Os 5 carros com correias dentadas mais difíceis de serem trocadas
Confira alguns modelos que dão um trabalhão e custam caro para fazer a substituição de uma peça fundamental do motor
Confira alguns modelos que dão um trabalhão e custam caro para fazer a substituição de uma peça fundamental do motor
A troca da correia dentada do motor parece ser um serviço relativamente simples. E o é na maioria esmagadora dos veículos. Mas existem carros em que o pessoal da engenharia resolveu complicar.
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São modelos de automóveis e picapes que ficaram famosos por terem as piores trocas de correia do mercado. A substituição da peça às vezes demanda tanto trabalho ou ferramental específico que até parece que os projetistas esqueceram do componente na hora de bolar o veículo.
Veja agora as piores trocas de correias do mercado automotivo.
Antes de mais nada, vamos reforçar a importância da correia dentada e de sua troca. De forma bem resumida, a peça conecta o eixo-comando ao virabrequim, realizando a abertura e o fechamento das válvulas.
Se a correia dentada arrebentar, haverá o choque dos pistões com as válvulas, o que vai danificar os componentes e fazer o motor parar de funcionar. Neste caso, o carro deve ser encaminhado para uma oficina mecânica, mas se prepare que o conserto não é barato.
Por isso, é importante a cada revisão verificar o estado das correias – apesar de as trocas geralmente serem recomendadas a cada 40 mil km ou 50 mil km, conforme o veículo. Também fique atento a sinais de que a peça possa estar desgastada.
Observe se a correia apresenta ranhuras. Além disso, ouvido atento a barulhos estranhos, agudos e ritmados quando o motor está ligado e o carro parado.
Caso positivo, é hora de substituí-la. Só que alguns carros conseguem fazer da troca da correia dentada uma dor de cabeça a mais para donos e mecânicos.
O requintado e confortável sedã erra a mão justamente nesta questão. O A6 tem uma das piores trocas de correia do mercado porque simplesmente é preciso desmontar a frente do modelo.
É que no Audi A6, as opções V6 e V8 tiveram o motor posicionado muito próximo do suporte do radiador. Isso impede o acesso direto à correia dentada pelo cofre.
Aí começa a novela neste carro com uma das piores trocas de correia dentada. Depois de desmontar o para-choque e a grade, o mecânico ainda precisa esvaziar o radiador, antes de desconectá-lo do motor.
Na sequência, é necessário separar o suporte do para-choque das longarinas. Só assim o coitado do reparador consegue fazer a troca da bendita correia dentada do A6 – e dos A4 e A8 contemporâneos com motores V6 e V8. Sem esquecer que, feito o serviço, o profissional tem de montar tudo de novo.
Se existisse uma novela sobre as piores trocas de correia do mercado ela seria britânica e teria aqueles capítulos arrastados. Isso porque o Discovery de quarta geração padece também de um cofre do motor apertado.
É tão difícil acessar a correia dentada que é preciso separar a carroceria do chassi. Isso mesmo que você leu.
Em nome da rigidez torcional, o SUV foi projetado sobre um monobloco ligado a um chassi do tipo escada, o que possibilita fazer essa separação. Só que o Discovery é cheio de tecnologia embarcada.
Então, depois de trocar a correia dentada e unir novamente chassi e carroceria, ainda será preciso reprogramar todos os módulos do carro.
Aqui o drama não é nem a troca, mas a posição da correia dentada na picape média. São varios os relatos de rompimento precoce da peça na Amarok porque ela acumula sujeira demais.
Desta forma, segundo os relatos de mecânicos e donos do modelo, a correia dentada acumula poeira e resseca rapidamente. A VW criou até um aspirador especial para a rede fazer a limpeza no componente a cada revisão nas concessionárias.
Mais uma picape entre os carros com as piores trocas de correia que se tem notícia. Isso porque a bomba de combustível atrás do cabeçote e colada ao painel corta-fogo limitou o espaço no cofre do motor.
A correia foi jogada para escanteio e a solução é igual à relatada no Discovery. Isso aí, a oficina tem de separar a cabine do chassi para fazer a substituição.
Pensou que não fosse ter a troca de correia do Marea, famosa por ser uma das piores do mercado há décadas? O sedã ganhou fama de bomba até injustamente, mas a substituição da peça faz qualquer mecânico explodir de irritação – e o dono explodir o cheque especial.
Para realizar a troca no sedã da Fiat o abençoado precisa desprender o motor dos coxins. Depois, deslocar o bloco junto com a caixa de marchas. Só deste jeito consegue-se abrir espaço para o mecânico trocar a correia e mexer nas polias.
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Tenho lido muitas reportagens sobre carros e fico surpreso com o despreparo de quem está comentando.
Só para exemplificar, se um carro dá problema por falta de manutenção, ou manutenção errada, o problema não é do corra. Outro detalhe, quem compra um Land Rover sabe que a manutenção é cara assim como é o veículo, e não tá preocupado com isso.
Acho que deveriam criticar veículos que custam R$ 150.000,00 e é montado, e mal montado, com plástico seco. Já saem da concessionária parecendo uma escola de samba. Para essa categoria de carro não tem opção, nenhuma com acabamento emborrachado.
Tanto carro melhor no mercado e os caras conseguem gastar um monte de dinheiro comprando essas bombas? Tirando a bomba campeão que é o Marea, os demais custam uma grana alta, e mesmo assim tem cara comprando, tem que continuar gastando um monte na manutenção depois também. Antes de comprar qualquer veículo, faça um estudo do histórico do mesmo que com certeza não iriam comprar nenhum destes aí.
Correia banhada a oleo… tive uma s10 high country 2017, motor xld28, diesel, duramaxx. Correia banhada a oleo. Rodei so 225 mil km antes de trocar de carro. Nunca deu problema. Manual manda trocar a correia com 240 mil km. Agora, se nao usar o bendito oleo dexos 2 nesses motores gm, a correia derrete. Mas pensa em um carro popular tipo onix, por um oleo de 60 pila o litro, peo cara q roda muito, muita gente acha caro e ai poe oleo da msm viscosidade mas de outra spec, mais barato. Ai começam os problemas.
na reportagem, menciona a Frontier 2002 e 2008 as demais, corrente.
Na realidade esses anos, a Frontier é motor MWM com engrenagem, não tem correia.
Bom dia, não sou mecânico mas tem veículos que não tem que estar nesta lista, agora estes veículos Correia dentada molhada no óleo e uma lástima quem inventou isto ai estava de mal com a vida, pq se arrebenta quebra o cidadão, e como diz o amigo ai no comentário acima tô fora, destes veículos que possuem este tipo de correia dentada banhada no óleo.kkkk
Mas no caso dos veículos com correia banhada no óleo, a culpa é dos próprios proprietários que utilizam o óleo incorreto.
Tive dois Ford Ka, rodei quase 100 mil km com ambos e nunca tive problemas. Sempre usando o óleo recomendado no Manual.
A Frontier usa corrente e não correia, e não precisa separar a cabine para a sua troca.
A Amarok tem troca simples, não tem nada de complicado.
Verdade, parece que fazem a matéria só para engajamento.
Nada haver essa matéria, não conhece absolutamente NADA…. A pior correia para trocar são as banhadas a óleo, porque tem que desmontar o motor, fica dentro do motor, entenderam? Amarok é fácil, porque está nessa lista?
Correia dentada da Amarok aqui na oficina troco muito rápido, praticamente mesmo tempo da troca de uma s10 2.8 ou menos.
Muito boa a reportagem; depois de condenarem a CBO do Ônix e Tracker, enfim os carros que tem essa Correia porém a troca com 240 mil KM. IMAGINA ter um desses dessa reportagem as trocas muito mias vezes e o preço disso com mão de obra deve ser uma paulada, Leandro ver, Audi e não justifica o preço,, já fazem isso pra ferrar o cara; ele vai ter que trazer na concessionária porque os outros mecânicos não tem as ferramentas e os scanners pra reprogramar o carro TÔ FORA, NEM MILIONÁRIO AGUENTA que dirá nós POBRES MORTAIS. KKKKK
Mas isso deve mudar, os CHINESES têm a fórmula mágica de mudar isso pra melhor. Por isso perseguem eles. Como od EUA
Todos correia banhado à oleo é que realmente custam muito caro trocar, o Onix é o campeão! Não é atoa que estão boiando nas revendas sem o povo querer..
É mentira que precisa soltar os coxins pra trocar correia dentada do marea, se o mecânico for experto troca em 1hora sem grande esforço
A 2.4 e a 2.0 fivetech realmente tem soltar os coxins e usar um jacaré pra segurar o motor e inclinar. Nada complicado de fazer, mas mecânico acha que tem que ser fácil igual a de Chevette. Marea turbo tem espaço pra trocar a correia sem deslocar o motor, assim como as 4 cilindros
Existem engenheiros de verdade, e “engenheiros” de diploma comprado.
Certamente não foram os de verdade que projetaram esse tipo de m… .
A frontier usa corrente. Informação incorreta
Esta na foto do texto, modelos de 2002 a 2008.
O autor da reportagem corrigiu isso depois que eu coloquei o comentário, antes não especificava o ano e a foto era uma frontier nova. Já consertei inúmeras reportagens desse site através de comentários e eles nem agradecem ou reconhecem.
Nesses anos é engrenagem. É o MWM 2.8.
A frontier atual usa corrente. Informação falsa.