. No Ka paguei 1000 reais de mão de obra e a correia banhada oleo também não é muito barata.

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Maluhy 3 de dezembro de 2024

Logo isso vai ser águas passadas,o consumidor vai “matar” essa configuração….

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Flávio 3 de dezembro de 2024

Prefiro meu Peugeot com 240mil km.
Pneu, Freios, vela e marcha

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Flávio 3 de dezembro de 2024

Prefiro meu Peugeot. 240.000km e só pneu, pastilha, vela e marcha.

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Americo Ferreira 4 de dezembro de 2024

Por isso não troco conforto por essas porcarias de tecnologia ,,esses engenheiros de hoje formado em engenho de pinga do da nisso,tentam inventar depois quem paga E6 o consumidor ,,por isso vivo viajo e curto meu OPALAO carburado vela bobina ,,e o mais ainda atrai olhares

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José Nailton 4 de dezembro de 2024

O mundo vive em eterna mudança, tudo hoje é feito para durar até a garantia.

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Edmilson Tavares dos Santos 3 de dezembro de 2024

Tive um UP ,hj tenho um Fox,Por isso…que só tenho carro da Volkswagen.. não tem melhor.

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Cristiano Costa 3 de dezembro de 2024

A GM está tentando se queimar com força. É muita inocência achar que obrigar o cliente a fazer todas revisões na ccs… E depois esquecer que nem em todos locais tem concessionárias, nem sempre a concessionária terá o óleo igualmente esquecer totalmente que aqui temos gasolinas horríveis que contaminam o óleo. Tudo errado

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Heitor 3 de dezembro de 2024

Carro do meu amigo com 40 mil km já deu ruim uma porcaria de carro

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Gildasio 3 de dezembro de 2024

Exatamente isso….e mesmo que vc tenha recursos para tal, quando fizer a conta no final vc já pagou quase um carro novo. Me poupe GM.

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Willian 3 de dezembro de 2024

Por isso como mecânico pra amigos eu recomendo sair fora de toda marca nacional.
Infelizmente só porcaria hoje.
Negócio é Toyota, Honda, hildae quem sabe eles aprendem retirar fire, família 1 e 2 pra botar essas porcarias e caro hein.

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Victor Hugo 3 de dezembro de 2024

Ué mas aí Toyota e Hyundai dão garantia de 5 anos e vc tem que trocar óleo na concessionária senão a garantia já era então qual a diferença? Honda são 3 anos, menor no tempo mas igualmente, trocas de óleo na concessionária…

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José Airton 3 de dezembro de 2024

GM não é todo cliente que tem condições de fazer manutenção na autorizada!

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Jeferson 3 de dezembro de 2024

Se não tem condições de fazer revisão na concessionária é melhor nem comprar carro. Revisões são o mínimo a se fazer. Quer garantia trocando óleo no posto de combustível mais barato da cidade?

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Victor Hugo 3 de dezembro de 2024

Pois é mas cliente Hyundai Toyota e Honda também só trocam óleo na concessionária pelos 3 a 5 anos de garantia…

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Antonio Pereira 3 de dezembro de 2024

A GM se superou: 3 cilindros, correia banhada a óleo e não contente, agora injeção direta com garantia extendida só se tiver revisão em concessionária para sempre. Esses carros já não valem nada e já não valem nada, muita concessionária nem pega de entrada.
Boa sorte aos corajosos!

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Victor Hugo 3 de dezembro de 2024

Mas Hyundai e Toyota não são assim? Decerto não quebram porque a revisão é por 5 anos na concessionária…

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Andre Rocha 3 de dezembro de 2024

Isso aí! Ou seja, eu te dou a garantia desde que suas manutenções (todas) sejam feitas dentro de nossas concessionárias, garantindo que o óleo correto seja utilizado. Caso contrário, adeus garantia! Certíssima!

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Sérgio 3 de dezembro de 2024

A Hyundai, que usa corrente de comando, recomenda a troca a cada 200.000KM ou 6-7 anos. A Ford, que usava sistema igual o da GM, abandonou a correia banhada a óleo porque cansou de se aborrecer com problemas recorrentes. Mas a GM garante que o sistema funciona se você fizer as revisões corretamente. Daí você pega os proprietários que tem TODAS as revisões em dia dentro de CSS e tiveram problemas de correia desmanchada e motor travado com menos de 120.000KM e a Chevrolet dando de ombro. Confia!

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Fabiano 3 de dezembro de 2024

Tenho um amigo taxista e a tracker dele tem 240.000 km e está zerada de motor!
Trocou a correia e ela estava zerada! Muito estranho tanta gente falar mal….

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Victor Hugo 3 de dezembro de 2024

A Ford não abandonou. Parou de fabricar carros de entrada. Mas os Ka e Fiesta e Ecosport estão aí usando correia dentada e não vejo ninguém reclamar dela igual dono de Onix…

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Jeferson 3 de dezembro de 2024

Até a Ranger na versão Black usa correia banhada, para de falar o que não sabe. Só dá problema pra dono relaxado que usa óleo semissintético do mais barato em posto de combustível.

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Antonio Pereira 3 de dezembro de 2024

A GM se superou: 3 cilindros, correia banhada a óleo e não contente, agora injeção direta com garantia extendida só se tiver revisão em concessionária para sempre.
Esses carros já não valem nada e já tem loja e concessionária que nem pega na troca, imagem agora?

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E ainda,você já viu o estepe desses da Chevrolet? É um pneu de moto? Affffffff 3 de dezembro de 2024

Afff

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HAF 3 de dezembro de 2024

Dentro das próprias CSS GM, nas revisões oficiais…usam óleos diferentes… e aí? A Gm Brasil vai ter que REQUALIFICAR TODOS os mecânicos e fiscalizar todos os óleos utilizados em todas as CSS em território nacional para poder oferecer esta garantia?… Será? Sei não dona GM… mais barato trocas as correias por CORRENTE no recall! Sai mais barato e menos dor de cabeça pra todos e mais CONFIANÇA para os Clientes da Marca. Pois a imagens de correia dentada já esta manchada, não pela GM, mas em todas as outras marcas que usam motores com comando de vávulas sincronizados com correia dentada, seja banhada a óleo ou a seco. Espero que compreendsam meu comentário, gosto da Gm, mas atualmente as pessoas estão mais sábias ao comprar um veículo seja novo ou usado, e quem já teve veiculo de qualquer marca com motor que correia, torce o nariz, é um perigo desnecessário e uma preocupação a menos usar corrente no comando de vávulas. Abraço a todos.

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José Luiz Madureira 3 de dezembro de 2024

Foi como teve nos comentario,a GM deu foi um tiro no seu proprio pé,e quem adquiriu um carro esta tecnologia caro ainda mais ficar dependendo de concessionaria para revisões que são caras!!

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Luiz Gama 4 de dezembro de 2024

Exatamente isso, notei quando o meu ka estava na garantia, eles não faziam a troca do óleo indicado, no manual, e não aceitavam a sugestão de você comprar o óleo e levar, acabou a garantia comecei a comprar óleo motorcraft original em um revendedor for de confiança e só troco em oficina independente de confiança, notei uma diferença gritante na suavidade do funcionamento do motor, inclusive a própria Ford já mudou a especificação do óleo para uma mais aprimorada

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