Correia banhada a óleo: GM propõe solução

Montadora faz ação para recompensar seus clientes com reativação da garantia dos 240 mil quilômetros de seus Onix

Montagem foto do prédio da GM ao fundo correia dentada banhada a óleo, na frente dos elementos carro Onix 2020 branco em destaque.
Casos de correia dentada banhada a óleo se rompendo estão cada vez mais recorrentes (Fotomontagem: Gabriel Fernandes)
Por Boris Feldman
Publicado em 30/04/2025 às 07h00
  • O Chevrolet Onix tem uma correia dentada banhada a óleo que deve durar 240 mil quilômetros. Mas, o problema é que muitas estão se rompendo antes disso e a fábrica descobriu um provável motivo para isso.

VEJA TAMBÉM:

A razão para essas ocorrências é que a maioria dos proprietários não usa o óleo do motor recomendado e aí a correia rompe mesmo. Como esse problema está prejudicando a imagem do carro, a GM decidiu tomar algumas medidas.

A marca chamou todos os proprietários de Onix produzidos desde 2020 para levar o carro até a concessionária para que a correia seja examinada. Se ela estiver legal, a oficina troca o óleo e o filtro, cobrando R$ 660.

A partir disso, a correia passa a ter garantia até 240 mil quilômetros desde que o carro seja levado para as revisões lá na concessionária. Se a correia não estiver legal, ela é trocada por uma nova por apenas R$ 700 e com as revisões na concessionária, a garantia da correia também é confirmada até 240 mil quilômetros. Uma bela sacada da fábrica.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Adalberto Queiroz 30 de abril de 2025

Até Parece, a Chevrolet ja perdeu a confiança do consumidor, infelismente, comprei um Onix zero para minha, graças a deus o meu não deu problema, mas conheço muita gente que mesmo fazendo todas as revisões na própria concessionaria, que não é barato, tiveram esse problema, em um pais sério, e marca já tinha sido obrigada a trocar todos os motores de todos os carros danificados, isso seria a coisa justa, já que o consumidor acreditou na marca, isso acontece com Onix, traker, montana, e parece que que com outro carro da marca também, isso é um absurdo, um pessoa trabalha, junta um dinheirinho, se compromete com parcelas, com o risco e ainda tem isso ficar refém da marca mais 240 mil km, primeiro, acho que essa porcaria não chega nem a 100000km, venhamos e convenhamos essa proposta que eles fizeram é apenas para vc ficar fiel (refém) da marca por mais tempo, meu deus, tenham compaixão com as pessoas que trabalham com uber e com 30, 40000 tiveram que enfrentar essa bronca e ainda pagando a parcela do carro, tiveram que desembolsar 25.000, infelizmente não acredito mais em vocês, nunca mais compro um carro da chevrolet

Avatar
Rodolfo 30 de abril de 2025

Não tenho confiança nesse novo Onix pelos seguintes motivos:
1º Foi projetado na China ao invés de aqui no Brasil;
2º Tiveram dois Onix que pegaram fogo logo no seu lançamento em 2019 no Brasil;
3º Correia dentada banhada em óleo tem o custo de troca da mesma muito oneroso em relação a correia dentada externa (seca);
4º O Brasil tem muito posto de combustível que adultera a gasolina e o etanol, logo esses combustíveis adulterados podem prejudicar a correia dentada banhada em óleo, salvo melhor juízo;
5º O valor da troca de óleo nas Concessionárias Chevrolet é muito caro em relação o mercado. Eu mesmo troco óleo do meu Onix 1.4-L, 8 válvulas e 4 cilindros, no Posto de Troca de Óleo da Mobil. A útima troca o litro do óleo Molil Super 0W-20 – Siintético – API SP saiu por R$ 75,00 o litro.

Avatar
Rodolfo 30 de abril de 2025

Em complemento o referido óleo Mobil é Dexos 1 Geração 3, a gasolina é batizada por solventes e metanol e o etanol é batizado por água e metanol.

Avatar
roni 30 de abril de 2025

vc nao sabe nem o que fala , se vc for pensar assim com esse pensamento pequeno vai andar ape ,no brasil tem poucas fabrica de carro , onix vem perdendo espaco por que o brasileiro nao tem conhecimento e sao pao duro que nao fazem a troca de oleo direito

Avatar
Rodolfo 30 de abril de 2025

Vejo que quem não sebe o que fala é você!
Se fosse projetado nos EUA ou na Europa eu dava crédito.

Avatar
Tiburtino Lacerda 30 de abril de 2025

Tenho o hábito de achar extremamente barato, tudo aquilo que NUNCA utilizarei. Essa troca de óleo e filtro do óleo, por 660 reais, por exemplo, está DE GRAÇA!Se o consumidor parar completamente de comprar carros com correia banhada a óleo, o fabricante deixará de produzir essa bomba!

Avatar
Flávio 30 de abril de 2025

Não acho que resolverá o problema.
Hoje, o mercado tem muitas opções….
Será que esse tipo de carro é uma opção atraente?
“O carro tem defeito de fábrica no motor, mas se der problema eu conserto”

Avatar
Deixe um comentário